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O novo ensino médio é uma brincadeira de mal gosto.

"novo" ensino médio

Eu sei que o tabnews não é exatamente para esse tipo de conteúdo, mas o que me chama atenção nessa palhaçada toda é como estão usando a tecnologia para "inovar" quando na verdade só estão complicando a vida dos estudantes e professores.
Eu estou no segundo ano do ensino médio, e eu simplesmente achei um absurdo a forma como removeram as matérias, a forma como reformularam todo o conteúdo para uma coisa extremamente rasa e que para quem quer fazer Enem ou Vestibular, não vai servir de nada (a escola nem deveria preparar pra isso, ao meu ver, deveria preparar para a vida, mas atualmente não prepara pra nada)

Estão usando a tecnologia para piorar

Pelo menos aqui no meu estado, foram criadas uma infinidade de plataformas (leia Paraná, redação Paraná, inglês Paraná), o problema é que as plataformas são ruins, inúteis e só servem para dar trabalho (único que funciona e que tem alguma utilidade é o redação Paraná).
também fizeram parceria com a Alura E ESTÃO OBRIGANDO OS ALUNOS A FAZEREM OS CURSOS que a Alura deixa para estudantes para ter nota, como se fosse uma tarefa de casa.
O que mais me irrita é o leia Paraná, nos obrigam a ler naquela coisa horrenda que mal tem livros! A biblioteca da escola existe pra que?? eu tenho livros em casa, porque eu devo ficar lendo a história dos três porquinhos online e respondendo questionários simplesmente para ter nota em português? se querem que as pessoas leiam mais, estão fazendo errado. Ainda que eu trabalho e não tenho tempo (muito menos vontade) de acessar essas plataformas, e por causa disso minhas notas estão baixas.

Curso técnico EAD... Na sala de aula??

Uma das propagandas que fizeram foram esses cursos técnicos integrados, eu estou no de ADS e sinceramente, arrependimento total.
Quando eu estava no 9° ano e ouvi sobre isso, eu fiquei feliz, porque era de uma área que eu gosto e eu imaginei que teria um professor na sala ensinando e também conversando sobre programação, mas eu caí do cavalo.

As aulas passam no educatron, nada mais é que uma TV (de baixa qualidade por sinal) e um computador integrado, e uma câmera gravando a sala, são várias escolas e um professor (onde isso vai dar certo?) no Google Meet (a pandemia já está sob controle, galera)

Eu realmente não sei que tipo de profissionais querem formar com isso, não tem como prestar atenção naquelas aulas, nem mesmo a monitora se importa, ela só coloca na aula porque é paga para isso, do contrário colocaria vídeos do Youtube para todo mundo assistir, seria mais interessante do que a aula.

Esse descaso do estado com a educação me deixa realmente muito puto, até porque o governador do meu estado diz que aqui tem a melhor educação pública do Brasil (na cabeça dele, só pode), única coisa que compensa são as aulas de robótica, o resto das "inovações" foi um fracasso completo.

Se fosse apenas por mim, eu largaria a escola HOJE MESMO.

Eu nunca tive raiva da escola antes desse novo ensino médio, essa quantidade absurda de plataformas que não ajudam em nada é pra capotar o Corsa, é isso que acontece quando pessoas que não passam (e provavelmente nunca passaram) o que nós passamos querem decidir o que é melhor para nós (sem nos consultar e indo contra nossos protestos).

Mas e aí, qual a opinião de vocês sobre a forma como a tecnologia está sendo usada no novo ensino médio?

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Eu já tenho 36 anos, mas eu lembro bem dos meus anos de ensino médio e faculdade. A minha dica é não esperar que eles te preparem para a vida, pois não vão. Se você ficar preso nessa ideia de escola te formando para a vida, sua referência será, na melhor das hipóteses, o melhor professor da sua escola e seu universo ficará muito limitado. Aprenda com os melhores do mundo, aprenda a pesquisar, o conhecimento está todo em inglês, mas você tem que chegar até ele.

