Executando verificação de segurança...
4

Para iniciantes: a melhor linguagem de programação para entrar no mercado?

Reposta curta e grossa: qualquer uma!

Resposta completa: você que ta iniciando pode virar noites aprendendo uma única linguagem e um unico framework. Você pode até conseguir um bom emprego com eles, porém vou te falar algo que não é muito agradável. Você provavelmente vai ser uma das pessoas que vai ser substituída por IAs nesse proximo ciclo do mercado de programação (se isso realmente acontecer, claro).

Não estou afirmando nada, mas se você quiser realmente sobreviver nesse mercado, você tem que estar apto a aprender qualquer linguagem/framework em no máximo 1 semana.

Não! você não precisa necessariamente ser especialista/ninja em uma única linguagem/framework pra se destacar no mercado e conseguir a primeira vaga, embora que se você quiser, você pode, mas isso seria um diferencial e não algo a ser aumejado no inicio da carreira (na minha opinião).

Não me considero um veterano da área, mas se tem uma coisa que eu aprendi ao longo desses 7+ anos de carreira é que: se você sabe como funciona, você sabe como fazer em qualquer linguagem.

Focar em aprender os diferentes paradigmas de programação, estrutura de dados, design patterns, gerencimanto de memória, e todas essa "baboseiras" que muitos por ai dizem ser ensinado principalmente nas faculdades, vai te dar toda a segurança do mundo pra você chegar em uma entrevista e falar o seguinte: Não! eu não sei essa linguagem/framework, mas eu sei como funciona. Então me dê uma semana e eu entrego o que você precisa!

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Eu gosto da ideia do "você tem que estar apto a aprender qualquer linguagem/framework em no máximo 1 semana". Não quer dizer que deveria para trabalhar de verdade.

Eu entendo essa frase como "você tem que se preocupar com outras coisas, tipo, os fundamentos, a computação e engenharia de software como um todo, tem que saber resolver problemas, e isso inclui ter condições de trocar de tecnologia muito rápido se for preciso, mas não deveria ser preciso".

Eu só temo um pouco que só porque não mata ninguém as pessoas começam achar que um cardiologista tem que ser capaz de operar um cérebro. Dominar uma tecnologia demora. Sem dominar você fará um trabalho porco. Não deveria trocar fácil assim.

Tem que saber sobre a profissão, não deve se apegar tanto ao detalhe, à ferramenta. Saber desenvolver software de fato não é saber bem uma linguagem.

O foco em aprender essa ou aquela linguagem de fato é um dos maiores erros que as pessoas cometem.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Só posso recomendar o que funcionou pra mim, salvo poucas adaptações (você não precisa sofrer como eu - só se vc gostar): por volta de 2006, eu simplesmente quis fazer um site, enviei um email pro cara do Power Sonic (sim, seria um site sobre jogos do Sonic. Me julguem!), perguntei o que precisava saber, e ele disse sobre HTML, CSS, Javascript e alguma linguagem de programação, como PHP.

Então "meti as caras" pra estudar HTML copiando tags de outros sites, colando no Bloco de Notas e rodando no IE 6 e ficando revoltado pq ele ficava bem melhor no Firefox, mas poucas pessoas usavam. Só depois fui pesquisar as coisas no Google: "como fazer um clique aqui para outro site?", só pra ver se caia na pergunta de alguém do Yahoo! Respostas, e se não tivesse, eu tinha que pesquisar.

Em 2008 comecei a aprender C e Assembly porque eu quis fazer um mini sistema operacional, e consegui pelo menos fazer dar boot pelo disquete, limpar a tela de algumas cores, printar algumas coisas e fazer o buzzer da bios cantarolar musicas que tirei na escaleta e fui ajustando o tom (não tinha achado uma tabela com os valores). Só no ano seguinte consegui fazer funcionar no pendrive sem precisar formatar toda hora, igual fazia com o disquete. Meu PC na época era um Dual Core E5700 de 3Ghz, 4GB de RAM, sem placa de vídeo, HD de 500GB dividido com Windows XP e Ubuntu.

E aí, vai começar agora ou deixar pra próxima?

1

Acredito que sua respota longa acabou fungindo muito da pergunta: a melhor linguagem de programação para entrar no mercado?

Sim, com mais de 5+ anos de carreira é normal vc aprender o básico de qualquer tecnologia em uma semana, mas para quem está começando, com muito estudo são pelo menos 6 meses para você realmente ser útil no mercado. Se vc já quer ser contrato após esses 6 meses aprenda tecnologia da moda e pronto.

1

Na minha breve experiência na área, como iniciante ( < 1 ano) profissionalmente e nos estudos, as oportunidades remotas são inacessíveis, praticamente, para iniciantes.

Então a questão é ver quais stacks são usados localmente, pelo menos para entrar no mercado. Por aqui, domina Java, Delphi/Pascal (sim), JavaScript (e frameworks) e SQL.

Na minha opinião, SQL é a melhor linguagem para entrar no mercado. Com isso quero dizer que é a melhor estratégia, pelo menos no contexto da minha região. A curva de aprendizado é muito menor e todas empresas usam, independentemente dos stacks.

Tendo entrado no mercado, aí sim tanto faz. Hoje eu consigo programar em Python no trabalho, mas foi um trajeto até conquistar isso.