Não sou programador, estudo dependência digital. Posso entrar?
Olá pessoal, não sou programador.
Sou professor de educação física com ênfase no desenvolvimento infantil, desde 2017 estudo sobre "dependência digital em mídias interativas" (vício no uso de videogames/celulares/tablets), resolvi iniciar os estudos depois de perceber diversas crianças na escola com olheira e grande cansaço por não dormirem corretamente devido ao uso de celulares a noite.
Sendo uma área que abraange muitos aspectos entre eles: sociais, econômicos, culturais, biológicos e tecnológicos os estudos exigem leituras de diversos temas que se relacionam em algum momento.
É visto em diversos textos que o avanço na "interface de uso" dos dispositivos colaboram diretamente com o aumento do consumo de conteúdos interativos, não estou colocando aqui o uso profissional e sim a uso recreativo sem planejamento na infância e adolescência.
Será que neste espaço no TabNews seria benvindo discuções para o uso consiente das novas tecnologias?
Alguns exemplos:
- A Netflix poderia dar opção de escolha para incluir ou ocultar sugestões (+18) na tela inicial, mesmo sendo um adulto que esteja escolhendo, aparecendo apenas em uma guia específica com verificação de senha.
- Aplicativos de redes sociais apresentarem por padrão avisos iniciais(e recorrentes após um determinado tempo de uso) sobre os riscos físicos e psicológicos dos uso prolongado ou de maneira tóxica para todas as idades.
- Alertar o usuário(qualquer idade) que o consumo de conteúdos acelerados(1,5x, 2x, 3x...) pode prejudicar diretamente a atenção e com isso a retenção de conteúdo.
Como programadores poderiam adotar uma linha mais ética e sustentável para o bom convívio junto a tecnologia para o usuário final?
Sei que tocar nesses pontos é como reduzir o faturamento das Big Techs, mas se continuar nesse ritmo podemos podemos ter consequências mais graves que a diminuição de faturamento.
Estou desenvolvendo o roteiro sobre o tema para um ep. de podcast que produzo, gostaria muito de receber comentários para enriquecer este debate.
Sou da geração que usou PC 386, Pentium 100, Zipdrive, DOS 3.11, CorelDraw4, Visual Basic(só na escola de informática) e por aí vai.
Um abração a todos.
Daniel Vianna
Professor de Educação Física Infantil, pós-graduado em Psicomotricidade, pós-graduando em pscopedagogia
Pesquisador em Dependência digital
Idealizador e produtor do Podcast Olhar Infantil https://open.spotify.com/show/1NEsr5aL75QBy8VsWYZ1S1?si=fb0e80063beb4d80
Instagram/Twitter/Medium ----> @dakdaniels