Eu não estou falando para você largar a escola ou reprovar em tudo. Faça o que tem que ser feito. Se você é obrigado a fazer o curso tosco, faça e pense em como ele seria melhor, mas chegando em casa, estude de verdade, vá atrás dos seus interesses, leia bastante, veja coisas em inglês, faça coisas que te deixam desconfortável para expandir seu mundo. Você é jovem e pode ir muito longe fazendo isso.

Pesquise no google, converse com o chatGPT, pratique o hábito de ir atrás das coisas que fazem brilhar seus olhos, não ache que tem alguém cuidando de você, pois não tem ninguém. O professor, a escola, precisam seguir ordens de cima, do programa de ensino do governo, dos interesses particulares do diretor ou donos da escola. Para eles, você é um mero número na estatística, mas para você, o seu futuro é tudo que você tem. Cuide do seu futuro com carinho e cuidado, não deixe ele nas mãos dos outros.

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Bem no nosso tempo já era meio ruim. Agora o Ensino Médio dos nossos pais era até interessante pois tem alguns cursos técnicos, isso hoje em dia é concentrado em colégios federais que possuem esse tipo de formação deixando a formação técnica como algo de elite. Alunos que como eu, acabam também fazendo a universidade federal.

Acho que essa reforma tenta trazer um pouco disso, o absurdo é ter acabado, se não nem teríamos todo essa dificuldade da transição.

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O sistema educacional não tem solução! A verdade é que as pessoas aprendem de forma unica. Ninguém funciona como o outro, ninguém pensa como o outro. O sistema educacional para ser "viavel", se baseia na aplicação de uma formula educacional para o maior numero de pessoas possiveis. Não necessariamente pensando na sua educação. Alguns se dão bem, alguns não, outros nem vão. As escolas não são preparadas para alunos com transtornos como TDAH, TEA, entre outos. Sem entrar no mérito neurocientifico, que afirma que não é saudavel crianças acordarem cedo para aprender.

Nosso sistema todo é falho, mas é um sistema, ele vende, engana a maioria, e cumpre com a promessa de ter um sistema. É tudo uma falácia hipocrita. Se voce tiver sorte, leia o maximo que puder e procure voce sua educação. Caso contrário ficará refém de um sistema que nem liga para voce.

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O problema não é a escola, mas os alunos, diga-me quem não aprendeu a ler, escrever, operações matemáticas básicas, ..., o problema é o aluno, como diz o ditado: Uma fruta podre pode estragar o cacho todo , o tempo ~5 horas já é curto dividindo por ~5 o tempo fica bem menor. O aluno quer ir para a escola apenas para socializar e comer.

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Minha escola também sofre com o novo ensino médio. Estou no 3° ano, e a única coisa que ganhei com esse novo sistema foi problemas.

  • Passo mais tempo na escola do que em cada, acordo 4:30 e chego às 17:00.
  • Gosto muito de programação, mas não tenho tempo de estudar, quando tenho, estou cansado demais para fazer qualquer coisa.
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Bom saber dos problemas do novo ensino medio, na prática.

O maior problema pra mim nem está ai, mas no fato do novo EM ser focado em formar pessoas para o mercado de trabalho, ao invés de formar cidadãos.

Temos que formar seres pensantes, que discutam os problemas da sociedade e tenham capacidade de resolvê-los com o conhecimento base que adquiriram das mais diversas disciplinas de ciência de base. Entretanto, desde a concepção, esse não parece ser o objetivo do novo EM, mas formar uma massa de trabalho semi-qualificada pra já comecar a trabalhar logo depois do EM

Basicamente parece que estamos formando uma tropa de apertadores de parafusos e robos, pronto pqra desempenhar as tarefas dos patrões e do que o mercado precisa, confundindo dever do estado com demandas do capitalismo e de negócios.

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Vou trazer uma visão que grande parte do Tabnews talvez seja contrária.

Mas respondendo isso aqui que você disse:

Eu realmente não sei que tipo de profissionais querem formar com isso

Aí que tá! Eles não querem!

O único objetivo do "Novo" Ensino Médio foi acabar com a estrutura das escolas para que aulas como Filosofia, Artes, Sociologia, História e outros assuntos que possam levar o estudante a ter um pensamento crítico fossem removidas.

