Executando verificação de segurança...
10

🥞 Clientes não ligam pra stack.

Qual seu framework ? Qual o melhor do mundo ?

React purou ou Next ou Angular ou Vue ou Svelte ou apenas HTML + CSS + JS ?
Laravel ou Symphony ou Nest ou Prisma ou .NET ?
MySQL ou Postgresql ou MongoDB ou Firebase ?
Wordpress, Bubble ou até mesmo uma planilha de excel ...

Nāo importa. Seu cliente nāo liga pra isso. A única coisa que seu cliente quer é interagir com seu app e ele funcionar como o esperado ( ou melhor ).

Quando você vai pedir um lanche , em um app tipo o ifood, tenho certeza que está mais preocupado com questões do tipo: "que horas meu lanche vai chegar?", "tem desconto?" do que com questões do tipo "será que está em react native?".

Seu cliente não liga pra sua stack.
Ele liga pra se está travando ou "rodando liso".
Ele liga pra se você entrega o que prometeu com qualidade e agilidade.

Se seu app está travando, identifique onde está o gargalo antes de sair mudando toda stack dele. Se seu gargalo for no banco de dados de nada vai adiantar mudar sua stack de Vue pra React, entende ? E mesmo no banco, pode ser que o problema não esteja em usar MySQL, pode ser que o problema esteja na forma que está correlacionando as tabelas, entre tantos outros problemas que mudar sua stack não influenciaria para resolver.

E stack por si só dificilmente resolvem gargalos. Se seu time está acostumado com JS puro e você os obriga a usar Typescript sem mensurar a curva de aprendizado e benefícios que isso vão te trazer, pode ser uma má estratégia e criação de um novo gargalinho no seu projeto.


Ainda não acredita que stack é uma preocupação secundária dentro do seu negócio ? @levelsio é a prova:

Printo do twitter de levelsio

Abrindo diversos produtos solo ele consegue fazer mais dinheiro que muita empresa, usando apenas PHP + Jquery + Html.
Nem flexbox o cara usa. Quem dirá React + Typescript + tanto-faz ...

Em um dos seus posts ele diz:

Traducao do post e imagem abaixo

PhotoAI.com agora tem quase 14.000 linhas de PHP bruto misturado com HTML embutido, CSS no estilo < > e JS bruto em < script > tags
Não usei TS, flexbox ou frameworks exceto jQuery
Muitos .ajax () e float:left embora Possui 1.872 clientes pagantes que ganham 61.808 por mês

Por isso brigas por stack não fazem sentido.

Já vi gente se defendendo por usar React, se doendo pois o coleguinha diz que Vue é melhor, sendo que essa discussão não deveria existir.

Mais vale um app feito em No Code, ou até mesmo uma planilha de excel que te da uma renda ativa mensal do que um fancy app cheio das stacks mais atualizadas que te da prejuízo.

O ponto final é :

Seu cliente não liga pra sua stack, quem vai comprar sua empresa provavelmente também se preocupa com outras coisas. Repense antes de ficar trocando de stack toda semana e saiba identificar gargalos.

Fiz um artigo sobre gargalos há um tempo: https://dev.to/daniellimae/beyond-changing-technology-scaling-your-applications-efficiently-4hok

Não me leve a mal, stack é sim importante, mas não deve ser sua procupação principal.
E seu cliente continua não ligando pra isso.


O que acha sobre o assunto? Comenta ae ! Vamos conversar.

Carregando publicação patrocinada...
3

O stack é importante sim, mas somente se é refletido em preocupações reais do cliente:

  • Vai influenciar o custo mensal de manter isso no ar?
  • Vou ficar dependente de você para fazer mudanças no futuro?
  • Vai fazer a aplicação ficar pronta em menos tempo?
  • É mais seguro?

E cabe a desenvolvedor escolher a stack que consegue propiciar a melhor experiência, tanto para ele quanto para o cliente. Por isso que é muito importante desenvolvedores terem experiência em empreender, não precisa ganhar milhões, basta ganhar 1 real que seja de um completo desconhecido. Aí sim vão surgir questões que serão parecidas com as que todo cliente tem: custo, facilidade de uso, tempo, segurança.

2

Boa edu! Stack é importante, realmente.
Mas seu cliente não liga pra isso. Ele liga pra todos os outros pontos, e se ele ta recebendo o valor que pagou.

O seu ultimo paragrafo diz tudo, boa!!

2

Na faculdade tenho que fazer um projeto de site, e uma das partes que são ensinadas antes de começar o projeto é levantar os requisitos funcionais e não funcionais que o site deve atender, os requisitos funcionais são aqueles que o site deve fazer como "comprar um brigadeiro" "cancelar pedido" e coisas do tipo, os não funcionais são aqueles que o software deve ter que são implicitos, como "salvar registros das atividades feitas" "estar disponivel 24h" "rodar a 60fps" e coisas do tipo, então quando for apresentar para um cliente sobre o que foi feito de nada vai adiantar falar "o cadastro com o banco de dados tem criptografia md5 e blá blá blá", seu cliente quer saber se as informações estão no banco de dados e salvas com segurança, querem saber se o cliente consegue comprar com facilidade, se o app apresenta poucos ou nenhum erro, etc.
Além disso é importante lembrar que a qualidade de um software é atender aos requisitos funcionais e não funcionais ao menor custo socioambiental, então lembre-se que não adianta de nada atender os requisitos se você não mostrar também pra que aquele software adianta na empresa além de ser um programa a mais no computador, mostre também que por exemplo o custo de papéis na empresa diminuiu, ou que agora mais clientes são atingidos pois o produto ficou mais barato, etc.

