Executando verificação de segurança...
1

Eu travei - Meu atual pior momento da carreira.

Quando estava fora do mercado eu estudava uma técnologia nova por semana e aprendia bem esta técnologia, mas sempre haviam aquelas que eu gostava mais, como por exemplo python, sempre fui apaixonado pela linguagem, aprendi tudo que pude, inclusive quando preciso estudar padrão de projeto ou entender como uma arquitetura funciona, aplico em python até entender, mesmo que não se encaixe bem na proposta da linguagem.

Mas acontece que desde dezembro de 2020 que consegui meu emprego eu estagnei técnicamente, posso dizer que logo quando entrei para o mercado eu já possuía conhecimento técnico equiparavel a pelo menos um desenvolvedor pleno, faltando apenas vivência e evolução de soft skills para me tornar um pleno completo, então fiz alguns cursos e tentei me envolver no máximo de tomadas de decisões possíveis, mesmo que eu estivesse errado nas minhas colocações, o importante era justamente aprender até que me tornei pleno, mas meu nível técnico não teve evolução.

Hoje estou estável no meu emprego, e isso é tranquilizante no ponto de vista de manter as contas pagas, mas é assustador no ponto de vista de evolução, ok, sei o que muito podem dizer, 2020 para cá passaram apenas 3 anos, existem pessoas que ficam até 10 anos sem virar pleno e muito mais sem virar senior, mas a questão não é chegar a evoluir até o próximo nível e sim evoluir, eu não tenho mais a gana de criar projetos, até porque todos os projetos que idealizo não parecem possuir um desafio interessante, parecem ser as mesmas coisas sobre assuntos diferentes, é tudo uma questão de um banco de dados para gravar informações e telas para enviar informações.

Antes quando eu sentia que precisava criar algo, eu modelava no papel, ou em algum software se fosse algo simples eu apenas criava, mas algo saia, bom ou não, terminado ou não, algo saia. Hoje eu penso em alguns projetos para me manter em dia com as técnologias ou até mesmo aprender algo, mas na hora de dar o start eu simplesmente não tenho mais o tesão de começar. Começo a esboçar o projeto e logo vou me desanimando, começo a pensar nas stacks tentando seguir aquele esquema de sempre adicionar pelo menos uma recurso ou técnica nova para aprendizado, mas logo me desmotivo e desisto.

Eu adoro programar, mas parece que o fogo tá apagando e o problema disso é sentir que estou parando de evoluir, e é frustrante, pois nunca fiquei sem evoluir, nunca fiquei sem aprender e isso afeta meu psicológico diretamente, vejo todos publicando artigos, publicando diplomas de cursos, pos-graduações, faculdades ou certificações, promoções, experiências com finais felizes, enquanto eu estou travado no mesmo posto.

E tenho aquela sensação, fazer mais do mesmo não é suficiente, não importa se eu consigo encher o meu github de cruds em diferentes linguagens de programação com diferentes bancos de dados, o que mais eu posso fazer que seja desafiante o suficiente para que eu não desanime, ao mesmo tempo hoje não pode ser algo de extrema complexidade pela limitação do meu tempo, já que sou pai, faço faculdade, ajudo na casa e trabalho período integral, não posso por exemplo decidir fazer um projeto de redes neurais ou reconhecimento de imagens, porque não vou conseguir ir a fundo, e tudo que é para web ou desktop, é como eu já disse, mais do mesmo. Tela, api, banco de dados.

Como volto a ter tesão pela programação? Será que eu quero um desafio compartilhado e grande? Uma equipe para criar um toy project com um certo nível de complexidade, mas não impossível? Ou será que isso sou apenas eu me boicotando evitando começar algo com medo de não terminar e ainda ficar estagnado no processo? Não sei.

Carregando publicação patrocinada...
2

Muito bom o texto e consigo entender totalmente o sentimento, já estive (ou talvez ainda esteja, mas não consiga ver tão claro) nesse pensamento ou momento. Acho que essa "estagnação" que diz é algo da sua cabeça apoiado sempre naquela comparação que sempre fazemos com outras pessoas - como disse, sempre tem pessoas postando projetos, certificações e finais felizes - mas, a sua evolução hoje acontece durante o trabalho e projetos internos da sua empresa e não mais em um "github de cruds em diferentes linguagens" que serão todos básicos.

Se listar o seu conhecimento aplicado na empresa e no que faz diariamente vai ver que é maior do que projetos apenas pra encher github (melhor estruturado, pensamento voltado ao usuário, arquitetura, design, boas práticas, CI/CD, etc...). Isso tudo é evolução que aconteceu enquanto você não parou pra colocar em uma rede social e talvez por isso pareça que não está evoluindo. Os projetos e o que pode te motivar talvez esteja dentro da sua empresa, disse que é pleno, então virar senior é a "cenoura" que vai correr atrás. Caso tenha mentoria na sua empresa, conversa com seu Senior pra fazer o treinamento pra promoção, muita coisa nova vai aparecer e o pulo de evolução vai ser muito gigante (falo como sênior que está treinando juniors e plenos).

