Executando verificação de segurança...
-2

StackOverflow está morrendo?

Bom primeiramente o contexto, no inicio quando estava aprendendo programar tentei me inserir nessa comunidade pois estava aprendendo programação sozinho... então na minha cabeça ter uma galera desse tipo de conteúdo perto eu ia conseguir me desenvolver e ajudar quem estava começando tbm.

porém foi a pior coisa que um mero estagiário poderia ter feito, descobri o quanto o ego daqueles moderadores falam tão alto a ponto de não conseguirem enxergar o prórpio erro. Tinha muita galera que estava na mesma situação que eu, as vezes perguntando um feedback em oq tinha errado em sua pergunta para receber tanto hate e recebia isso como resposta de uns dos "contribuintes do site que é antigo"

se eu fosse uma máquina dotada de inteligência artificia genérica o que mais me tiraria as esperanças na raça humana seria o homo sapiens sapiens vir ao site pedir por feedback, ao ser ternamente explicado e orientado de como os feedbacks machucariam os seus sentimentos, a criatura se erguesse altruisticamente ao céus se pondo a grita ter domado os seus sentimentos e ao primeiro lançar de um feedback _ ___ responde que esse soa arrogante.

link da resposta
27/06 às 14:14

Agora imagina pra quem esta começando na programação receber um feedback desse?

Mas o que mais me intriga é que os próprios moderadores sabem sobre o nível baixo de respostas que recebem

Acredito que a comunidade sempre teve como principio a qualidade de perguntas, mas essa implementação de limites mais rigorosos para novos usuários que tentam fazer perguntas acabam "expulsando" a galera nova, (recentemente pois antigamente era mais light)...

Atualmente chegou ao ponto de moderador "perguntar" e "responder" a própria pergunta

ah! e caso você tente contribuir para mehorar perguntas ruins para ajudar a comunidade, toda sugestão de edição passa por avaliadores que podem demorar dias para validar essa sugestão, sendo que você tem um limite de contribuição para melhorar perguntas quem esta iniciando, ou seja tente ajudar a comunidade e seja barrado por eles mesmos.

O que você acha sobre a comunidade hoje em dia?

Carregando publicação patrocinada...
3

Primeiro, já que resolveu expor alguma postagem de alguém colocando o nome de uma pessoa (foi apagado, mas ainda o resto vale) para criticar, que é algo bastante questionável, e pode ser considerado crime de difamação sob certas circunstâncias, e é covarde fazer longe dos olhos da pessoa para que ela possa se defender. Poderia ter colocado sua participação lá para que as pessoas possam analisar se houve algum problema na comunidade ou se houve um erro seu.

É fácil jogar pedra sem se expor. É fácil reclamar de algo sem dar o direito das pessoas verem se o erro não é seu. Por outro lado, é bom, já estou cansado de discutir algo que eu sei qual será o resultado e nada de bom sairá.

Tem um meta lá para resolver as questões do site. Geralmente quando a pessoa posta fora de lá só está interessado em jogar pedra, sem que algo seja resolvido, ou seja, ela não busca uma solução, só quer validação para seu hate.

Ah sim, isso é hate, eventualmente isso é ser tóxico. Embora eu nem gosto de usar os termos porque eles viraram coringa, junto com troll, viraram "se eu não gosto, é uma dessas coisas", então essas palavras perderam significado real até que se prove que tem mesmo, e geralmente as provas não são apresentadas, é só o "a pessoa é culpada e ela que prove a inocência dela", típico do que a internet virou.

Eventualmente lá existem comentários que podem ser ruins, nenhum lugar está livre disso. Cada um pode achar que algo é ruim do jeito que achar melhor. Obviamente eu acho que deixei claro que a postagem acima é algo pouco produtivo e utilidade duvidosa, para dizer o mínimo.

Algumas postagens lá só são avaliações do que acontece, algumas são duras, e até desagradam.

Lá também tem um sistema de sinalização e vários moderadores avaliam se algo passou do limite. Mas lá não tem censura. Somente ofensas pessoais, que causam problema ou nada tem a ver com a discussão, são apagadas.

