Primeiro, já que resolveu expor alguma postagem de alguém colocando o nome de uma pessoa (foi apagado, mas ainda o resto vale) para criticar, que é algo bastante questionável, e pode ser considerado crime de difamação sob certas circunstâncias, e é covarde fazer longe dos olhos da pessoa para que ela possa se defender. Poderia ter colocado sua participação lá para que as pessoas possam analisar se houve algum problema na comunidade ou se houve um erro seu.
É fácil jogar pedra sem se expor. É fácil reclamar de algo sem dar o direito das pessoas verem se o erro não é seu. Por outro lado, é bom, já estou cansado de discutir algo que eu sei qual será o resultado e nada de bom sairá.
Tem um meta lá para resolver as questões do site. Geralmente quando a pessoa posta fora de lá só está interessado em jogar pedra, sem que algo seja resolvido, ou seja, ela não busca uma solução, só quer validação para seu hate.
Ah sim, isso é hate, eventualmente isso é ser tóxico. Embora eu nem gosto de usar os termos porque eles viraram coringa, junto com troll, viraram "se eu não gosto, é uma dessas coisas", então essas palavras perderam significado real até que se prove que tem mesmo, e geralmente as provas não são apresentadas, é só o "a pessoa é culpada e ela que prove a inocência dela", típico do que a internet virou.
Eventualmente lá existem comentários que podem ser ruins, nenhum lugar está livre disso. Cada um pode achar que algo é ruim do jeito que achar melhor. Obviamente eu acho que deixei claro que a postagem acima é algo pouco produtivo e utilidade duvidosa, para dizer o mínimo.
Algumas postagens lá só são avaliações do que acontece, algumas são duras, e até desagradam.
Lá também tem um sistema de sinalização e vários moderadores avaliam se algo passou do limite. Mas lá não tem censura. Somente ofensas pessoais, que causam problema ou nada tem a ver com a discussão, são apagadas.
Analisando outros pontos da postagem original, pelo menos em caso que dê para entender já que tem frase que parece que não foi concluída:
- Todo feedback pode ser visto de várias maneiras, inclusive pode fortalecer a pessoa. Pode ser ignorado, ou a pessoa fazer o que deseja. Só não pode ser ofensivo, obviamente.
- Não há mais rigor para postagens de usuários novos, a avaliação é a mesma. Acontece que usuários novos não entendem a plataforma e tendem a ter mais problemas, tem solução, basta as pessoas a quererem, não tem acontecido.
- O fato de ter muitos problemas agora não é culpa dos moderadores, e se for, prove. O fato da maioria dos bons contribuidores terem ido embora, reclamando que não tem melhores perguntas para responder não é culpa dos moderadores.
- Se quem faz pergunta ruim está sendo "expulso" então o sistema está funcionando, acontece aqui também e em todas as plataformas e grupos. A pessoa precisa se adaptar à filosofia ou procurar um lugar que atenda suas necessidades. A vida é assim. Goste ou não, seja justo ou não. E todos agem assim, mesmo os que reclamam disso.
- Para quem conhece o funcionamento do site não só é permitido, como incentivado fazer a pergunta e dar a resposta porque, ao contrário da crença popular que lá é fórum (na verdade as pessoas chamam assim, mas querem que seja um mural de helpdesk), lá é um repositório de conhecimento para ajudar a todos com problemas de programar e contribuir na formação de melhores desenvolvedores de software. Por isso perguntas boas, que ensinem algo para "todos" são aceitas e perguntas ruins que só resolvem o problema individual da pessoa não costumam ser tão aceitas. Quando não tem boas perguntas sendo feitas, o melhor a fazer é criar algumas delas. Aqui no Tabnews é assim também, mas não precisa fazer a pergunta separada da resposta em duas postagens, pode ser uma só com título e já a informação a ser passada. Talvez não goste de Tabnews.
- De fato a maioria das pessoas que faziam moderação comunitária não contribuem mais, muitos saíram alegando cansaço de ter que lidar com tanto problema, que o fardo de resolver problemas pouco interessantes e produtivos não compensava a satisfação de ajudar voluntariamente pessoas que precisam de ajuda.
- Lá não tem like e dislike, lá tem votos avaliando a qualidade da postagem. Nem sempre isso é usado da forma correta, mas é uma forma de classificação. Aqui acontece o mesmo, ou deveria, e algumas postagens são mal-recebidas. Algumas corretamente outra nem tanto, como lá e outros lugares.
- Tem postagem que foi criticada, mas tão sem argumento que não tem nem o que responder, curiosamente postagem que foi cuidadosamente respondida, não sei o que mais a pessoa queria, talvez ela só quisesse "estar certa".
- O SO sempre foi adepto da qualidade, isso mudou um pouco, mesmo que as pessoas achem o contrário, mas pode ser analisado "facilmente". Quem não tem o mesmo compromisso com a qualidade não gosta tanto. Nem todo mundo gosta de falar de fatos, de fundamentos, de informação conhecida, e preferem crenças. Vou parar por aqui porque indo além vou conseguir a ira de alguns, já trisquei a linha. Não tem jeito, a crítica sempre pode ser mais simples do que a contestação.
