Executando verificação de segurança...
2

Gostei do seu ponto, me fez pensar em algo que não havia pensado antes.

Mas discordo em parte. As pessoas que são voluntárias esperam sim algo de volta: resultados. Ninguém quer ajudar uma parede. Mostrar resultados com a colaboração que você doou é gratificante, incentiva a colaborar cada vez mais.

Eu jamais responderia outra pergunta no meu Stack Overflow em Português se não houvesse ganhado um "você está correto!" pela primeira resposta correta. Aqui me cativou, motivou a continuar contribuindo e colaborando.

Não podemos confundir "não quero nada em troca" com "quero ser ajudado". São coisas distintas. Compartilhar resultados e compartilhar o projeto é incentivar que o mesmo seja desenvolvido, elaborado e aprimorado com o tempo. É natural do ser humano se empolgar quando vê que seu projeto está engajando as pessoas.

Eu não quero criar um fã-clube do Sisk e nem criar uma panelinha pra falar mal do ASP.NET, que na verdade eu elogio e mencionei que o Sisk se inspirou nele para estar vivo, mas o que espero da comunidade é que usem ele. Com mais pessoas compartilhando suas opiniões, resultados, métricas e usos, melhor e mais aprimorado o projeto ficará, e mais estável, útil e agradável ficará à mais pessoas que forem usar ele.

É uma via de mão dupla: eu quero ajudar, quero colaborar e quero resolver problemas, mas preciso saber que alguém está de fato usando essa minha colaboração para algo. Se ninguém estiver, é sinal que estou fazendo algo errado e preciso repensar a forma que quero contribuir com meu conhecimento e experiência.

Existem projetos de código aberto do tipo "me ajudou, vou largar aqui e quem quiser usa" e aqueles "me ajudou, quero melhorar e ajudar mais pessoas". De qual lado você acha que eu estou?

Um projeto "fica de pé" porque existem pessoas segurando as pontas dele.

Carregando publicação patrocinada...