Como um projeto está afundando minha carreira
Sou desenvolvedora sênior há algum tempo, sempre trabalhando em software houses. Já trabalhei em projetos impossíveis de serem resolvidos devido às famosas arquiteturas overengineering. Também já trabalhei em projetos simples e bem planejados. Sempre considerei isso o padrão de uma software house sempre no 8/80.
No entanto, recentemente estou trabalhando em um projeto que está me afundando como desenvolvedora.
Como assim me afundando?
Como desenvolvedora, sempre tentei me aprimorar e entregar tudo com a maior proficiência possível. Mas, com projetos assim, uma tarefa de 2 horas pode se transformar em semanas devido à complexidade das escolhas de arquitetura ou das tecnologias usadas. E cada vez que isso acontece, me sinto mais e mais ineficiente como programadora, chegando a questionar se essa carreira, mesmo depois de anos, é para mim.
O que torna esse projeto tão difícil?
Como mencionei, já tive experiência com projetos que foram desenvolvidos para serem "bazucas" quando o objetivo era matar formiguinhas, inclusive em plataformas LMS, que é exatamente o que este projeto se propõe a ser, mas nada como esse.
Atualmente, temos várias aplicações usando frameworks já depreciados, além de uma péssima escolha de banco de dados não-relacional para algo que definitivamente deveria ser relacional. Isso torna extremamente difícil o fato de algo simples se transformar em algo complexo, muitas vezes tendo que usar loops infinitos.
Além disso, a plataforma, no estado atual, é extremamente lenta, tanto para o desenvolvimento quanto para o uso dos usuários. Sempre pensei que a solução para um projeto que chega a bater nos próprios desenvolvedores, seria apagar tudo e começar do zero. No entanto, manter dois projetos para mais de 3mil usuarios e em 3 paises, é algo extremamente caro e compreensível que não seja a melhor opção.
Também não temos um PO eficiente e tudo que tenho sempre são mensagens que nem se quer são tasks e uma falta de organização que dificulta ainda mais a parte de só desenvolver. Atualmente a equipe desse projeto "gigante", se resume em 2 devs e uma pessoa para gerar os conteúdos, e um head de tecnologia que não exclusivamente fica somente nesse projeto.
Eu não sei qual seria a melhor solução para esse tipo de coisa, alguém já passou por isso e conseguiu resolver?
Porque a opção de sair da empresa onde trabalho, por pura saúde mental, é uma das primeiras que considero.