Analisando outros pontos da postagem original, pelo menos em caso que dê para entender já que tem frase que parece que não foi concluída:

  • Todo feedback pode ser visto de várias maneiras, inclusive pode fortalecer a pessoa. Pode ser ignorado, ou a pessoa fazer o que deseja. Só não pode ser ofensivo, obviamente.
  • Não há mais rigor para postagens de usuários novos, a avaliação é a mesma. Acontece que usuários novos não entendem a plataforma e tendem a ter mais problemas, tem solução, basta as pessoas a quererem, não tem acontecido.
  • O fato de ter muitos problemas agora não é culpa dos moderadores, e se for, prove. O fato da maioria dos bons contribuidores terem ido embora, reclamando que não tem melhores perguntas para responder não é culpa dos moderadores.
  • Se quem faz pergunta ruim está sendo "expulso" então o sistema está funcionando, acontece aqui também e em todas as plataformas e grupos. A pessoa precisa se adaptar à filosofia ou procurar um lugar que atenda suas necessidades. A vida é assim. Goste ou não, seja justo ou não. E todos agem assim, mesmo os que reclamam disso.
  • Para quem conhece o funcionamento do site não só é permitido, como incentivado fazer a pergunta e dar a resposta porque, ao contrário da crença popular que lá é fórum (na verdade as pessoas chamam assim, mas querem que seja um mural de helpdesk), lá é um repositório de conhecimento para ajudar a todos com problemas de programar e contribuir na formação de melhores desenvolvedores de software. Por isso perguntas boas, que ensinem algo para "todos" são aceitas e perguntas ruins que só resolvem o problema individual da pessoa não costumam ser tão aceitas. Quando não tem boas perguntas sendo feitas, o melhor a fazer é criar algumas delas. Aqui no Tabnews é assim também, mas não precisa fazer a pergunta separada da resposta em duas postagens, pode ser uma só com título e já a informação a ser passada. Talvez não goste de Tabnews.
  • De fato a maioria das pessoas que faziam moderação comunitária não contribuem mais, muitos saíram alegando cansaço de ter que lidar com tanto problema, que o fardo de resolver problemas pouco interessantes e produtivos não compensava a satisfação de ajudar voluntariamente pessoas que precisam de ajuda.
  • Lá não tem like e dislike, lá tem votos avaliando a qualidade da postagem. Nem sempre isso é usado da forma correta, mas é uma forma de classificação. Aqui acontece o mesmo, ou deveria, e algumas postagens são mal-recebidas. Algumas corretamente outra nem tanto, como lá e outros lugares.
  • Tem postagem que foi criticada, mas tão sem argumento que não tem nem o que responder, curiosamente postagem que foi cuidadosamente respondida, não sei o que mais a pessoa queria, talvez ela só quisesse "estar certa".
  • O SO sempre foi adepto da qualidade, isso mudou um pouco, mesmo que as pessoas achem o contrário, mas pode ser analisado "facilmente". Quem não tem o mesmo compromisso com a qualidade não gosta tanto. Nem todo mundo gosta de falar de fatos, de fundamentos, de informação conhecida, e preferem crenças. Vou parar por aqui porque indo além vou conseguir a ira de alguns, já trisquei a linha. Não tem jeito, a crítica sempre pode ser mais simples do que a contestação.

Algumas pessoas que estão lá hoje não são tão antigos assim. Elas começaram usando como todo mundo, só lendo contribuições interessantes e quem sabe fazendo alguma pergunta pontual. É fácil ser lurker, mas para escrever lá precisa de um pouco de regra. Algo que programador está acostumado. Ele precisa aprender a matemática, a computação, a linguagem, o compilador, o IDE, e outras ferramentas, antes de usar. O Stack Overflow é só mais uma dessas ferramentas que ele precisa usar. E algumas pessoas fizeram isso mais recentemente e hoje são bons colaboradores do site, pena que são poucos, a maioria quer só a gratificação imediata e fácil.

Alguns problemas existem mesmo e eu reputo ao cansaço, só sabe como é quem vive aquilo todos os dias, o dia todo, há anos. Eu entendo que as pessoas não são capazes de enxergar como é difícil, mas não muda o fato.