No final, pra resumir (hahah) muito provavelmente é uma comparação e um efeito gerado por redes sociais do que realmente estagnação. Uma coisa que pode fazer pra validar conhecimento são entrevistas de emprego - sem compromisso pra entrar nas empresas, apenas faça pra validar se está com conhecimento em dia e, caso não, vai descobrir coisas que precisa estudar.

pnd0x

1

Vou refletir sobre o caso, é incômodo pois programar além de trabalho também era um hobby e não tenho mais prazer como hobby, mas faz todo sentido o que disse e isso remonta períodos complicados antes de ser programador.

1

Ambiente de trabalho conta muito, eu acho que de você deve trocar de empresa tentando entrevistas para vagas de Pleno, se é isso que vai te fazer sentir melhor, e se não fizer, não tem problema, você sabe por tudo que passou e sabe onde pode chegar.
Se teu chefe não te olha com os olhos que você queria, talvez seja o local.
Pedi demissão do meu serviço e amanhã é o ultimo dia, sei do meu potêncial estou indo pra outro lugar mostrar meu valor, e se não for valorizado, vou pro próximo. A vida é assim.

1

Eu concordo com você, mas sobre meu texto não tem relação com valorização pela empresa, é algo mais pessoal, eu sou pleno hoje onde trabalho e sou respeitado pelos meus colegas e gestores. Minha reclamação é sentir que seria isso, este seria o ponto alto da minha carrareira pra sempre, não evoluiria mais. Espero ser apenas uma fase, ou que minha vida corporativa traga mais sucessos para que eu possa sentir que houve uma evolução como o pnd0x comentou.

1

afonso2medeiros,

Achei bem interessante o seu post.

Acho legal que você via a programação como hobby, mas o nome verdadeiro do que você tinha era o life-long learning.

O desejo de estudo contínuo sobre algo.

Tenho duas sugestões para você avaliar:

  • Quando é referente à programação, geralmente existe a possibilidade de automatizar coisa e quando você vê que leva menos tempo para fazer o mesmo que fazia antes, isso dá uma sensação indescritível. Resumindo, procure coisas para automatizar ou fazer a mesma coisa de maneiras diferentes.
  • Busque projetos de baixa/média complexidade, porém que seja do seu interesse. Conforme você mencionou, tem n responsabilidades e dispor de um tempo grande é difícil. Você não vai conseguir fazer redes neurais, mas e um projeto do titanic (Classificação)? É um projeto básico, mas muito legal! Depois evolui para o das flores (iris - classificação também), House pricing (regressão).
    • Não faça o projeto todo de uma vez, primeiro busque como quebrar o dataset, no dia seguinte qual o modelo ser usado, depois a predição, depois maneira de evitar overfit e assim por diante.
1

Existem alguns pontos.
De fato algumas pessoas são como tubarão: se parar de se mexer, morre.
Eu também tenho essa percepção, de que a falta de "movimento" faz com que eu esteja estagnado e isso coloca a gente numa posição bem crítica considerando que no cenário atual tudo muda toda hora e quem não está atualizado fica pra trás.
O que eu tento quebrar em mim e talvez valha para você. Movimento nem sempre é eficiência. Aprender uma coisa toda semana é legal demais, mas para que? As vezes uma semana de descanso vai ser mais positiva do que uma semana de estudo, mesmo que no 1o momento você não sinta.
Sobre o tesão em estudar: pessoas tem fases, talvez você encontre prazer em outras atividades para além dos estudos e isso vai te permitir voltar a ter energia até mesmo para estudar.
No caso do trabalho: novos empregos trazem novos desafios e te permitem ao mesmo tempo estudar e exercitar. Se você sente que já domina tudo no seu emprego e desafios fazem parte do seu combustível, talvez valha tentar ajudar outras pessoas ou outras áreas, ou outra empresa.
Se parte da sua ansiedade é pelo mercado de trabalho, saiba que no geral a experiência é mais valorizada do que um GitHub ou Portfólio cheio de projetos.
Já sobre todas as outras pessoas ao seu redor conquistando infinitas coisas diariamente, o que te recomendo é cortar isso. É como o Instagram mostrando alguém tomando champagne em um iate as 3 da tarde de uma terça-feira. Simplesmente não existe benefício nenhum em ver isso.
Quando a gente está em um ambiente em que pessoas diretamente ligadas a gente evoluem, isso nos ajude a seguir o caminho, mas quando o ambiente é uma rede social com dezenas de desconhecidos aparentando felicidade e conquistas, possivelmente você não vai conseguir enxergar o que de fato está acontecendo e ai mais uma vez, não existe benefício nenhum nisso.
Espero que você eventualmente volte a se sentir bem quanto a tudo isso, porque sei como essa sensação é ruim, mas pode ser que uma reflexão sobre o motivo de você sentir te ajude a mudar a sua percepção sobre essas coisas. Chuto que isso vá ser mais valioso do que você voltar ao que era antes. Algumas coisas são boas durante um tempo e nos dão a sensação de que foi nosso auge, mas talvez agora sua evolução aconteça em outra área da vida e você sempre andar com a régua medindo os estudos talvez não permita enxergar tudo o mais em que está sendo bem sucedido.