Executando verificação de segurança...
1
Webert
3 min de leitura ·

Poderia me dar algumas sugestões? Me sinto perdido

Opa pessoal beleza? gostaria de sugestões de vocês pessoas com mais experiência do que eu. Então, vou contar um pouco sobre oq anda rolando comigo e farei as perguntas no final.


(Abaixo está mais pra um mini desabafo do que alguma informação importante, pode pular se quiser)

Um ano atrás eu me sentia mal por ter 19 anos de idade e nunca ter trabalhado na vida, eu estava parado em casa e não sabia oq queria fazer da vida, então cai no papinho de trabalho fácil e mercado aquecido com pouca concorrência e comprei um curso avulso de programação, estava quase terminando o curso quando conheci o canal do Fabio Akita e tomei um tapa de realidade maratonando uns vídeos dele, me senti acabado. O lado bom de fazer o curso foi que eu percebi que eu queria entrar na área de software, penso hoje em entrar em backend/análise de dados. Mesmo acabado mentalmente ainda quero investir na área, mesmo agora sabendo que não vai ser tão facil quanto eu pensava.


Hoje em dia, faço Engenharia de controle e automação industrial, 1° período, ne uma federal muito boa da minha cidade, eu sei que não tem muito haver com a área de software mas é oq dava com a nota do Enem, posso tentar trocar para Ciências da Computação pela própria universidade. Eu penso também que a automação pode ter uma parte boa porque eu teria o titulo de engenheiro e poderia atuar mais de uma área como, só que ai entra no pensamento de que eu não taria me especializando em nada. Também estou tentando um processo seletivo da Inteli(De novo) para Sistemas de informação ou Engenharia de software. Tenho medo de passar no processo seletivo e me mudar, medo de "perder contato" com meus amigos, medo de ser uma faculdade "pior" que a minha atual, medo de perder mais tempo do que eu já perdi.

O que vocês acham sobre esse medo?
Pensando que eu já "perdi tempo demais", e que eu quero uma graduação por gostar de estudar e
acho que vai me fazer bem a longo prazo.
Caso passe na Inteli, vocês iriam pra uma faculdade aparentemente muito focada na área só que iniciaria do 0, não podendo reaproveitar nenhuma cadeira?
Caso não passe, vocês mudariam para Ciências da Computação?
Acham que a formação muda muito em relação a carreira?


Quando digo que perdi tempo demais, quero dizer que me sinto velho e inveja em comparação a outras pessoas que vejo na carrerira, por exemplo casos de pessoas com minha idade trabalhando pra fora ja me desanima, é um pensamento errado eu sei, mas não sei como não sentir esse mal estar e desanimo.


Eu atualmente procuro qualquer forma de renda na facul como bolsas/IC ou estágio obrigatório na área para no mínimo ter alguma experiencia. Queria investir meu tempo livre em coisas como portifólio para ficar "mais fácil" de competir, como criar um app de celular pra minha república por exemplo, ou caso consiga alguma bolsa investir no curso do Felipe, meio irônico pensar nisso já que eu já fui enganado uma vez, mas o curso dele me chama muito a atenção.

Vocês investiriam ne algum curso? o que vocês fariam no tempo livre pra auxiliar a entrada na carreira?
Caso eu queria alguma renda de freelancer por exepmlo, eu pensaria desenvolvimento web com node e react, porem é oq tudo mundo faz e se todo mundo entra não me parece uma boa competir, faz sentido?
Oq vcs fariam no meu lugar?