Sei que algumas pessoas não vão gostar disso, mas eu sou só o mensageiro, não foi eu que criei essa situação, eu faço o que eu posso para melhorar, embora eu já esteja cansado. Cansei de fazer tudo o que eu já fiz, e acho que a maioria que se deu ao trabalho de ver todos os indicadores públicos (alguns são privados) dificilmente acha que foi pouco, mas em vez de receber reconhecimento cada dia é mais pedrada. E de forma no mínimo injusta. Mesmo que eu esteja envolvido de forma genérica, sem meu nome no meio.

O que me envolveu diretamente pelo menos eu pude responder, e esclarecer o erro de entendimento sobre o que é a plataforma, algo que está lá para todos verem, poucos o fazem.

Eu sempre lamento quando alguém não gosta do Stack Overflow. Ele mudou minha vida desde que surgiu em 2008. Aprendi muito, me tornei um profissional absurdamente melhor do que eu era por causa dele. Mas admito que isso aconteceu mais no passado, hoje em dia é raro ter algo novo que me ajude. Lamento mais ainda por isso, queria que fosse o oposto.

Queria algo melhor ainda, espero que um dia surja, mas sei que sempre o que diferencia é quando têm especialistas muito fodas participando, não pode espantar esses.

Sabe qual é o local mais legal que já teve sobre programação na internet toda? Pena que ele foi morrendo porque os especialistas foram embora. Se tivesse continuado seria fenomenal.

A crítica é livre, a pessoa pode estar certa ou não. Algumas pessoas estão tentando fazer algo para melhorar, outras não estão.

Não é fácil pessoas experientes terem que parar seu trabalho para lidar só com problema, só com coisas que não acrescentam nada vida delas, e ainda receber pedradas. As pessoas que contribuem em qualquer lugar esperam pelo menos que possam fazer a diferença, não só trabalhar de graça para os outros e só do jeito que os que recebem a ajuda desejam.

Talvez o ChatGPT ajude nisso... daqui uns anos, mas já é um começo. Máquinas servem para realizar trabalhos sem muito valor.

Por sorte eu sei que ajudei milhares, quem sabe milhões de pessoas, fui avaliado por profissionais excelentes, muitos que são bem melhores do que eu e me sinto agradecido por ter tido essa oportunidade principalmente lá e sempre serei grato às pessoas que me ajudaram crescer no processo. Sempre que eu puder vou contribuir da forma que esteja ao meu alcance, em algum lugar. Lamento se não posso cumprir as expectativas de todos. Por sorte tive alguns reconhecimentos que é o alento que me segurou até agora.

Me desculpo se fiz algo ruim, sempre procurei fazer o melhor, eventualmente nem sempre percebido assim por que gosto de puxar as pessoas para procurar que elas melhorem, não estou no ramo de agradar as pessoas, nem de desagradar, mas isso faz parte, é o que eu consigo com meu pragmatismo e o tempo que tenho disponível. Eu sei que isso não cria dopamina nas pessoas, mas alguém tem que fazer. Aceito críticas bem formuladas, construtivas e que tenham sensatez. Na verdade, nem tanto porque eu cansei, estou nos últimos momentos que aceito a responsabilidade específica, outras pessoas poderão fazer melhor do que eu.

Quem quer participar bem lá pense em quem vai te ajudar, faça algo que estimule ele te ajudar gratuitamente. Demonstre que está comprometido com tudo ali, não pareça egoísta, não faça de lá como se fosse a casa da mãe Joana. Vai dar tudo certo.

As pessoas só não desgrdam dele porque ele é como é, se fosse do jeito que deseja, ou seja, baixa qualidade, ele seria um dos sites que ninguém gosta e estáo enterrados por aí. Só falta reconhecer isso.

O Stack Overflow está morrendo há bastante tempo e eu estou lá há quase 15 anos com muita dedicação, estudo e informações privilegiadas para fazer o diagnóstico sobre isso. Mas as pessoas ainda o adoram e não abrem mão dele. Os benefícios estão lá para todos, até quem reclama. Espero que continue assim e não piore mais ainda.

Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

3

A comunidade continua assegurando o que prometeu no começo: conhecimento, e não é de qualquer jeito. Se o cara não tem a capacidade de formular uma boa pergunta ou de sequer ler como o site funciona antes de se jogar lá, ele nunca será um programador.

