Eu travei - Meu atual pior momento da carreira.
Quando estava fora do mercado eu estudava uma técnologia nova por semana e aprendia bem esta técnologia, mas sempre haviam aquelas que eu gostava mais, como por exemplo python, sempre fui apaixonado pela linguagem, aprendi tudo que pude, inclusive quando preciso estudar padrão de projeto ou entender como uma arquitetura funciona, aplico em python até entender, mesmo que não se encaixe bem na proposta da linguagem.
Mas acontece que desde dezembro de 2020 que consegui meu emprego eu estagnei técnicamente, posso dizer que logo quando entrei para o mercado eu já possuía conhecimento técnico equiparavel a pelo menos um desenvolvedor pleno, faltando apenas vivência e evolução de soft skills para me tornar um pleno completo, então fiz alguns cursos e tentei me envolver no máximo de tomadas de decisões possíveis, mesmo que eu estivesse errado nas minhas colocações, o importante era justamente aprender até que me tornei pleno, mas meu nível técnico não teve evolução.
Hoje estou estável no meu emprego, e isso é tranquilizante no ponto de vista de manter as contas pagas, mas é assustador no ponto de vista de evolução, ok, sei o que muito podem dizer, 2020 para cá passaram apenas 3 anos, existem pessoas que ficam até 10 anos sem virar pleno e muito mais sem virar senior, mas a questão não é chegar a evoluir até o próximo nível e sim evoluir, eu não tenho mais a gana de criar projetos, até porque todos os projetos que idealizo não parecem possuir um desafio interessante, parecem ser as mesmas coisas sobre assuntos diferentes, é tudo uma questão de um banco de dados para gravar informações e telas para enviar informações.
Antes quando eu sentia que precisava criar algo, eu modelava no papel, ou em algum software se fosse algo simples eu apenas criava, mas algo saia, bom ou não, terminado ou não, algo saia. Hoje eu penso em alguns projetos para me manter em dia com as técnologias ou até mesmo aprender algo, mas na hora de dar o start eu simplesmente não tenho mais o tesão de começar. Começo a esboçar o projeto e logo vou me desanimando, começo a pensar nas stacks tentando seguir aquele esquema de sempre adicionar pelo menos uma recurso ou técnica nova para aprendizado, mas logo me desmotivo e desisto.
Eu adoro programar, mas parece que o fogo tá apagando e o problema disso é sentir que estou parando de evoluir, e é frustrante, pois nunca fiquei sem evoluir, nunca fiquei sem aprender e isso afeta meu psicológico diretamente, vejo todos publicando artigos, publicando diplomas de cursos, pos-graduações, faculdades ou certificações, promoções, experiências com finais felizes, enquanto eu estou travado no mesmo posto.
E tenho aquela sensação, fazer mais do mesmo não é suficiente, não importa se eu consigo encher o meu github de cruds em diferentes linguagens de programação com diferentes bancos de dados, o que mais eu posso fazer que seja desafiante o suficiente para que eu não desanime, ao mesmo tempo hoje não pode ser algo de extrema complexidade pela limitação do meu tempo, já que sou pai, faço faculdade, ajudo na casa e trabalho período integral, não posso por exemplo decidir fazer um projeto de redes neurais ou reconhecimento de imagens, porque não vou conseguir ir a fundo, e tudo que é para web ou desktop, é como eu já disse, mais do mesmo. Tela, api, banco de dados.
Como volto a ter tesão pela programação? Será que eu quero um desafio compartilhado e grande? Uma equipe para criar um toy project com um certo nível de complexidade, mas não impossível? Ou será que isso sou apenas eu me boicotando evitando começar algo com medo de não terminar e ainda ficar estagnado no processo? Não sei.