Executando verificação de segurança...
1

Como conquistar a primeira vaga na área de Desenvolvimento Web?

Me formei este ano na Trybe, como desenvolvedor web fullstack e estou em busca de oportunidades para iniciar na área, e gostaria de dicas e sugestões de como conseguir impulsionar esse processo de entrada no mercado de trabalho.

Atualmente estou realizando um trabalho para um colega de desenvolvimento de um tema do zero para wordpress, de um e-commerce e além disso estou contruindo meu portifólio, onde estou aprendendo a utilizar o next.js e gerenciar dominios etc.

Tenho em mente que preciso contruir meu portifólio, e adicionar os projetos que já realizei além de atualizar minhas redes sociais e começar a me expressar mais, a fim de fazer mais network.

E além disso estou todos os dias buscando vagas que estão de acordo com oque eu tenho conhecimento, porém até agora só consegui entrevista em vagas que são parceiras da Trybe onde as vagas foram publicadas no site deles, sites como Gupy, linkedin, indeed eu envio meu curriculo mas já nem tenho experança de receber algum retorno, (enquanto estou escrevendo isso tive um insight que talvez eu tenha que atualizar meu curriculo e reescreve-lo de uma melhor forma) mas gostaria de sugestoes e dicas de vocês, Oque vocês diriam para um desenvolvedor junior focar enquanto busca oportunidades?

Carregando publicação patrocinada...
3

Bom, vamos lá, sendo curto e direto. Pelo que entendi vc já é formado, ou seja, já tem um conhecimento prévio. Com isto, pegue este conhecimento e aplique na prática. Mas não é qualquer projetinho não, faça projetos que tenham sentido com o tipo de vaga que você esteja buscando, por exemplo: Você está se candidatando a uma empresa cujo produto dela é um e-commerce, veja bem, não custa nada você ter em mãos um portfólio que tenha muito a ver com o tipo de produto a qual a empresa está gerenciando. Você pode fazer um projetinho que tenha o consumi de API de um Mercado pago (para integração de pagamentos), ou integração com produtos de outros e-commerces, como mercado livre ou shopee, e assim sucessivamente.

Então a dica é esta, mostre o seu portfólio e aquilo que faça sentido para empresa, um júnior não é um estagiário, ele precisa entregar valor a instituição a qual ele está servindo. A empresa vendo isto, juntamente com o seu perfil, certamente vai querer te contratar. Espero ter ajudado. Boa sorte e bons estudos !

1

Valeu pela resposta, isso que você disse faz muito sentido pra mim!
Sinto que no fundo é isso que eu estou buscando fazer no momento, é bom ouvir uma segunda opinião, assim consigo vizualizar melhor oque devo fazer e como fazer, e valeu pelas sugestões. Vou anotar e planejar uma forma de aplicar isto de forma eficiente

2

Olá, escrevi um pouco sobre como ir bem nas entrevistas (aqui)... Talvez te ajude, tendo em vista que você já fez algumas entrevistas e pode ter deixado elas passarem por algum motivo.

Considere dar uma lida, espero que te ajude!

Abraço!! Sucesso.

2

Olá meu amigo,

esta situação do que vem primeiro "ovo ou a galinha" (experiencia ou oportunidade) é muito complicada mesmo e espero que consiga superar. Tenho certeza que assim que conseguir (e será logo) depois tudo fluirá melhor....

Na minha opinião, o que mais ajuda neste momento, é comprovar sua capacidade através de projetos em produção. E como você procura sua primeira oporunidade, acho que a única maneira é se propor a participar de algo, sem necessariamente receber algo em troca.

Alguns pontos para levar em consideração antes de definir o que fazer:

  • Apenas tome cuidado para não trabalhar de graça. Perceba que não estou dizendo para que você ofereça seus serviços de graça nas vagas em que gostaria de trabalhar efetivamente, mas sim tomar as rédeas de projetos em estágio inicial ou ajudar algum conhecido da área e algum projeto.
  • Determine-se a fazer algo e não pare até conseguir. De preferência escolha um projeto alinhado com as vagas que procura. (front/back/mobile)
  • Procure um mentor que possa te ajudar a direcionar seus esforços e indicar um caminho dado seus objetivos.
  • Não pare no projeto local. Hoje em dia existem diversas maneiras de colocar protótipos em produção e disponíveis na web.

Eu sei que isso pode parecer um pouco surreal no começo: "como assim? Fazer um projeto sem receber ou por conta?". É, mas repare que você não precisa destinar 100% do seu tempo e energia a este projeto. Deixe que ele evolua com o tempo e planeje um período de 6meses a 1ano.

Você verá que os desafios irão ficar cada vez mais profundos e o aprendizado será cada vez maior. Além de tudo no final você terá uma experiência concreta para colocar no seu currículo.

"Construí um e-commerce do zero incluindo back e front (front em X e back em Y, publicado no provedor Z) que faturou 10000mil reais no ano passado e teve + de 1000 acessos no último mês"

É muito mais apelativo do que:

"Experiência com react, node, typescript"

Uma das partes mais difiíceis dessa inciativa pode ser encontrar o mentor adequado e disponível. Se precisar de ajuda com a mentoria, me avise!

Por sinal, talvez essa seja uma ótima ideia de protótipo da sua "startup": um tinder de mentores e mentorados. Propagando o bem!

Boa sorte na sua jornada, a trybe já foi um excelente começo e tenho certeza que logo encontrará sua oportunidade.

1

Incrível sua resposta, nunca tinha pensado por esse lado, de encontrar um mentor pra me auxiliar, ou mesmo um amigo com mais experiencia. vou pensar sobre...

Em relação ao curriculo, realmente, faz toda diferença colocar um caso concreto onde utilizei as tecnologias e obtive resultado, do que apenas citar nome das tecnologias que talvez o recrutador nem saiba oque é. Achei muito interessante esse tipo de abordagem.

E isso que você citou, de colocar projetos em produção ao invés de mante-los local, eu também penso igual, por isso contratei uma vps, uns dominios e estou montando aos poucos meu portifólio neles, por enquanto estou meio que em uma espécie de brainstorm, tendo ideias e organizando para fazer tudo ficar em harmonia.

Meu domínio é elieloliveira.dev e criei um subdominio network.elieloliveira.dev
por enquanto estão bem simples, basicamente um hello world, aos poucos estou estruturando as funcionalidades que vou adionar a eles, desenvolver a identidade visual etc.

Valeu pela resposta, me ajudou muito!

1
1

Então, a Driven eu não conheço, mas posso falar da Trybe, além do aprendizado que tive em hardskills e softskills durante a formação, também tive aulas de carreiras, dicas e sugestões para montar o portifólio e tal, porém ainda sim depende do aluno buscar e focar a encontrar as vagas.
Além disso, a trybe recomenda o aluno só começar buscar vagas no fim do módulo de backend(modulo 3 de 4), muitos colegas que estudaram comigo já começaram a focar em vagas nesse periodo, e conheço vários que já estão trabalhando na área, eu decidi focar 100% nos estudos até o fim do curso, e faz 2 meses que concluí, e estou enviando curriculo pra valer a 1 mes

Particulamente eu sinto que estou bem próximo de achar uma vaga formal, além disso, há empresas que abrem vagas exclusivas para alunos da trybe.

Mas sempre tem aquela insegurança e ansiedade no começo kk