A real é que para o governo (digo isso não especificamente ao Lula, mas a estrutura) pensa que quanto mais o estudantes de Escola Pública forem prejudicados, melhor, porque as particulares continuam com as mesmas matérias e com coisas complementares, o que já podemos ver que apenas privilegia os mais ricos do país.

Enfim, existem diversos outros problemas, como as próprias tecnologias não serem usadas ou sequer existirem nas escolas. Eu moro em Santa Catarina, um lugar não muito diferente do Paraná quando se trata de políticos e pessoas, e mesmo assim, temos escolas que não tem as vezes Wifi, ou um que não funciona bem, além de falta de computadores ou sequer a existência de uma sala de Informática.

Além de não terem professores para ensinar matérias técnicas, os horários impedem alunos de trabalhar, o que incentiva a evasão escolar.

E quem quiser entender mais sobre esse assunto, pode ver esse vídeo completo aqui:

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Acho que dá pra ir além. Às vezes esquecemos que o Brasil é um país subdesenvolvido e tem muita gente interessada em manter aqui o maior número de profissionais baratos e não qualificados.

A aprovação do novo ensino médio contou com um lobby imenso das escolas particulares e dos conglomerados da educação. Se antes já era difícil, o novo modelo tornou impossível um aluno de escola pública competir com um de particular no ENEM e vestibulares.

Não tem jeito. Esse papinho de "não vamos falar sobre política" só forma pessoas alienadas que se afastam de discussões importantes não só pro futuro do país, mas também delas próprias e das suas famílias.

Enquanto a gente (que trabalha com inovação e tecnologia) não perceber isso, só vão usar esses termos pra precarizar mais a educação, os postos de emprego, os serviços públicos e por aí vai.

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Cara, quem faz a qualidade do ensino são os alunos e os professores. Os meios são apenas meios. Alguns que você mencionou, inclusive, são de ajuda, ainda que não seja de excelência.

A educação só vai melhorar quando qualificarem melhor os professores e quando os alunos realmente tiverem interesse em aprender, punindo (de uma maneira ou outra) os baderneiros e os que não querem aprender.

A educação pública é desmotivada por conta do cansaço mental que os alunos e seus pais provocam, por conta da falta total de disciplina, pelo risco de físico e moral que professores tem todos os dias.

Os meios que a educação é propagada deveria ser o menor dos problemas.

Se tivéssemos uma educação séria os passos seriam o seguinte:

  1. Valorização total do professor: não é só financeiramente, mas sim moralmente e disciplinarmente. O que um professor faz e fala dentro de uma sala de aula deveria ser lei. O professor deveria ter total autonomia para suspender, reprovar e gerenciar os alunos.
  2. Foco no aprendizado: o objetivo da escola é ensinar. Escola hoje virou uma bagunça. Escola hoje é restaurante, dormitório, paqueródromo, etc... menos LUGAR PARA ESTUDAR. O foco precisa ser no aprendizado e as horas seriam melhor aproveitadas, com alunos mais produtivos, aprendendo mais em menor tempo e chegando a vida adulta com muito mais conhecimento.
  3. Disciplina a quem não colabora: acho um absurdo professores e escolas serem OBRIGADOS a aturarem baderneiros. Para se expulsar um alunos QUE DESCARADAMENTE E EXPLICITAMENTE decide não estudar, mas sim atrapalhar toda uma classe, é uma imensa burocracia. Suspender ou disciplinar um aluno baderneiro, que muitas vezes beira a criminalidade, é algo de altíssimo risco físico e moral para os professores.
  4. Alunos devem aprender a serem civilizados: assim como nas civilizações japonesas e coreanas, os alunos deveriam ficar encarregados de boa parte das atividades mecânicas da escola. Os "anjinhos" poderiam distribuir a própria merenda, limpar a própria sala, cuidar do próprio banheiro, lavar os próprios corredores, etc. É um aprendizado que se levaria para a vida e daria mais dignidade a este tipo de trabalho.

Teria aqui facilmente mais uns 5 pontos para elencar. Mas não quero estender ainda mais.

Trabalho há mais de 10 anos com educação (hoje sócio de uma edtech). Eu te garanto que a solução para a educação ESTÁ MUITO LONGE de consertarem as formas de transmitir educação, mas sim nas pessoas que a formam.