Programação é também sobre você entender com o que está lidando, com o que está trabalhando e com as ferramentas que irá utilizar. Essas habilidades são básicas para se tornar um programador e muitos usuários novatos que "caem de paraquedas" na programação não tem nada disso e culpa quem exige.

A maioria das reclamações do SOpt não existiriam se quem estivesse reclamando lesse como o site funciona antes de sair falando besteira. Não é nenhum bixo de sete cabeças, o site é bem simples e direto, e a comunidade está bem empenhada em manter o conteúdo filtrado e agradável ao máximo de pessoas possíveis.

2

Cara tem um comentário espetacular nessa publicação:

https://www.tabnews.com.br/G4lile00/opniao-o-stack-overflow-e-toxico-para-programadores-novatos


Mas sobre minha experiência (em relação ao stackoverflow inglês), foi ruim tambem, mas depois que você para e pensa você entende que a culpa é sua!

Tem muitos que entram lá coloca a pergunta que não detalha nada, as vezes é só um copypaste de um error é querem a resposta, ai toma um monte de dislike, comentários de pessoas cansadas disso e acha ruim.

A pessoa nem se deu o trabalho de pesquisar bem uma solução para o PROBLEMA DELA e o stackoverflow não é um escola! para se inundar de perguntas que com uma simples pesquisa google você acha um resposta.

1

Concordo em questão de perguntas ghost, perguntas genéricas tipo (como fazer tal coisa). Realmente tem muita pergunta trash que nem merece atenção..

Mas peço que você olhe com carinho como eles respondem

Uma simples duvida tendo essa enxurrada de hate, é digno de um site de ajuda sobre programação?

Olhe bem, a pergunta foi bem elaborada.

2

Curioso que minha percepção é diferente: o site em português é menos hostil do que outros da mesma rede, como o próprio site em inglês. Vira e mexe dou uma lida no Meta Stack Overflow e também no Meta principal da rede e olha, o nível de hostilidade e rigidez é muito maior por lá.

Curioso que a reclamação mais frequente é de gente que leva os votos negativos pro lado pessoal e acha que é hate, trollagem, etc. Por exemplo, no Meta um negativo é pra indicar que vc não concorda, não tem nada a ver com hate. Essa falha de percepção não é exclusivo do site em português, e é algo que a empresa dona dos sites não tem conseguido comunicar adequadamente. É um problema mais amplo e não se restringe a um único site.

O problema é que os sites em inglês têm um volume muito maior que a versão em português, e isso acaba sendo "diluído", fica mais difícil perceber no meio de zilhões de perguntas e usuários (muita coisa passa batida). Mas todos possuem problemas similares.

2

Além disso que está perfeito, a maioria das pessoas que reclamam mais fortemente possuem "ficha suja", e fazem coisas bem erradas que não são vistas por que são apagadas, eventualmente punidas, mas por privacidade, moderadores não podem falar abertamente de forma individual.

Um dia li um comentário em outro site falando de um usuário que recebeu suspensão. Dizia que os moderadores querem calar a boca dele. Mas a pessoa não sabe que a pessoa é fraudadora, arruma briga e ofende todo mundo, não só moderadores, que nunca se arrependeu, não diz que vai se esforçar para ter uma participação mais produtiva, que passou por estágios de penalizações e por ter alguma produção lá foi sendo complacente com ele mais do que deveria.

É muito difícil lidar com essas coisas, novamente o que eu já escrevi, a pessoa joga no ventilador, não prova nada, não tem toda informações do que acontece, causa estrago, mas o objetivo é só esse mesmo, não é para criar solução. Não dá para responder todo mundo que faz isso, e muitas vezes não adianta muito. Não precisa porque os mais sensatos entendem que esse tipo de coisa tem muito viés, os outros não vão mudar de ideia.

Oque mais acontece lá no site é gente realmente tóxica, mas que nós limpamos a barra dela porque apagamos as barbaridades que elas falam. As pessoas não tem ideia do quanto aparece gente ruim, mal educada e arrogante. Essas pessoas não duram muito lá mesmo. Mas ninguém fica sabendo porque ela fazem cosias bem pesadas, não só duras.

