Executando verificação de segurança...
2

Eu já tenho 36 anos, mas eu lembro bem dos meus anos de ensino médio e faculdade. A minha dica é não esperar que eles te preparem para a vida, pois não vão. Se você ficar preso nessa ideia de escola te formando para a vida, sua referência será, na melhor das hipóteses, o melhor professor da sua escola e seu universo ficará muito limitado. Aprenda com os melhores do mundo, aprenda a pesquisar, o conhecimento está todo em inglês, mas você tem que chegar até ele.

Eu não estou falando para você largar a escola ou reprovar em tudo. Faça o que tem que ser feito. Se você é obrigado a fazer o curso tosco, faça e pense em como ele seria melhor, mas chegando em casa, estude de verdade, vá atrás dos seus interesses, leia bastante, veja coisas em inglês, faça coisas que te deixam desconfortável para expandir seu mundo. Você é jovem e pode ir muito longe fazendo isso.

Pesquise no google, converse com o chatGPT, pratique o hábito de ir atrás das coisas que fazem brilhar seus olhos, não ache que tem alguém cuidando de você, pois não tem ninguém. O professor, a escola, precisam seguir ordens de cima, do programa de ensino do governo, dos interesses particulares do diretor ou donos da escola. Para eles, você é um mero número na estatística, mas para você, o seu futuro é tudo que você tem. Cuide do seu futuro com carinho e cuidado, não deixe ele nas mãos dos outros.

Carregando publicação patrocinada...
1

Bem no nosso tempo já era meio ruim. Agora o Ensino Médio dos nossos pais era até interessante pois tem alguns cursos técnicos, isso hoje em dia é concentrado em colégios federais que possuem esse tipo de formação deixando a formação técnica como algo de elite. Alunos que como eu, acabam também fazendo a universidade federal.

Acho que essa reforma tenta trazer um pouco disso, o absurdo é ter acabado, se não nem teríamos todo essa dificuldade da transição.