Cara, quem faz a qualidade do ensino são os alunos e os professores. Os meios são apenas meios. Alguns que você mencionou, inclusive, são de ajuda, ainda que não seja de excelência.
A educação só vai melhorar quando qualificarem melhor os professores e quando os alunos realmente tiverem interesse em aprender, punindo (de uma maneira ou outra) os baderneiros e os que não querem aprender.
A educação pública é desmotivada por conta do cansaço mental que os alunos e seus pais provocam, por conta da falta total de disciplina, pelo risco de físico e moral que professores tem todos os dias.
Os meios que a educação é propagada deveria ser o menor dos problemas.
Se tivéssemos uma educação séria os passos seriam o seguinte:
- Valorização total do professor: não é só financeiramente, mas sim moralmente e disciplinarmente. O que um professor faz e fala dentro de uma sala de aula deveria ser lei. O professor deveria ter total autonomia para suspender, reprovar e gerenciar os alunos.
- Foco no aprendizado: o objetivo da escola é ensinar. Escola hoje virou uma bagunça. Escola hoje é restaurante, dormitório, paqueródromo, etc... menos LUGAR PARA ESTUDAR. O foco precisa ser no aprendizado e as horas seriam melhor aproveitadas, com alunos mais produtivos, aprendendo mais em menor tempo e chegando a vida adulta com muito mais conhecimento.
- Disciplina a quem não colabora: acho um absurdo professores e escolas serem OBRIGADOS a aturarem baderneiros. Para se expulsar um alunos QUE DESCARADAMENTE E EXPLICITAMENTE decide não estudar, mas sim atrapalhar toda uma classe, é uma imensa burocracia. Suspender ou disciplinar um aluno baderneiro, que muitas vezes beira a criminalidade, é algo de altíssimo risco físico e moral para os professores.
- Alunos devem aprender a serem civilizados: assim como nas civilizações japonesas e coreanas, os alunos deveriam ficar encarregados de boa parte das atividades mecânicas da escola. Os "anjinhos" poderiam distribuir a própria merenda, limpar a própria sala, cuidar do próprio banheiro, lavar os próprios corredores, etc. É um aprendizado que se levaria para a vida e daria mais dignidade a este tipo de trabalho.
Teria aqui facilmente mais uns 5 pontos para elencar. Mas não quero estender ainda mais.
Trabalho há mais de 10 anos com educação (hoje sócio de uma edtech). Eu te garanto que a solução para a educação ESTÁ MUITO LONGE de consertarem as formas de transmitir educação, mas sim nas pessoas que a formam.