1

Cara o downvote eu acho super construtivo, mostra que a galera realmente não viu com bons olhos esse post

A questão é realmente sobre os comentários, por exemplo o próprio mod falar Começando pelo comentário infeliz:

2

Você não consegue ver o comentário apagado, é uma brincadeira com o usuário antigo que tem lá que é o inkeliz e falou aquilo.

Havia um tempo que lá era divertido, as pessoas brincavam. Aí apareceu um monte de gente chata e começou a pegar no pé de tudo, começou todo mundo ficar sisudo por causa disso, e acabou a diversão, virou quase um trabalho, porque cada um acha pelo em ovo para criticar. Ninguém aparece lá para contribuir, para fazer melhor.

Não tem crítica alguma ao comentário, não tem esculacho, não tem hate, não tem problema ali.

2
1

Mas em nenhum momento eu falei que é fora das regras responder a própria pergunta, apenas mostrei que só vai ter as mesmas pessoas contribuindo para o site. É bem simples de enteder que "comunidade" se faz com pessoas.

Novamente eu acho estremamente chato a galera que posta perguntas como essa

o que eu falo se você quer que a plataforma exista, então ela e consequentemente os moderadores têm que aceitar conteúdo com a qualidade mais baixa. Simplesmente porque é impossível acreditar na utopia que a maior parte dos usuários vai alcançar níveis elevadíssimos de qualidade. Seja por falta de conhecimento, por falta de vontade, por falta de tempo ou simplesmente por outro fator importantíssimo: a opinião de quem utiliza a plataforma e/ou a modera, em relação à qualidade do conteúdo. E cada um tem a sua. Cada um tem seu parâmetro. 80% para um, será 95% para outro e 35% para uma terceira parte. Isso sem contabilizar quando falamos de pessoas sistemáticas, que almejam sempre perfeito que nunca irá existir e por isso nunca estarão satisfeitas.

2

os moderadores têm que aceitar conteúdo com a qualidade mais baixa

Aí eu discordo. Foi a qualidade alta que fez o site ser o que é hoje. Esse é - ou pelo menos deveria ser - o seu grande diferencial.

Hoje a Internet já está cheia de conteúdo ruim, que desensina e é péssimo pra nossa área, e não acho que é uma boa ideia deixar mais um site produzindo ainda mais conteúdo ruim.

Já sabemos na prática o que acontece quando não se tem controle de qualidade, vira um yahoo respostas...

0

Bom então a sobrevivência da plataforma está fadada ao fim, se o público não for grande, o negócio ao redor dela uma hora deixa de existir. Tudo precisa de dinheiro para sobreviver. E para gerar renda (conteudo), a plataforma precisa de usuários.

Qual o intuito de buscar conteúdo sobre ajuda sobre programação, sendo que nos dias atuais temos as poderosas IA´s?

Novamente a minha pergunta foi StackOverflow está morrendo?, pois não se adaptou as mudanças dos dias atuais

2

O Stack Overflow nunca foi e dificilmente será lucrativo, o modelo de negócios sempre foi esse. Eles só usam para divulgar outros produtos.

Na verdade em certo momento teve que preferir quantidade e não a qualidade porque o modelo de negócios é "parecer que é muito grande" para vender por um valor bilionário. Venderam, agora é problema de quem comprou como recuperar esse dinheiro. Aconteceu bem "na hora" que se virou um "ponto de não retorno". Quem dava boas respsotas lá abandonou o site e ele já não tem mais valor concreto em conteúdo novo, apenas no antigo. Quanto mais as regras forem afrouxadas menos valor concreto terá. Mais o conteúdo antigo será enterrado.

Não tem boa solução. Infelizmente.

2

Em outro comentário eu já disse que sim, está morrendo.

Enfim, não sei se vc acompanhou todo o histórico, mas a própria empresa dona do site já percebeu há muito tempo que pra mantê-lo lucrativo precisa de quantidade (mais gente postando mais coisas). Só que isso não é compatível com qualidade, mas mesmo assim ela ligou o f***-se e tomou ações que privilegiam muito mais a quantidade. Mas o discurso oficial ainda é o da qualidade, inclusive faz parte do acordo que os moderadores tem que seguir.

