Executando verificação de segurança...
3

[Dúvida] A bateria de um carro fornece energia de forma saudável para substituir uma fonte?

Motivação

Tenho uma idéia de automatização para carro utilizando um PC de verdade. Tenho atualmente uma daquelas multimídias android chinesas de 9 polegadas em um Corsa, procurando imagens do google encontrei esse exemplo igual a minha:

Clique para ver a imagem...

image

Porém ela é muito lenta e não atende minhas expectativas, eu gostaria de usar coisas como GPS com waze e vídeos na internet, mas ela não da conta nem disso. Portanto comecei a planejar uma idéia.

A idéia

Ligar um pc real no carro no lugar da multimidia, utilizando uma tela com touch, ligado a um arduino que por sua vez estará ligado a qualquer outro módulo que eu queira controlar, como o de vidros, travas, e alarme.

Energia

Esse é o principal problema que não tenho certeza de como solucionar e a motivação desse post.
O PC que vou mostrar em seguida é alimentado por uma fonte de 12V até 30W, o que nos dá um pico de 2,5A contudo o PC nunca chega a utilizar esse máximo. Fazendo uma breve pesquisa vi que baterias de carro (novas) tem uma capacidade de no minimo 40Ah, o que nos dá levando em consideração a pior bateria, o uso máximo do PC, com a bateria nova e totalmente carregada a capacidade de manter o PC ligado por 16 horas com o carro desligado. O que parece ótimo.
A intenção obviamente é que o PC só ligue quando ligar o carro, e raríssimos momentos ele seria utilizado com o carro desligado.
A dúvida: A energia da bateria de um carro, chegaria de forma saudável para esse PC? No caso, a tensão da bateria de um carro atinge por vezes mais de 12V, por vezes menos de 12V, e por outros motivos parece ser bem instável, por isso pretendo utilizar um regulador de tensão tanto para o PC quanto para o arduino, isso seria o suficiente? Ou então, supondo que não é saudável, o que fazer para estabilizar a energia, o que ligar, qual componente usar, o que fazer?

O PC

Por questão de custo-benefício e consumo de energia cheguei a uma conclusão, um mini PC com processador Intel N100, 16Gb de RAM. Ele acompanha uma fonte de 12v 30W e o TDP desse processador é de 6W, tem um consumo muito baixo e parece ideal para o propósito com um desempenho mais que aceitável. Consigo encontrar na internet por volta de R$1600,00.

Clique para ver o pc...

image

O Sistema Operacional

Primeiramente pensei no BlissOS, é um sistema android para processadores x64, essa escolha seria por questão estética, desempenho e de finalidade, pois a principal intenção seria utilizar Waze, Youtube, Netflix e afins. Caso o sistema me traga problemas eu trocaria por um simples Windows 11 pela versatilidade.

Os periféricos

Para ter as funcionalidades que eu gostaria eu precisaria de alguns periféricos, por exemplo, o PC já conta com módulo bluetooth e wifi, o que sugere que posso rotear internet do meu celular pra ele, mas precisaria de um módulo GPS, já encontrei na internet para comprar modulos GPS usb para PC. E para internet caso eu não quisesse rotear e queira usar um chip proprio eu poderia utilizar um daqueles modem 4G usb. Por fim precisaria de um módulo que convertesse a saída de áudio do pc para a do som do carro, isso depende de como será feita a ligação, se através de RCA ou dos fios, mas será tranquilo de resolver.

O Arduino

Eu optaria pelo arduino pro micro, pelo seu tamanho reduzido, mas sem problemas em trocar por outro modelo. Este seria ligado à bateria através de um regulador de tensão e permaneceria ligado o tempo todo, fazendo as mesmas contas que fiz para o PC levando em consideração um consumo de 20mAh a 100mAh, com dados que encontrei na internet também, cheguei ao resultado que a bateria pode mantê-lo por 16 a 80 dias, nas mesmas condições da teoria anterior. O que parece ótimo também, já que uso o carro todo dia na pista.
O arduino serviria pra controlar tudo, ligar módulos e dispositivos à minha plena vontade, iniciar o PC ao ligar o carro, desligar o PC ao desligar o carro, controlar o módulo de alarme, vidros e travas, adicionar quem sabe sensores de proximidade RFC, mandar sinais do PC para o arduino e vice-versa, enfim, deixar a criatividade dar a direção. Existem muitas possibilidades.

