Olá, eu vou passar minha vida aqui pois ela é parecida com a sua, entretanto possuo mentalidade diferente.
Com 14 anos entrei no ensino médio integrado em técnico de informática (2020) no IF, veio a pandemia e me fudi, perdi 2 anos de estudo. Terceiro ano foi maravilhoso e vi o quanto que eu perdi de ensino/aprendizagem por ter ficado remoto, até que apliquei em TADS no mesmo IF que fiz ensino médio e passei.
Vamos lá no que eu aprendi e que espero que você possa pegar algum aprendizado nisso.
Meus pais tão enchendo meu saco para mim ter que trabalhar (em algo que não é da área), entretando minha condição de vida diz que não é necessário isso por que boa parte das contas daqui não são minhas, e sim da minha irmã que faz faculdade privada (e eu pública).
Estou no segundo semestre do curso de 3 anos no total, e oque aprendi é: cada um tem uma vida diferente, uns precisam trabalhar e estudar, outros possuem uma vida que podem escolher um dos dois. O mercado de TI precisa de pessoas que saibam programar, ou que saibam analisar um sistema.
Vou falar somente sobre programar. Se você quer crescer nessa área, entenda que vagas de junior não querem uma somente uma base sólida de conhecimento, querem um prédio estruturado. Os cursos de programação (80% da internet) não ensinam uma base solida que são: POO, Estruturas de Dados, Lógica de programação, um pouco de matématica, arquiteturas de software, sistemas operacionais, banco de dados e git (esses são conceitos que você deve ter, que as empresas procuram diretamente ou indiretamente).
Ciencia da computação é ótima, mas não necessária se no caso você quer apenas programar. Se quer faculdade para programar, TADS ou qualquer Tecnólogo, e não bacharelado.
Escolha um foco: mobile (tá tendo muito mercado), front-end/back-end/fullstack, aprendizagem de máquina, big data, e os derivados. O que não falta são áreas de atuação, mas todas elas (sem excesão) usam aquela base que eu disse anteriormente.
Se você quer entrar no mercado de trabalho, em 1 ano e alguns meses você consegue, eu só demorei a entender que para conseguir isso, necessitava de uma boa base que o próprio Fabio Akito disse.
Depois veja esse vídeo que mostra o que você pode fazer, quando já tiver criando projetos pessoas, e quer uma vaga de emprego remota, veja esses vídeos que dirão o que esperar e o que fazer: https://youtu.be/15fBdpMWPrE; https://youtu.be/NttrF2T4BSA; https://youtu.be/aIzkPAVnTGg
É isso, não tem essa de em 6 meses você tá empregado. Foque em aprender o básico, aperfeiçoar que em qualquer linguagem esses conceitos irá utilizar, pois, um programador bom, qualquer linguagem ele vai saber usar (só ler a sintaxe) e quebrar a cabeça; o programador ruim, vai dizer que somente quer trabalhar com aquela linguagem, e que se botar pra executar em outra, não vai saber.
O resumo é: FUNDAMENTE SUA BASE E DEPOIS ERGA O PRÉDIO DA FORMA QUE PREFERIR, QUE GOSTAR MAIS, E SEJA UM BOM PROGRAMADOR
E não se esqueça, constância e foco.
E tudo se encontra na internet, jogado por ai, so voce pegar um assunto e aprender e aperfeioçoar e partir pro próximo tópico em outro canal e tals.