Percebe o problema? Os moderadores estão só seguindo as regras, sob pena de perderem seus postos, mas as regras dizem pra fazer uma coisa que a empresa só apoia no discurso (na prática, ela não está nem aí).

Por causa disso muitos usuários ativos (inclusive os maiores responsáveis pelos conteúdos de maior qualidade, que é o maior ativo do site) desistiram de participar.

Então se o site está morrendo, a maior responsável é a própria dona dele. Não faltou usuário ativo reclamando, e a empresa não fez nada. O resto é só consequência disso.

1

Tanto faz a renda, a comunidade e os moderadores nunca receberam um centavo por suas contribuições. Não estamos preocupados com números e sim com o conteúdo, essa sempre foi a preocupação da comunidade.

E desde sua criação a comunidade se mostrou muito eficiente em seguir esse lema.

Sobre tráfego e dinheiro o problema fica pra dona do site, enquanto isso a comunidade estará empenhada em contribuir o máximo com o conteúdo mais sólido possível.

Sobre o Stack Overflow em Português morrer, eu comentei sobre isso aqui.

1

Quando comecei na programação o SOPT foi uma ótima chamada.

Aprendi a utilizar e engajei na comunidade por um tempo.. mas fui percebendo esse padrão arrogante e acabei me afastando. Acabou que com o tempo eu me adaptei ao inglês, aprendi a ler e consumir mais conteúdo na língua.. portanto hoje é só SOEN e boa.

Acredito que realmente, a comunidade sofre junto.. novos integrantes em potencial são afastados e o site que depende de pessoas para de ser alimentado eventualmente.

Por outro lado, me incomodava um pouco ver que a maioria das perguntas do SOPT eram de pessoas que claramente não leram o básico de como utilizar o site e simplesmente estavam tentando achar respostas para questões de prova e/ou exercícios de algum curso.

2

a maioria das perguntas do SOPT eram de pessoas que claramente não leram o básico de como utilizar o site

Esse é o principal problema. E não são poucos, quase toda pergunta nova que aparece lá é assim.

E aí querem que meia dúzia de usuários ativos que sobraram lá resolvam isso. Não dá, por isso o site está morrendo, praticamente respirando por aparelhos...

Ele só sobrevive pq ainda tem muito conteúdo antigo que é bom. Mas de coisas novas, quase nada se salva.

0
2

Fiz uma pergunta recente e não fui negativado. Muito pelo contrário, tive positivos e uma resposta satisfatória.

Mas não foi um help desk "meu código não funciona", como costuma ser 99% das perguntas atuais...

0

Cara o que digo é ser um contribuinte sendo um "new user", realmente concordo sobre perguntas trash devem ser fechadas na hora, "como fazer tal coisa" ou "o que eu fiz de errado".

O problema são perguntas realmente que fazem sentido para galera nova, novatos fazem perguntas como novatos. A resposta que eles precisam pode até existir na plataforma, escrita de forma mais sofisticada e por isso não a encontram. Então eles fazem novamente novas perguntas de novatos...

2

A resposta que eles precisam pode até existir na plataforma, escrita de forma mais sofisticada e por isso não a encontram

Mas nesses casos, geralmente alguém indica um link com a resposta. Seja nos comentários, ou fechando como duplicada...

2

E aí a pessoa reclama que foi fechada. Reclama que não deram atenção especial para ela.

Uma coisa que as pessoas não entendem é que pode postar tudo lá que não seja completamente fora do escopo e algo ofensivo, spam e coisas do tipo. Até perguntas ruins, individuais pode.

O que muda é que a pergunta será fechada e negativa para fins de classificação. EM algum momento ela será apagada, mas os comentários ficam lá para a pessoa ser "respondida", ajudada, e alguém dar até uma solução para a pessoa. A única diferença é que o conteúdo não será perpetuado, porque ele não ajuda universalmente, que é o objetivo dele.

Aqui no Tabnews ou grupo de Zap e vários ligares são assim, alguns vão afundar no buraco negro da internet, porque tem pouco valor para a soci8endade, embora tenha valor para aquela pessoa. O Stack Overflow só perpetua e destaca o que tem valor mais geral.

