Olá meu amigo,
esta situação do que vem primeiro "ovo ou a galinha" (experiencia ou oportunidade) é muito complicada mesmo e espero que consiga superar. Tenho certeza que assim que conseguir (e será logo) depois tudo fluirá melhor....
Na minha opinião, o que mais ajuda neste momento, é comprovar sua capacidade através de projetos em produção. E como você procura sua primeira oporunidade, acho que a única maneira é se propor a participar de algo, sem necessariamente receber algo em troca.
Alguns pontos para levar em consideração antes de definir o que fazer:
- Apenas tome cuidado para não trabalhar de graça. Perceba que não estou dizendo para que você ofereça seus serviços de graça nas vagas em que gostaria de trabalhar efetivamente, mas sim tomar as rédeas de projetos em estágio inicial ou ajudar algum conhecido da área e algum projeto.
- Determine-se a fazer algo e não pare até conseguir. De preferência escolha um projeto alinhado com as vagas que procura. (front/back/mobile)
- Procure um mentor que possa te ajudar a direcionar seus esforços e indicar um caminho dado seus objetivos.
- Não pare no projeto local. Hoje em dia existem diversas maneiras de colocar protótipos em produção e disponíveis na web.
Eu sei que isso pode parecer um pouco surreal no começo: "como assim? Fazer um projeto sem receber ou por conta?". É, mas repare que você não precisa destinar 100% do seu tempo e energia a este projeto. Deixe que ele evolua com o tempo e planeje um período de 6meses a 1ano.
Você verá que os desafios irão ficar cada vez mais profundos e o aprendizado será cada vez maior. Além de tudo no final você terá uma experiência concreta para colocar no seu currículo.
"Construí um e-commerce do zero incluindo back e front (front em X e back em Y, publicado no provedor Z) que faturou 10000mil reais no ano passado e teve + de 1000 acessos no último mês"
É muito mais apelativo do que:
"Experiência com react, node, typescript"
Uma das partes mais difiíceis dessa inciativa pode ser encontrar o mentor adequado e disponível. Se precisar de ajuda com a mentoria, me avise!
Por sinal, talvez essa seja uma ótima ideia de protótipo da sua "startup": um tinder de mentores e mentorados. Propagando o bem!
Boa sorte na sua jornada, a trybe já foi um excelente começo e tenho certeza que logo encontrará sua oportunidade.