Executando verificação de segurança...
4

Faz um tempo que eu observo um comportamento bem peculiar em algumas pessoas. As vezes eu compartilho artigos/vídeos que alguém produziu, ou vejo outra pessoa compartilhando, e a pessoa que produziu o conteúdo agradece à quem compartilhou... Também é comum ver no YouTube as pessoas pedindo para compartilhar ou se inscrever "para ajudar o canal".

Acho esse comportamento estranho por um simples motivo: eu não produzo conteúdo para me ajudarem, eu produzo conteúdo para ajudar os outros. Eu nunca vou agradecer alguém por recomendar um artigo ou livro que escrevi, porque eu não estou ganhando nada com isso. Quem conseguiu acesso ao conteúdo é que, talvez, esteja ganhando algo...

Embora estejamos falando de um projeto e não de conteúdo, me parece que você está demonstrando exatamente o mesmo comportamento. Como pode ser observado bem aqui:

Confie mais no seu amigo

Se você não pode doar para um projeto, tudo bem, mas incentive que ele continue vivo. Mostre onde está usando, o que está fazendo, o que acha, o que pensa. Enquanto você fala do projeto de alguém, ele viverá.

É basicamente um "compartilhe para ajudar o canal" só que, nesse caso, estamos falando de projetos open source.

Aí fica a questão: são as pessoas que deveriam ajudar seu projeto, ou seu projeto que deveria ajudar as pessoas? E se o seu projeto não tá ajudando ninguém, qual o problema dele "morrer"? Não vai mudar nada na vida de ninguém.

Eu sei que você vai responder falando coisas previsíveis como o quão difícil é manter um projeto open source. Sim, mas um projeto não deveria se manter no ar só "porque sim". Só porque o autor do projeto quer.

Deveria se manter no ar por ser útil para as pessoas. Uma vez que seja útil, naturalmente vai ter gente querendo ajudar. Você não vai precisar dizer para as pessoas "compartilhem para ajudar o canal projeto", porque elas mesmas vão querer compartilhar e envangelizar para todo mundo seu projeto.

Tu já viu gente que é fã de framework e sai falando dele para todo mundo? É assim que funciona.

Talvez seja esse um dos motivos do porque projetos open source acabam morrendo. Uma hora o(s) autor(es) param de ver utilidade no projeto e começam a continuar ele só para mantê-lo "vivo". Só porque quer... Sem de fato ajudar ninguém no processo, só por ego.

Eu já acompanhei e vi um projeto open source morrer exatamente por causa disso.

Carregando publicação patrocinada...
2

Gostei do seu ponto, me fez pensar em algo que não havia pensado antes.

Mas discordo em parte. As pessoas que são voluntárias esperam sim algo de volta: resultados. Ninguém quer ajudar uma parede. Mostrar resultados com a colaboração que você doou é gratificante, incentiva a colaborar cada vez mais.

Eu jamais responderia outra pergunta no meu Stack Overflow em Português se não houvesse ganhado um "você está correto!" pela primeira resposta correta. Aqui me cativou, motivou a continuar contribuindo e colaborando.

Não podemos confundir "não quero nada em troca" com "quero ser ajudado". São coisas distintas. Compartilhar resultados e compartilhar o projeto é incentivar que o mesmo seja desenvolvido, elaborado e aprimorado com o tempo. É natural do ser humano se empolgar quando vê que seu projeto está engajando as pessoas.

Eu não quero criar um fã-clube do Sisk e nem criar uma panelinha pra falar mal do ASP.NET, que na verdade eu elogio e mencionei que o Sisk se inspirou nele para estar vivo, mas o que espero da comunidade é que usem ele. Com mais pessoas compartilhando suas opiniões, resultados, métricas e usos, melhor e mais aprimorado o projeto ficará, e mais estável, útil e agradável ficará à mais pessoas que forem usar ele.

É uma via de mão dupla: eu quero ajudar, quero colaborar e quero resolver problemas, mas preciso saber que alguém está de fato usando essa minha colaboração para algo. Se ninguém estiver, é sinal que estou fazendo algo errado e preciso repensar a forma que quero contribuir com meu conhecimento e experiência.

Existem projetos de código aberto do tipo "me ajudou, vou largar aqui e quem quiser usa" e aqueles "me ajudou, quero melhorar e ajudar mais pessoas". De qual lado você acha que eu estou?

Um projeto "fica de pé" porque existem pessoas segurando as pontas dele.