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Eu ouvi falar disso no podcast do tropia (Diario de um jovem moderno), é algo bem grave mesmo, tambem me sentiria desmotivado se algo assim acontecesse aqui em portugal...

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Bem não me parece algo ruim, apenas mal implementado.

É uma boa curso EAD com prova presencial, isso força o Aluno a estudar mais, o problema do EAD é ter como o cara colar na prova.

Então ter ensino EAD e semipresencial é excelente. Porém tem vários fatores, professores que não tem conhecimento no assunto, alunos ainda não adptados a plataforma e outros. Porém os alunos são jovens, e se adaptam melhor do que os mais velhos.

Por fim, só de ter robótica que você gosta, já compensa ter toda essa reforma, é impressionante que hoje em dia, isso não tratado sendo algo importante para o futuro.

Espero que com plataformas e cursos melhores, traga algo util aos alunos e ao país.

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Atualmente estou cursando o 2º ano do ensino medio em MG e na minha escola temos aula de tecnologia e inovação onde o professor que dá a matéria é o professor de inglês, a sala de computadores não tem acesso a internet e eu como uma pessoa que aprendeu HTML e CSS com o Guanabara vendo o professor simplesmente passando matéria no quadro sobre html e js sem explicar e depois levando para a sala de computadores para os alunos tirarem informação sei lá de onde para montar o que ele pede acho realmente difícil, ainda mais pois não tem nem 10 computadores na sala o que faz com quem tinha interesse com isso só vá perdendo por falta de uma pessoa realmente capacitada e da infraestrutura necessária para aplicar os devidos conhecimentos.
Já no ano passado quando eu estava no 1º ano a professora de química era a encarregada pela aula de Tecnologia e Inovação e a única coisa que teve de tecnologia e inovação durante um ano inteiro foi duas aulas no "excel" onde fizemos uma tabela simples, de resto foram só aulas livres pois nem liberavam os computadores da escola para usarmos.

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Olá,
bom, acredito que tem alguns pontos pouco esclarecidos nesse contexto do novo ensino médio. Não estou aqui defendendo mas também não é de todo ruim.
Quando eu cursei o ensino médio tinhamos aulas pouco dinâmicas, apenas 1 ou 2 professores realmente faziam os alunos prestar atenção nas aulas. Muitos nem se quer se preocupavam em preperar aulas e "cagavam" o conteúdo que eles quisessem para os alunos. E olha que nem estou falando de tampo tempo assim: 2009.
Aqui no Paraná, ao menos no Colégio Estadual da minha cidade os alunos tem até matéria de pensamento computacional e inclusive a professora já venceu competições estaduais com os alunos da matéria. AA como eu queria ter essa matéria na minha época!

Na minha época frequentar os laboratórios de informática era o áuge, uma vez por semana e olhe lá iamos ao laboratório, e era aqueles PCs 4 em 1 (4 monitores / 4 teclados e mouses conectados ao mesmo equipamento), sim, era o áuge pois todos os alunos passavam ansiosos durante a semana toda para que um professor nos levasse ao laboratório.

Em fim, eu acredito que se eu estivesse no terceirão agora em 2023 e não em 2009 eu seria muito mais feliz frequentando o colégio do que fui naquela época.

Obs: eu trabalhava das 8 as 18, ia para o colégio as 18:30 e chegava em casa as 23:50.

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Aqui no EM de Jurema-Pi a situação só piorou, pegamos aulas de Eletiva(uma materia que trabalha dinámicas com a classe) e Projeto de Vida(falando sobre os objetivos de carreira e da vida dos alunos), tiraram Filosófia e Sociologia da grade curricular pra colocar essas dai, mas a única que ainda presta é a segunda que pode ser usada pra discutir como chegar ao objetivo de cada um, a primeira alí só ta servindo pra passar mais conteúdos relacionados a humanas e gastar o tempo dos alunos

Na questão de professor ruim tem dois lá que simplesmente não sabem explicar a materia deles que é o de Biologia e de Física, ainda bem que o outro que realmente sabe explicar vai voltar novamente