Sei que entrar no mercado é mais dificil do que eu imaginava, sei que qualquer decisão minha é sempre uma aposta e que o futuro é inseguro pra todo mundo e que tudo que eu tentei pode dar errado. Tentei sintentizar um turbilhão de pensamentos que me incomoda a muito tempo, desculpa pelo mini desabafo, desculpa se ficou confuso o texto e se é um conteúdo inútil pro tabnews ou se são perguntas bobas demais, mas é algo que pode me ajudar

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara eu vou tentar falar algumas coisas, baseado em coisas que aconteceu na minha vida, e nao sei se isso vai te ajudar, talvez te ajude nas suas decisoes. Primeiro de tudo, o que voce precisa pensar, é que cada pessoa tem o seu proprio tempo, o que quero dizer com isso: Não foque a sua vida ou suas decisões baseado na vida de outras pessoas, só porque alguem cresceu e ficou rico com 25 anos de idade, quer dizer que voce precisa ficar rico ou ter sucesso na carreira nessa idade. Tem pessoas que conseguem ter uma carreira de sucesso ao 20, aos 30, aos 40, aos 50, vai de cada um, vai depender dos erros e acertos, a unica coisa que voce não pode fazer é desistir, e não ter medo de errar, errar faz parte do nosso amadurecimento, mesmo que alguns erros trazem consequencias para a nossa vida. Não pense que você está atrasado, e foque naquilo que você quer. Não tenha medo de sair da sua zona de conforto, isso nos faz crescer e amadurecer, e nunca pense que voce esta atrasado

1

Obg por me dar sugestão de melhor mentalidade, eu ja esbarrei em alguns pensamentos desses mas é dificil pra mim( eu sou meio dodoi da cabeça ) não pensar que eu sou pior do que os que estão a minha volta. Eu preciso de procurar ajuda nesses aspectos mas mt obg pelo apoio

1

Olá, eu vou passar minha vida aqui pois ela é parecida com a sua, entretanto possuo mentalidade diferente.

Com 14 anos entrei no ensino médio integrado em técnico de informática (2020) no IF, veio a pandemia e me fudi, perdi 2 anos de estudo. Terceiro ano foi maravilhoso e vi o quanto que eu perdi de ensino/aprendizagem por ter ficado remoto, até que apliquei em TADS no mesmo IF que fiz ensino médio e passei.

Vamos lá no que eu aprendi e que espero que você possa pegar algum aprendizado nisso.
Meus pais tão enchendo meu saco para mim ter que trabalhar (em algo que não é da área), entretando minha condição de vida diz que não é necessário isso por que boa parte das contas daqui não são minhas, e sim da minha irmã que faz faculdade privada (e eu pública).

Estou no segundo semestre do curso de 3 anos no total, e oque aprendi é: cada um tem uma vida diferente, uns precisam trabalhar e estudar, outros possuem uma vida que podem escolher um dos dois. O mercado de TI precisa de pessoas que saibam programar, ou que saibam analisar um sistema.

Vou falar somente sobre programar. Se você quer crescer nessa área, entenda que vagas de junior não querem uma somente uma base sólida de conhecimento, querem um prédio estruturado. Os cursos de programação (80% da internet) não ensinam uma base solida que são: POO, Estruturas de Dados, Lógica de programação, um pouco de matématica, arquiteturas de software, sistemas operacionais, banco de dados e git (esses são conceitos que você deve ter, que as empresas procuram diretamente ou indiretamente).

Ciencia da computação é ótima, mas não necessária se no caso você quer apenas programar. Se quer faculdade para programar, TADS ou qualquer Tecnólogo, e não bacharelado.

Escolha um foco: mobile (tá tendo muito mercado), front-end/back-end/fullstack, aprendizagem de máquina, big data, e os derivados. O que não falta são áreas de atuação, mas todas elas (sem excesão) usam aquela base que eu disse anteriormente.

Se você quer entrar no mercado de trabalho, em 1 ano e alguns meses você consegue, eu só demorei a entender que para conseguir isso, necessitava de uma boa base que o próprio Fabio Akito disse.