Por que ter esse trabalho?

Por que não utilizar uma das multimídias já disponíveis no mercado?
Realmente, pra utilizar waze e youtube já existem multimídias excelentes e não precisa nem ser android, o android auto e o apple carplay sem fio já atendem muitíssimo bem. Então vou dizer aqui algumas de minhas motivações.

  • Possibilidade de criar: Posso desenvolver meus próprios aplicativos para minha multimídia e fazê-los controlar componentes do meu carro, e vice-versa, fazer meu carro controlar aplicativos na minha multimídia, inclusive um projeto desses me da muita liberdade criativa.
  • O prazer do DIY: Simplesmente pelo prazer de poder dizer, eu mesmo fiz, tive a idéia, planejei e executei. As vezes o valor de algo feito por nós mesmos não se compara a nada que o dinheiro pode pagar.
  • Aprendizado: Com certeza passarei por diversas situações que irão agregar pro meu conhecimento em eletrônica e programação.

Pra falar a verdade não sei se fui capaz de expor toda a idéia nesse post. Mas agradeço de coração a quem puder contribuir à minha dúvida principalmente sobre alimentação do PC. Quem quiser deixe suas sugestões do que mais posso fazer com isso, novas possibilidades, ou deixe sua pergunta sobre o que planejo fazer com X problema.

Carregando publicação patrocinada...
1

Meus 2 cents:

Pode nao parecer, mas a questao eh bem complexa.

Uma opcao obvia eh usar um inversor AC/DC: pega os 12V da bateria e converte para 110/220 do PC - mas nao eh tao simples, os picos de carga, descarga e outros pontos tem de ser considerados.

Algumas referencias rapidas:
https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/695772-ligando-pc-com-bateria-de-carro/
https://www.reddit.com/r/techsupport/comments/229ais/using_a_car_battery_bank_as_an_battery_for_a_pc/?tl=pt-br

Pelo tipo de necessidade, imagino se um raspberry pi nao seria mais adequado:
https://www.reddit.com/r/raspberry_pi/comments/1codbfw/raspberry_pi_for_automotive_applications_update/?tl=pt-br

Outra vantagem de usar o raspberry eh pode ler diretamente dados via OBD:
https://www.instructables.com/OBD-Pi/

1

Opa, muito legal cara. Só que o caso é mais específico, não é um PC comum alimentado por uma tomada 110V/220V AC. É um PC alimentado por uma fonte 12V 30W DC. Não faria sentido eu usar um inversor transformando em 110V, para ligar uma fonte que volta aos 12V. Isso é importante levar em consideração, pela questão da tensão, apenas um regulador de tensão já resolve o problema, a questão é se isso seria o suficiente.

A propósito, agradeço demais a atenção!

1

Porque voce nao usa um raspberry, que já roda um SO e tbm ja tem IO´s, dispensando o uso do uC. lembrando que a bateria do carro, com o carro desligado e uma energia pura (praticamente livre e ruidos) porem com o carro ligado, pelo funcionamento do alternador, inside na linha 12v um aumento geralmente para 14,5 (dependneod do carro) e tbm ruídos. Então voce precisaria de um trecho de filtro para evitar que esses ruidos causem reset do que quer que seja ligado.

0

Sim, bateria de carro fornece energia suficiente, um PC gasta muito pouco.

O seu maior problema seria a questão legal, se for parado numa blitz já era carro com pc, vai ser levado

1

Voce me deixou com um duvida, por qual venturas o carro seria levado em uma blits ??
qual seria o motivo ?

Digo porque ja fiz e ja vi carros com mini pc e ate console de videogame, e outros componetes e em blits nao teve nenhum problema , afinal se desse aquela multimidias tambem acarretaria a levada do carro nao ?

1

Por alterações no sistema elétrico. Você está colocando um dispositivo com um consumo energético maior que o que foi projetado no carro.

Qualquer alteração que faça no sistema elétrico precisa ser homologada no detran.

Se não for homologada podem levar.