Executando verificação de segurança...
11

Como um projeto está afundando minha carreira

Sou desenvolvedora sênior há algum tempo, sempre trabalhando em software houses. Já trabalhei em projetos impossíveis de serem resolvidos devido às famosas arquiteturas overengineering. Também já trabalhei em projetos simples e bem planejados. Sempre considerei isso o padrão de uma software house sempre no 8/80.

No entanto, recentemente estou trabalhando em um projeto que está me afundando como desenvolvedora.

Como assim me afundando?

Como desenvolvedora, sempre tentei me aprimorar e entregar tudo com a maior proficiência possível. Mas, com projetos assim, uma tarefa de 2 horas pode se transformar em semanas devido à complexidade das escolhas de arquitetura ou das tecnologias usadas. E cada vez que isso acontece, me sinto mais e mais ineficiente como programadora, chegando a questionar se essa carreira, mesmo depois de anos, é para mim.

O que torna esse projeto tão difícil?

Como mencionei, já tive experiência com projetos que foram desenvolvidos para serem "bazucas" quando o objetivo era matar formiguinhas, inclusive em plataformas LMS, que é exatamente o que este projeto se propõe a ser, mas nada como esse.

Atualmente, temos várias aplicações usando frameworks já depreciados, além de uma péssima escolha de banco de dados não-relacional para algo que definitivamente deveria ser relacional. Isso torna extremamente difícil o fato de algo simples se transformar em algo complexo, muitas vezes tendo que usar loops infinitos.

Além disso, a plataforma, no estado atual, é extremamente lenta, tanto para o desenvolvimento quanto para o uso dos usuários. Sempre pensei que a solução para um projeto que chega a bater nos próprios desenvolvedores, seria apagar tudo e começar do zero. No entanto, manter dois projetos para mais de 3mil usuarios e em 3 paises, é algo extremamente caro e compreensível que não seja a melhor opção.

Também não temos um PO eficiente e tudo que tenho sempre são mensagens que nem se quer são tasks e uma falta de organização que dificulta ainda mais a parte de só desenvolver. Atualmente a equipe desse projeto "gigante", se resume em 2 devs e uma pessoa para gerar os conteúdos, e um head de tecnologia que não exclusivamente fica somente nesse projeto.

Eu não sei qual seria a melhor solução para esse tipo de coisa, alguém já passou por isso e conseguiu resolver?

Porque a opção de sair da empresa onde trabalho, por pura saúde mental, é uma das primeiras que considero.

Carregando publicação patrocinada...
6

Já tentou ser transparente com seu cliente/PO, e expor esse cenário? Entendo profundamente essa postura de excelência e proficiência, de entregar o resultado a "qualquer custo". Eu entendo porque muitas vezes eu sou essa pessoa.

Existe aquele desafio que nos faz crescer como profissional, que nos faz romper barreiras, encontrar a abordagem e as ferramentas certas para resolver o problema, e no final, ficamos satisfeitos com o resultado, apesar de todos os desafios da jornada. Mas também existe aquele desafio que foi estabelecido de forma atrapalhada, mal estruturada, propostos através do uso ferramentas inadequadas.

É mais ou menos como tentar trocar a roda de uma bike usando um alicate. Talvez você até consiga, mas isso vai te desgastar, e o resultado estará longe do esperado. Às vezes, dizer ao "dono da bike" que as ferramentas propostas para o trabalho não são adequadas, é o melhor a se fazer, pois afinal, quem precisa da "bike" é ele.

Transparência é algo que sempre funcionou comigo, e todas as vezes que não funcionou, ficou claro que a outra parte não estava interessada em construir valor, e sim, que alguém fizesse o trabalho de qualquer jeito. E se tem uma coisa que eu não faço, é um trabalho de qualquer jeito. Quando a transparência funciona, as alternativas começam a aparecer, e a partir disso, os problemas começam (lentamente) a se dissolver.

Desculpa a analogia "boba" da bike, foi a coisa mais simples e objetiva que encontrei no momento hahaha! Espero que você consiga evoluir no seu caso, e qualquer coisa, estamos por aí!