Depois veja esse vídeo que mostra o que você pode fazer, quando já tiver criando projetos pessoas, e quer uma vaga de emprego remota, veja esses vídeos que dirão o que esperar e o que fazer: https://youtu.be/15fBdpMWPrE; https://youtu.be/NttrF2T4BSA; https://youtu.be/aIzkPAVnTGg

É isso, não tem essa de em 6 meses você tá empregado. Foque em aprender o básico, aperfeiçoar que em qualquer linguagem esses conceitos irá utilizar, pois, um programador bom, qualquer linguagem ele vai saber usar (só ler a sintaxe) e quebrar a cabeça; o programador ruim, vai dizer que somente quer trabalhar com aquela linguagem, e que se botar pra executar em outra, não vai saber.

O resumo é: FUNDAMENTE SUA BASE E DEPOIS ERGA O PRÉDIO DA FORMA QUE PREFERIR, QUE GOSTAR MAIS, E SEJA UM BOM PROGRAMADOR

E não se esqueça, constância e foco.

E tudo se encontra na internet, jogado por ai, so voce pegar um assunto e aprender e aperfeioçoar e partir pro próximo tópico em outro canal e tals.

1

Eu ja pensei em fazer TADS online, na XP Educação(não sei se vc conheçe) por que na minha cidade não tem curso ADS presencial, eu não sei por que mas eu desisti da ideia apesar de ter passado no processo seletivo. Acho que eu não queria algo EAD mas não tenho certeza. Eu realmente só quero programar, sei que vou aprender muita coisa inutil em ciencias da computação, mas eu também sei que vou passar por uma boa base. Eu não preciso trabalhar para estudar mas é algo que eu quero fazer para não pesar tanto nos meus pais.

Agora com o seu comentario me deu vontade de tentar um ADS da vida kkkkk, mas não sei se seria o mesmo impacto de eu fazer ciencias da computação. Por exemplo, eu acredito que CDC pode impactar mais no meu curriculo para um trabalho no exterior do que ADS

1

Mano, entenda uma coisa. O Mercado de TI quer gente que resolva problemas, onde você aprendeu tão pouco se fudendo (80% das empresas). Tem lógico uma minoria que pede formação, entretando qual é não importa. Ciencia da computação é integral, de manha e a tarde e 4 anos, enquanto TADS é somente noite e 3 anos. Vai do que você quer, por que você so vai ter acesso ao mercado com Ciencia da computação no estágio la pro 3 ano. Enquanto TADS, de dia você pode trabalhar de boas.

O que eu disse é que você deve ter uma boa base, e citei matérias. Ciencia da computação te torna engenheiro bruto, mas so depois de 4 anos que você realmente entra no mercado de trabalho. Enquanto TADS, no segundo ano, você consegue. OU seja, 2 anos de experiencia na frente.

Lógico que vai de empenho, pois é mais auto-didata, entretando, na programação se você não souber estudar sozinho para resolver um problema, e sempre precisa de curso e curso, você vai ter problemas no futuro.

TADS você sai com formação se esse for o caso, pode fazer uma pós da mesma forma que a Ciencia da computação.

Resumo: ONDE VOCÊ APRENDEU NÃO IMPORTA PRA EMPRESA (TEM UMA MINORIA QUE IMPORTA), DESDE QUE VOCÊ SAIBA SE VENDER E PROVAR QUE RESOLVE O PROBLEMA DA EMPRESA E SE DESTAQUE, ELA VAI TE CONTRATAR. TI É ÁREA DE SERVIÇO, VOCÊ NÃO SE IMPORTA ONDE O PEDREIRO ESTUDOU, VOCÊ SE IMPORTA SE ELE TEM CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA PARA RESOLVER SEU PROBLEMA

Se quiser bater mais um papo, se ainda tiver perdido (eu fiquei esse ano), manda msg no meu linkedIn

1

Olha, ainda não possuo experiência necessária para te elucidar alguns tópicos, mas já tenho uma ideia de como manter a cebeça pra cima. Eu tenho 22 anos e agora estou no último semestre de Ciências da Computação e trabalho em uma agência de marketing.

O que aprendi até agora: Comunicação é um divisor enorme; com inglês ainda mais.