2

Eu acho que dá para criar um ótimo sistema sem se acoplar a uma stack. Eu criei um sistema PHP estruturado da mesma forma que o Photoai foi feito, e roda a uns 6 anos em produção. No decorrer dos anos, melhorei, apliquei um sistema de rotas para as páginas, cache, mysqli para PDO... Tentei no ano passado usar filament com Laravel, e meio que desisti porque me perdi. Hoje me sinto um pouco frustrado por não dar conta de usar um framework, mas consigo me dar melhor fazendo do Zero...

2
0
2

Perfeito! É você que tem de se importar com a stack, se você domina a linguagem, os recursos.
Teu cliente quer o site/app funcionando e bem e cabe a você, comhecedor de tudo que vai usar, garantir isso.

2

Não só o cliente não se importa como você que está empreendendo também não deveria. Vendi minha Startup por 8 digitos e posso afirmar isso. Iniciei o MVP bem básico na esperança de um dia trocar todo ele, e o que aconteceu é que os clientes foram aumentando e nunca tive tempo de trocar de linguagem ou framework, e isso tbm nunca me impediu de crescer e nem mesmo de ter tido o exit.

1
1
1

A mais pura verdade. A não ser quando ligam. Não deveriam, mas tem caso que liga. E isso pode ser um problema. Por sorte não acontece muito.

E é importante ressaltar a questão de entregra algo bom. Em muitos casos quem liga para a stack opta por algo ruim e entrega resultado ruim para o cliente porque ele liga para a stack.

O cliente só deveria ligara para o resultado final. E cobrar por isso. Mas até nisso as pessoas têm sorte. Então você vê decisões de engenharia erradas fazendo sucesso porque o cliente mal liga para o resultado, em alguns pontos, não para tudo.

Por isso que o cliente gasta para fazer o app mobile que ninguém vai usar. Ou aceitar usar web e ser mais improdutivo. Ou usa algo ruim para atender uam demanda do programador. Ou se é lento, mas quando vai dar raiva já terminou.

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

"Um amigo meu" me contou a seguinte história:

Já prestei serviço num lugar que a diretora de marketing exigiu que migrassemos um grande projeto de Angular para React, diversas APIs e integrações feitas em .Net Core para Java em pouco mais de 1 mês.

A justificativa que ela disse numa reunião? É que "React tá na moda na área de TI" e "React é inovação, tudo que há de mais tecnológico" e que "deveríamos cogitar usar Java e React Native" no app que já estava concluído e usando Flutter pelos mesmos motivos. Diversos sistemas e integrações com parceiros e PDVs rodando há anos em C#.

Só eu conhecia Java no time, e a empresa não podia contratar mais. Quase sobrou pra mim, mas o gerente conseguiu me "isolar" dela pra focar na migração pro React, e só depois mudar para Java o que desse pra dar conta kkkkkk

Como ela aprovou o custo disso tudo e deu errado, ela foi retirada. Tudo permaneceu no .NET Core, Angular e só um portal foi para React.

1
1
1

Quer saber outra coisa que o cliente não liga? Ele não liga se o engenheiro usou armação de aço nas colunas do prédio ou se usou concreto puro. Ele também não liga se o tipo de terreno foi levado em consideração quando o alicerce foi feito... Mas a gravidade e a física LIGAM!

O programador não deveria avaliar criticamente as ferramentas que usa para "agradar cliente", programador não é cachorro domesticado. Ele deveria fazer isso porque deveria ter (mas não tem) conhecimento técnico suficiente para comparar ferramentas e entender que elas têm vantagens, desvantagens, problemas técnicos, falhas de segurança etc.

Engenheiro civil não faz um trabalho bem feito porque o cliente se importa com isso. Ele faz um trabalho bem feito porque quando o prédio desabar ele vai para a cadeia (literalmente), é o dele na reta. Infelizmente programadores não vão para a cadeia por fazerem um trabalho ruim. Se fossem 90% estaria preso agora.


Sim, tem os programadores ruins que ficam criticando tecnologia só para zoar e não faz a menor ideia do que está falando. E tem também os programadores ruins que não criticam tecnologia nenhuma porque na cabeça dele "tanto faz" e "é tudo questão de gosto".

Não existe diferença nenhuma entre esses dois tipos de programadores, os dois têm um conhecimento técnico raso.

Não seja nenhum dos dois e estude de verdade, tenha conhecimento técnico suficiente para começar a enxergar defeitos nas ferramentas que você usa (e nas que não usa também). Se você não enxerga defeitos não é porque eles não existem, é só falta de conhecimento.

E só porque você não ver os defeitos não significa que eles não te afetem. Você está sofrendo constantemente com os defeitos das ferramentas que usa, só não tem conhecimento para ser capaz de perceber isso. É como uma pessoa com o olfato prejudicado respirando gás de cozinha, continua fazendo mal mesmo ela não sentindo o cheiro.

Conhecer os defeitos das ferramentas que usa ajuda a evitar os problemas que eles causam. É obrigatório, todo programador deveria saber disso. É o básico.

1

Pior que tem cliente que "se importa" com a stack.
Talvez por algum motivo aleatório.
Cabe a você argumentar porque a stack que vc sugeriu seria melhor para o caso.

2

Geralmente é um pseudo programador entendido. Esses caras costumam encher o seu saco muito mais do que o seu bolso.

1

Você entregar o projeto do seu cliente de qualquer forma, nao faz sentido cara.

Quando eu vou numa lanchonente, eu me preocupo mais com a qualidade do alimente.
Mesma coisa, código.

Se tu nao tira um tempo, pra no minimo oferecer pro teu cliente uma stack descente, e com proposito futuro, teu trabalho é ruim.
Simples.