Sobre o ego da comunidade open-source
Pouco tempo atrás eu criei o Sisk, um projeto de código aberto que serviria como uma alternativa ao ASP.NET, e gostaria de compartilhar minha experiência com isso até então.
Em novembro, o Sisk fará um ano de existência. Eu comecei com ele em um projeto comercial, e foi bem arriscado inaugurar um projeto instável em um projeto que já tinha um investimento. No final, tudo deu certo. Conforme o projeto crescia, surgiram novas funcionalidades, correções e melhorias para o Sisk, o que foi o tornando mais estável e production-ready.
Eu apresentei ele em alguns canais, como Reddit, Discord, e algumas pessoas ao redor do mundo publicaram sobre ele, no Telegram, em blogs pessoais, em fóruns, e etc. Eu acompanhei cada opinião e cada pensamento delas, e a maioria foi sobre:
por que eu usaria isso se já existe o ASP.NET?
E foi a pergunta mais difícil para responder.
Por que alguém usaria algo seu, se já existe algo pronto, estabilizado e confiado?
Antes de criarmos um projeto de código aberto, devemos pensar em qual problema ele irá solucionar, e por que alguém usaria ele.
Tem sido difícil responder isso, mas estou criando uma resposta com o tempo, que é um framework que permite você construir o projeto do jeito que quer, sem ter que usar convenções do ASP.NET ou ter que seguir à risca da forma que a Microsoft quer que você faça.
Eu nunca gostei de código imprevisível. O Sisk é o contrário disso: exige que tudo seja explícito de como irá funcionar. Eu particularmente gosto de código explícito porque consigo rastrear tudo o que acontece.
Em outro projeto também grande, usei o Inphinit Framework nele. Já me falaram sobre Laravel, Symphony, até mesmo Lumen (que morreu), mas ninguém apoiava usar um projeto de código-aberto pequeno.
Isso me incomodou.
Uma comunidade mentirosa e egoísta
Da maioria dos comentários que recebi do Sisk e de alguns outros projetos pequenos, é que não ia para frente, que ia morrer e que ia perder dinheiro, porque ninguém confia em usar projetos pequenos em projetos grandes.
Eu sou a prova que isso é mentira. Ambos projetos "pequenos" que mencionei pagaram meu salário por muitos meses e continuam pagando. A maioria das comunidades de programadores acreditam que projetos de código aberto são somente aqueles que são mantidos por big-techs, empresas gigantes ou um repo com 10k de stars no Github.
Os próprios programadores não acreditam neles mesmos.
Existem exceções, é verdade, de pessoas voluntárias que acreditam em um projeto e querem vê-lo prosperar. Essas pessoas devem ser valorizadas. O Sisk existe com um propósito e atualmente é mantido somente por mim. Eu recebi algumas sugestões de outras pessoas e abracei elas. Elas acreditam no projeto.
Confie mais no seu amigo
Se você não pode doar para um projeto, tudo bem, mas incentive que ele continue vivo. Mostre onde está usando, o que está fazendo, o que acha, o que pensa. Enquanto você fala do projeto de alguém, ele viverá.
Muitos projetos "grandes" já morreram. Nenhum projeto está a salvo deste filtro. Temos o Silverlight, Flash Player, jQuery Mobile, Nancy, etc...
Imagine que chato seria se todos os projetos fossem limitados à uma ou duas escolhas no máximo...