Alunos da faculdade que conversavam com professores e participavam de eventos ganharam destaque no mercado de trabalho.

Sobre o que estudar e no que focar depende muito. Sabe, eu odeio PHP, mas meu primeiro estágio foi com PHP. As vezes você sabendo o arroz com feijão da coisa você já engata um estágio ou emprego e aí sim entra a comunicação.

Possíveis clientes em potencial podem aparecer e você tem que saber vender o seu peixe. Seu vizinho pode precisar de uma solução que você saiba efetuar e você nem saiba!

Vejo colegas da faculdade defendendo unhas e dentes aquilo que paga os boletos no fim do mês. Não tem tecnologia melhor, existe casos e casos, você precisa se encaixar em algum e se aprofundar.

Você ainda é jovem, não se compare com ninguém, todos são únicos!

Eu comecei minha faculdade aprendendo C e C++; mas eu me descobri na Web depois de ver umas aulas da rocketseat. Depois disso ajudei vários colegas em conteúdos que envolviam HTML, CSS e JavaScript.

Hoje estou com projetos grandes em mente. Um pro TCC, outro pra minha Igreja e assim vai até eu evoluir e me estabilizar.

1

Em resumo da minha vida, conheci uma garota no tinder, e no dia que ela me conheceu me disse quer iria morar na minha cidade e que tinha conseguido FIES no meu curso atual FÁRMACIA, dai então sai correndo do tinder me inscrevi na faculdade. Hoje estou no terceiro ano, me arrependi de não ter desistido no começo pra tentar algo novo, e agora quando eu me formar sei que minha profissão vai me trazer bons frutos, mas durante esses 2 anos eu ainda continuo batendo na tecla sobre o curso que eu realmente queria, Desenvolvimento de Softwares ou Engenharia da Computação. Porém vale a pena mais 5 anos de faculdade?
Hoje eu tenho PROUni não pago faculdade e o curso de farmácia é maravilhoso, a industria paga muito, e tenho uma grande experiência na área tanto na parte de análises quanto de produção e ou garantia da qualidade.
Será que vale mesmo a pena eu trocar de profissão?
Então, eu decidi fazer o seguinte, estudar com todo amor e carinho minha atual profissão e estudar muito sobre programação ao ponto de que eu fale, agora eu consigo, e se não conseguir isso vai virar um hobbie, pois um farmacêutico recem formado ganha lá pelos seus 5mil 6mil reais dependendo do lugar, pelo menos aqui na minha cidade é assim, então cara.
Desiste disso ai e faz o que você realmente quer, status de engenheiro não vai te fazer melhor. O que vai te fazer melhor é fazer o que gosta.
Comecei a faculdade com 23 anos de idade.
Voa menino!

1

Bom, caso nenhumas das opções de trocar de curso de certo, meu curso querendo um não esbarra um pouco em programação ( apesar de ser programar pra hardwares ), e eu acho que daria para me especializar na área depois. Muitos amigos meus falam coisas diferentes do tipo, termina o curso e faz mestrado em algo na área, outros mesmo sugerem a troca de curso. Agora penso em insistir na troca de curso pela propria facul até da certo

1

Eu acredito que consiga me tornar um aluno desse tipo. Eu gosto de estudar, nunca tive problemas para nota, e atualmente eu converso com meu professor de prog e as vezes vou no departamento de ciencias da computação atras de alguma oportunidade de bolsas ou IC. Sobre oq estudar eu usei o node como um exemplo, eu ja tive um meia experiencia com um trabalho real, um amigo meu me pagou para fazer umas Api's pra ele em Nest, ele nunca usou essas Api's mas foi uma experiência que eu levei muito a sério e aprendi bastante sobre git e Scrum, nessa experiência eu talvez tenha enxergado o tanto que falam que base importa, porque eu consegui replicar conceitos que eu tinha aprendido em python só que em uma linguagem que não tinha mexido muito.

0