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Txug0
1 min de leitura ·

TabNews se tornando repetitivo

Não se sou só eu com essa sensação, mas parece que sempre vejo os mesmos tipos de posts no TN.
é um misto de :

  • Como consigo meu primeiro trampo ?
  • Qual linguagem eu escolho ?
  • Tem vaga pra tal linguagem ?
  • Como começo na area da programação ?

Coisas desse genero, talvez eu esteja prestando atenção demais nisso mas é algo que me chamou atenção.

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Txug0 obrigado por abrir essa publicação e trazer sua visão! Deu para ver pelo engajamento nos comentários que isto é algo sério e precisa ser resolvido de alguma forma, ou pelo menos aliviar a dor 🤝 Mas se me permite, tenho três pontos sobre isso:

Primeiro ponto

Uma coisa que também repetidamente acontece, é de não entender que este tipo de situação é mais difícil de se resolver do que parece.

Um exemplo prático recente foi o fato do TabNews não ter uma busca e esta era a razão de publicações estarem aparecendo de forma duplicada, era um consenso realmente muito forte na comunidade. Mesmo assim, lembro de levantarmos o ponto de que uma busca não resolve este problema, porque quem cria publicações de baixa qualidade irá tender a não fazer nada para evitar elas em primeiro lugar.

De qualquer forma, a feature de busca era requisitada quase que diariamente aqui pelas publicações (quando não era diariamente, era semanalmente). Então ela foi implementada e aqui estamos discutindo sobre o exato mesmo problema.

Dado a isso, tudo bem... minha preocupação não é ter implementado algo que não tem efeito prático, porque muito depende da execução também, pois há várias outras formas de implementar uma "busca" que poderiam ajudar no problema, por exemplo, uma busca passiva que acontece automaticamente no ato de estar criando uma publicação (avisar a pessoa que uma outra publicação sobre isso já existe e inibir ela de publicar). Minha preocupação é, após esse caso, a gente não ter realmente entendido que certas coisas não são fáceis de se resolver como parece que são, incluindo a sugestão que eu dei da busca passiva, não pela dificuldade técnica, por outro problema muito pior: os efeitos colaterais.

Muitas sugestões tem um efeito colateral de segunda ordem que é pior do que o de primeira ordem. Já vi comunidades morrerem antes de nascerem por excesso de organização e features para barrar publicações. Um exemplo clássico disso é, de largada, todas as publicações serem moderadas antes de se tornarem públicas. Eu destaco isso, porque comunidades morrerem por "medo da bagunça" é mais comum do que podemos imaginar até, pois comunidades que morrem cedo acabam nem esbarrando na gente. Isso acontece muito com produtos e serviços que já querem nascer prontos, com todas as features para resolver todos os problemas, que é de onde vem o termo "feature creep". Na maioria das vezes é o caso clássico de otimização prematura, que é uma mecânica que vai além da programação e a exata mesma coisa acontece com comunidades. Eu diria que otimização prematura em comunidade é uma situação ainda mais sensível do que em código.

Então sobre filtro, categorização e organização de conteúdo, tudo isso tem um efeito colateral de segunda ordem muito agressivo na liquidez de publicações, que é algo que você precisa facilitar no começo para uma comunidade gerar tração, e aí sim chegar num estágio em que você pode implementar certos impostos para regular a dinâmica da comunidade, que é o que naturalmente iremos fazer.

Eu garanto a todos que estamos observando tudo o que é discutido aqui no TabNews, até mesmo quando não fazemos alguma interação direta via comentário. Todas as reclamações são lidas e consideradas com total carinho, de verdade. A questão novamente é: muita coisa não é fácil de se resolver e nem está no tempo certo para ser resolvida. Se a gente trouxer a versão dos sonhos final do TabNews para hoje, o TabNews morre de tanto peso. Na minha visão, irá precisar de anos e anos para irmos subindo estes impostos na velocidade certa... e quando falo anos, é no mínimo uma década de trabalho.

Segundo ponto

Sempre me pego pensando nisso que é: quando algo é relevante... é relevante para quem? Me pego pensando que: só porque chegamos antes temos o direito de expulsar pessoas novas ou dificultar a vida delas de uma forma que não foi dificultada para nós que chegamos primeiro? E se caso tenhamos chegado aqui primeiro e estava do jeito dos "sonhos" que comentei ali em cima, será que iríamos participar? Isso porque, manter um quarto organizado é muito mais difícil do que manter um quarto bagunçado, então participar de uma comunidade organizada é mais difícil. Qual o incentivo que eu tenho hoje para pagar esse imposto de organização? Será que a implementação do Revenue Share gera incentivo necessário?