4

uma forma mais sóbria de encarar a situação é pensando no que ocorreria caso tu já tivesse traçado um plano pra resolver o problema da dificuldade no desenvolvimento: a empresa te daria espaço pra trabalhar nessa solução?

e atualmente, o pessoal da gerencia/gestao/liderança entende as tuas dificuldades?

eu já trabalhei em projetos que estavam muito, muito na lama. mas era algo que estava claro pra todo o time, então a cobrança era maneirada através desse filtro ("na situação atual, quanto vai demorar pra entregar essa tarefa?")

talvez antes da solução técnica, tu possa tentar trabalhar nesse ângulo de comunicar pra quem não tá com a mão na massa essas dificuldades que tu tá passando.

boa sorte!

4

Melhor momento para buscar novas oportunidades, é quando estamos empregados. Não perde tempo não, atualize seu currículo e comece a distribuir. Chama Tech recruiters no Linkedin e etc. Boa sorte! 🤞

2

Procura outra empresa, as vezes vai mudar e continuar com os mesmos problemas ou até piores, mas pode achar uma vaga e agregue valor a sua carreira, estou a 7anos a mesma empresa, já tivemos em situação parecida, mas hoje a empresa amadureceu muito.

2

relatos como esse me levam a nao querer "progredir" como dev.
não digo no fato de almejar melhores salarios e funções. Digo no sentido de ser "responsavel" por uma demanda tao grande ou que impacte muitos clientes e a(s) propria(s) empresa(s).

atualmente estou em um trabalho home office que me agrada, não trabalho muito, não tenho cobranças absurdas, pouco extresse. salario me agrada (apesar de que se eu falar o valor vao me dizer que é baixo kkkk).

em compensação vejo outras pessoas arrancando os cabelos e perdendo sono pra resolver os problemas do negocio e do produto. eu vejo isso e penso: será que vale a pena ganhar 10x mais o que eu ganho e perder toda essa "tranquilidade" que eu tenho?
não faz sentido pra mim. e vendo esse seu post, so reforça essa minha mentalidade.

anos atras ja pensei em crescer e ganhar rios de dinheiro, ser responsavel por uma empresa e tal, mas a experiencia vai abrindo os olhos da pessoa, preferi "largar" essa ideia e focar em algo mais tranquilo, sem almejar os céus.

1

Ai vai depender muito de como é a sua comunicação dentro da empresa, acredito que pela sua aflição e como detalhou a situação tendo apenas dois devs não teria entao um lider tecnico para ouvir ou lidar com essa situação, caso tenha acredito que você possa se fazer ouvir abrindo mesmo seu coração e expondo todas as dificuldades e pondo em pauta todo seu expertise e o porque voce sentiu a necessidade de expor isso. A depender da situação isso oode gerar algum benefício nessa situação e você conseguur levar esse problema para um outro caminho mais fácil,porem eu não estou trabalhando na empresa e não sei ate que ponto isso realmente seria valido cabe a você decidir. Outra opção seria sair dessa situação ai so você pode encontrar a melhor saída baseado nas opiniões. Boa sorte e sucesso

1

Olha ja passei por algo parecido, estava como lider tecnico em um low-code com uma tropa de 10 estagiarios para fazer um fantasy game de futebol. No inicio ja estava com um cheiro que nao ia dar certo. Ai o dono da consultoria me colocou na frente dos socios do projeto e largou "Olha a responsabilidade do sucesso desse projeto e desse malandro".
No dia seguinte falei com ele falei que nao tava rolando, o projeto nao ia sair, ai ele tava jogando mais e mais devs pra mim pra dar certo.

Nao apertei o PO esse foi um erro, devia ter falado com ela tambem que eu sentia que nao ia dar certo.

Mas, no final nada mudava feijoada, decidi sair e foi a melhor decisao que fiz, no final o projeto nao deu certo e todo mundo que estava no projeto foi demitido.

Entao aponte para os envolvidos os problemas e se nada mudar pense em vc mudar.

espero ter ajudado.

1

Provavelmente você já deve saber a resposta mas apenas quer uma confirmação, recomendo descanso, e se existe possibilidade de continuar com novos critérios, conversar com a equipe e levar o problema aos superiores. Caso não surta efeito recomeçar em um local diferente.