Dá para atender a todos, mas a pessoa fica brava porque o conteúdo dela não é perpetuado como os melhores.

Eventualmente ela também não recebe resposta. Acontece aqui também, grupo de WhatsApp, Telegram, em diversos fóruns, etc. Acontece mais agora lá porque os especialistas cansaram, conforme eu já falei. O começo lá era sensacional, tanta gente que ensinou tanto. Sinto falta de todos, até os chatos :D Ainda tem gente que vale a pena :)

Tem casos que é quase impossível dar qualquer resposta.

Lá já acontecia e inda acontece, talvez mais agora, receber resposta ruim, que ensina errado. Antes era mais difícil, mesmo quando acontecia a resposta era avaliada negativamente mais facilmente, e a qualidade era preservada. Hoje muita reposta ruim, que causa problemas, mas "funciona" é bem-vista por alguns. Acontece o tempo todo em outros lugares, inclusive aqui no Tabnews, mas acontece menos porque aqui raramente a pessoa quer ajuda para seu problema individual. No Quora também o povo reclama menos, porque não é favorável a ajuda individual. Mas lá tem um índice de respostas erradas altíssimo.

1

No meu caso quando comecei aprender programação os intrutores só falaram vai lá no SOpt/SOen e pergunta que te respondem. Ai fui lá e recebi um baite hate e sem saber o porque.
Demorei pra entender como funciona a dinâmica do SO em geral.
Deveria ter um tutorial para quem cria uma conta nova mostrando uma gama de exemplos de como perguntar e pesquisar. Talvez ajudasse quem está iniciando

1
1
0

O problema daquele site é uma falta de pontuação de boas maneiras!
Isso impediria respostas e jeitos mal educados!

Mas, aquilo tende a ir sumindo.
O pior que vai ir sumindo por coisa de IAs que pegam conteúdos dele!

1

Vc pode sinalizar esses casos pra moderação.

Conteúdo ofensivo ou totalmente fora do escopo costuma ser tratado rapidamente. Já vi xingamentos sumirem em poucos minutos, por exemplo.

Claro que não existe sistema perfeito, mas enfim, já tem como reportar.

Em última instância, ainda tem o formulário de contato, que se não me engano vai direto pra empresa dona do site (nem passa pelos moderadores).

1

Imagina o que aconteceria se a IA aprender coisa errada e ruim? Será que ela vai sugerir para o usuário final cometer um erro?

Eu não tenho problema nenhum se a IA "pegar" o conteúdo bom do site e ensinar pra quem tá aprendendo, pois esse é o propósito do site, ensinar conteúdo de qualidade. Conhecimento não faz parte da IA.

0

Será que ela vai sugerir para o usuário final cometer um erro?

Não só vai, como já fez! Tem vaŕios posts sobre isso!

Eu não tenho problema nenhum se a IA "pegar"

Não deve demorar para surgirem tags como existem pra buscadores, para impedir que
o conteúdo seja usado em IAs em geral. Pelos menos para impedir que alguns ganhem dinheiro com o conteúdo free dos outros...

Não sei, mas acho que isso posso existir em breve

1

Não é sobre dinheiro, nunca recebi um centavo por alguma resposta ou pergunta de lá. É pela contruibuição. Se a Stack Exchange tá ganhando dinheiro ou não com o meu conteúdo, o problema é deles.

Estou no site para compartilhar minhas experiências, acho que seria ótimo se meu conteúdo atingisse mais pessoas (seria melhor ainda se houvesse créditos), mas o importante é que posso ajudar muitas pessoas.

1

Acho que temos um mal entendido aqui.
Estou falando de algo geral.
E não apenas sobre o site stack overflow.
E nem sobre pessoas diretamente!

Só estou falando que existem tags para por no HTML dos sites
que servem para impedirem indexação e bost seguirem os conteúdos.

Isso poderá quem sabe existir para IAs.
Tags no HTML Para impedir uso dos conteúdos postados por
qualquer pessoa que deseje que seu conteúdo não seja usado por IAs.
Para render dinheiro pras empresas.

Algo como uma licencça GPL, não sei.
Apenas conjecturando