Fora isso tem a maturidade de uma comunidade ao longo do tempo. Eu estou vendo isso acontecer em tempo-real num jogo que acabou de ser lançado chamado F-Zero 99. Antes de uma corrida começar, o jogo oferece 2 opções de pistas para correr, e os 99 jogadores escolhem uma ou outra. Geralmente o jogo oferece uma pista fácil e uma pista difícil. No começo, a comunidade sempre escolhia a pista fácil como vencedora (eu inclusive). Mas hoje noto que a comunidade está escolhendo muito mais a pista difícil quando ofertada (incluindo eu). Aliás, eu acho um saco quando a pista fácil ganha na votação, mas eu entendo que quem entrou agora no jogo (como eu entrei no passado), não quer peitar a pista difícil e se essa fosse a única opção, não continuaria jogando porque vai ser uma experiência muito frustrante. O problema é que se não jogar, há uma probabilidade maior de não se tornar um jogador recorrente, e de não se tornar um jogador mais sofisticado e que ficaria a longo prazo na comunidade.

Terceiro ponto

Em paralelo a tudo isso, eu vejo cada vez mais publicações diferentes indo para aba Relevantes. Cada mês que passa do TabNews, mais interessantes estão sendo os conteúdos na minha visão de usuário. A aba Recentes continua um faroeste e eu voto para que ela continue assim, não acho que chegamos no estágio de dizer o que as pessoas devem publicar ou não... estamos aprendendo ainda. O que precisamos proteger é a aba Relevantes e naturalmente publicações muito bem avaliadas ou muito discutidas estão pipocando lá, que refletem em serem destacadas no Google Discovery. Olha que massa isso aqui:

Print do Google Discovery mostrando um gráfico
Print do Google Discovery mostrando uma tabela

Olha a quantidade de pessoas vindo de lá (que não contabilizam as pessoas que entram nas publicações por dentro do TabNews ou vindo de outras redes sociais).

Conclusão

Sugiro primeiro: continuar protegendo a aba Relevantes para que publicações com qualidade ou com abertura para discussão continuem ganhando destaque. Isto se faz qualificando elas de forma positiva ou deixando algum comentário com valor concreto.

Segundo: vamos continuar educando nossos valores e o que estamos tentando proteger no TabNews para quem chegou aqui depois da gente. Esta é a forma mais humana de se criar uma comunidade de humanos.

Terceiro: continuar implementando simultâneamente impostos no sistema para desacelerar as publicações (que inevitavelmente irão afetar todo mundo, quem cria publicações de alta ou baixa qualidade) e incentivos para aumentar a vontade de se criar uma publicação de qualidade. Novamente, isto precisa ser feito de forma simultânea e se não der para ser assim, sugiro fortemente primeiro criar o incentivo e depois consertar o problema que isso vai causar com impostos, do que o inverso 🤝

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Eu realmente não vejo as publicações repetitivas de baixa qualidade como algo que me desmotiva a usar o TabNews. Claro, não quero ver 3 perguntas todo dia sobre "quanto devo cobrar num projeto?" ou "que tal meu portfólio?" etc., mas eu só vejo isso na página Recentes (ou lá para a décima posição de Relevantes, que aparecem publicações mais novas, com menos TabCoins).

Hoje está relativamente fácil ganhar TabCoins: tem o "login diário", você pode receber até três votos da mesma pessoa na sua publicação, sua próxima publicação considera a média de TabCoins das suas últimas publicações... Com tudo isso, basta uma pessoa dar um voto negativo na publicação "ruim" e ela não aparecerá na lista de Relevantes. Está fácil de moderar esses casos que estamos tratando nessa discussão.

Essa semana o Felipe Barso criou um grafo na página de Status que mostra as últimas qualificações (votos positivos e negativos) realizadas no TabNews. Se formos levar em consideração apenas esse grafo, posso dizer que existem mais publicações boas do que ruins, afinal, existem bem mais votos positivos. Na prática, sabemos que a quantidade de publicações boas é menor, mas que elas recebem bem mais votos.

Grafo da página de Status

Com isso em mente, ainda acho que a página Relevantes tem cumprido seu papel, salvo algumas exceções. Hoje, nosso imposto sobre publicações ruins é a qualificação negativa.

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Concordo com a ideia de facilitar no início para ganhar tração, mas ainda sim precisa de um mínimo de controle e direcionamento, para a tração não ir na direção errada. Dependendo do caso, é difícil corrigir o rumo depois que já aconteceu, e qualquer "imposto" colocado depois pode causar disrupção além da conta.

