Executando verificação de segurança...
1

Primeiramente seja bem-vindo, eu gostaria de fazer algumas pontuações sobre os exemplos que você deu.

Você percebeu que o uso de tecnologia impacta seus alunos negativamente.
Creio que o uso consciente de midias sociais passa pela criação delas limitadas pelos princípios éticos. Por exemplo o uso de drogas como o álcool é nocivo a adultos e crianças, mas é especialmente danoso a crianças e o próprio Meta/Facebook sabe que o Instagram prejudica a saúde mental de adolescentes, mas não há restrições como existem com o álcool, apenas um limite mínimo de idade que só existe porque é ilegal utilizar os dados para direcionar a crianças com menos de 13 anos nos EUA e no Brasil.

As suas sugestões, como o aviso no segundo exemplo, são sugestões de métodos de intervenção para a mudança de comportamento. Nós dois sabemos que isso é um paliativo, já que as redes sociais que temos não são éticas.

Por último eu gostaria de explicar que qualquer "peça" que monta um aplicativo é chamado pelos programadores de funcionalidade e é implementada por programadores, mas quem decide qual funcionalidade entra ou deixa de entrar em um aplicativo não é um programador. É o chefe, que não constuma ser programador.

Como programadores podem adotar uma linha mais ética e sustentável para o desenvolvimento da tecnologia? Existem iniciativas de software livre e de software de código aberto, a fundação mais conhecida que advoga o software livre é a Free Software Foundation (FSF). Mas como você pode imaginar o capital investido nessa iniciativas é pequeno o que limita o seu alcance.

Carregando publicação patrocinada...
1

É isso mesmo, tive uma experiência este ano para gerenciar o "limite de tempo de uso" no Nintendo Switch e no Xbox Series S, o Nintendo consegui configurar facilmente. Já o Xbox foi mais complicado, tive que criar todos os usuários e as permições da cada um, criando um e-mail para cada usuário, depois conversando com o suporte tive a surpresa de que não era possível limitar tempo de uso para a conta principal já que se trata de um adulto, acho isso estranho pois têm muitos adulto que não conseguem ter controle do tempo uso. A questão ética pegou.