Algumas pessoas que estão lá hoje não são tão antigos assim. Elas começaram usando como todo mundo, só lendo contribuições interessantes e quem sabe fazendo alguma pergunta pontual. É fácil ser lurker, mas para escrever lá precisa de um pouco de regra. Algo que programador está acostumado. Ele precisa aprender a matemática, a computação, a linguagem, o compilador, o IDE, e outras ferramentas, antes de usar. O Stack Overflow é só mais uma dessas ferramentas que ele precisa usar. E algumas pessoas fizeram isso mais recentemente e hoje são bons colaboradores do site, pena que são poucos, a maioria quer só a gratificação imediata e fácil.
Alguns problemas existem mesmo e eu reputo ao cansaço, só sabe como é quem vive aquilo todos os dias, o dia todo, há anos. Eu entendo que as pessoas não são capazes de enxergar como é difícil, mas não muda o fato.
Sei que algumas pessoas não vão gostar disso, mas eu sou só o mensageiro, não foi eu que criei essa situação, eu faço o que eu posso para melhorar, embora eu já esteja cansado. Cansei de fazer tudo o que eu já fiz, e acho que a maioria que se deu ao trabalho de ver todos os indicadores públicos (alguns são privados) dificilmente acha que foi pouco, mas em vez de receber reconhecimento cada dia é mais pedrada. E de forma no mínimo injusta. Mesmo que eu esteja envolvido de forma genérica, sem meu nome no meio.
O que me envolveu diretamente pelo menos eu pude responder, e esclarecer o erro de entendimento sobre o que é a plataforma, algo que está lá para todos verem, poucos o fazem.
Eu sempre lamento quando alguém não gosta do Stack Overflow. Ele mudou minha vida desde que surgiu em 2008. Aprendi muito, me tornei um profissional absurdamente melhor do que eu era por causa dele. Mas admito que isso aconteceu mais no passado, hoje em dia é raro ter algo novo que me ajude. Lamento mais ainda por isso, queria que fosse o oposto.
Queria algo melhor ainda, espero que um dia surja, mas sei que sempre o que diferencia é quando têm especialistas muito fodas participando, não pode espantar esses.
Sabe qual é o local mais legal que já teve sobre programação na internet toda? Pena que ele foi morrendo porque os especialistas foram embora. Se tivesse continuado seria fenomenal.
A crítica é livre, a pessoa pode estar certa ou não. Algumas pessoas estão tentando fazer algo para melhorar, outras não estão.
Não é fácil pessoas experientes terem que parar seu trabalho para lidar só com problema, só com coisas que não acrescentam nada vida delas, e ainda receber pedradas. As pessoas que contribuem em qualquer lugar esperam pelo menos que possam fazer a diferença, não só trabalhar de graça para os outros e só do jeito que os que recebem a ajuda desejam.
Talvez o ChatGPT ajude nisso... daqui uns anos, mas já é um começo. Máquinas servem para realizar trabalhos sem muito valor.
Por sorte eu sei que ajudei milhares, quem sabe milhões de pessoas, fui avaliado por profissionais excelentes, muitos que são bem melhores do que eu e me sinto agradecido por ter tido essa oportunidade principalmente lá e sempre serei grato às pessoas que me ajudaram crescer no processo. Sempre que eu puder vou contribuir da forma que esteja ao meu alcance, em algum lugar. Lamento se não posso cumprir as expectativas de todos. Por sorte tive alguns reconhecimentos que é o alento que me segurou até agora.
Me desculpo se fiz algo ruim, sempre procurei fazer o melhor, eventualmente nem sempre percebido assim por que gosto de puxar as pessoas para procurar que elas melhorem, não estou no ramo de agradar as pessoas, nem de desagradar, mas isso faz parte, é o que eu consigo com meu pragmatismo e o tempo que tenho disponível. Eu sei que isso não cria dopamina nas pessoas, mas alguém tem que fazer. Aceito críticas bem formuladas, construtivas e que tenham sensatez. Na verdade, nem tanto porque eu cansei, estou nos últimos momentos que aceito a responsabilidade específica, outras pessoas poderão fazer melhor do que eu.
Quem quer participar bem lá pense em quem vai te ajudar, faça algo que estimule ele te ajudar gratuitamente. Demonstre que está comprometido com tudo ali, não pareça egoísta, não faça de lá como se fosse a casa da mãe Joana. Vai dar tudo certo.
As pessoas só não desgrdam dele porque ele é como é, se fosse do jeito que deseja, ou seja, baixa qualidade, ele seria um dos sites que ninguém gosta e estáo enterrados por aí. Só falta reconhecer isso.
O Stack Overflow está morrendo há bastante tempo e eu estou lá há quase 15 anos com muita dedicação, estudo e informações privilegiadas para fazer o diagnóstico sobre isso. Mas as pessoas ainda o adoram e não abrem mão dele. Os benefícios estão lá para todos, até quem reclama. Espero que continue assim e não piore mais ainda.
Farei algo que muitos pedem para aprender programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).