Não estou dizendo que é fácil - se fosse, eu já estaria sugerindo a solução agora mesmo - mas é algo a ser levado em conta. Até que ponto queremos facilitar? Usando a analogia que vc fez com F-Zero, se começar a entrar só gente que prefere a pista fácil, quem gosta mais da difícil pode se desmotivar e abandonar o jogo. Mas se só tiver gente que prefere a difícil, vai dificultar a entrada de jogadores novos.

Vc prefere que o site dependa mais de um fluxo constante de gente nova entrando, ou de um grupo mais restrito de veteranos? Utopicamente acho que todos querem o equilíbrio, mas eu acho inviável. Ao priorizar um, automaticamente estamos alienando outro: se a prioridade é dada aos novos, aumenta a quantidade de "conteúdo Déjà vu", e se for dada aos veteranos, os novos irão reclamar que não conseguem participar.

Só pra citar um exemplo, eu vi isso acontecer no Stack Overflow. Ao longo de anos, muita gente seguiu a ideia inicial de ser um "Repositório de Conhecimento sobre Programação™", seguindo regras rígidas sobre a forma e o conteúdo. Foi isso que fez ele ser o gigante que é. Ou seja, por muito tempo priorizaram os veteranos que construíram a reputação do site, e isso aumentou muito a barreira de entrada dos novatos. Em certo momento, mudaram a filosofia e basicamente chamaram os veteranos de tóxicos (sendo que eles só queriam preservar o que tinham construído), e passaram a ser mais permissivos com usuários novos. Isso aumentou a quantidade de usuários, é verdade, mas o preço foi ver muitos veteranos abandonando o site, e ter a qualidade geral caindo vertiginosamente (convenhamos, hoje só o conteúdo antigo presta). É um exemplo prático de que não dá pra conciliar as duas coisas: ao dar preferência para um, vc necessariamente abre mão das vantagens do outro.

Não estou dizendo que temos que fazer igual, são sites diferentes com filosofias distintas. Mas em algum momento teremos que escolher o queremos priorizar. Acolher a todos é uma ideia muito legal, mas também é utópica. Se aceita tudo, eventualmente vira bagunça e não se extrai quase nada de útil (vide o finado yahoo respostas). Se restringe demais, afasta os novatos e perde-se o fluxo constante de renovação. Vejo que todo site tenta achar um meio-termo, mas sempre vai pender mais para um dos lados. Em qual ponto no meio desse espectro o TabNews quer estar?

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Em qual ponto no meio desse espectro o TabNews quer estar?

Excelente pergunta! Ela é perigosa se a premissa de "não dá pra conciliar as duas coisas" estiver errada. Digo isso, pois um júnior consegue ter uma conversa de alto nível, e um sênior consegue ter uma conversa de baixíssimo nível. Já vimos ambos os casos aqui e devemos ajudar a guiar a conversa e deixar claro que o que protegemos aqui é ter uma postura brutalmente exata e empática, simultaneamente. Então vejo que pode existir um descasamento entre o ato de conversar e o conhecimento técnico e novamente, se a premissa inicial estiver errada, eu miraria em proteger conversas de valor concreto, seja quem for. Como parâmetro, o Stack Overflow protegeu de início conhecimento técnico pelo que entendi, mas depois não protegeu nada se tudo virou uma bagunça.

E se assumirmos que a premissa está 100% correta, eu votaria em mirar no espectro de pessoas intermediárias para que elas consigam fazer a ponte entre os júniors e sêniors que entrarem na plataforma. Inclusive, eu chutaria que são as pessoas que estão mais propícias a criarem conteúdos técnicos e engajarem em discussões sobre a nossa área.

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Ela é perigosa se a premissa de "não dá pra conciliar as duas coisas" estiver errada

De fato. Como eu já disse, essa é a minha percepção, depois de ver acontecer na prática.

Adoraria encontrar um contra-exemplo, mas não vi ainda um site que conseguiu conciliar todas essas coisas sem abrir mão de algo. Parece que sempre é um trade-off (como tudo na vida, aliás).

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Parece que sempre é um trade-off (como tudo na vida, aliás).

Concordo 101% 🤝

Neste caso eu especulo que o tradeoff é não ter a quantidade de views de uma rede social que não preza por qualidade de conteúdo ou qualidade das interações entre os humanos. Elas possuem uma procura incansável de engajamento, que geralmente é feita por conteúdos rasos e extremamente fáceis de se consumir. Então se aqui nós afunilarmos a participação para apenas discussões ou conteúdos de valor concreto, seja quem for, todo conteúdo ruim e rápido de se fazer ficará de fora (o que irá gerar menos views).

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Concordo totalmente com tudo que foi dito, e queria depois dar uma desenvolvida melhor em como enxergo alguns pontos, mas já cito um deles, pois é algo que justamente me faz pensar se compensa responder no seu comentário ou se não é melhor criar uma "nova publicação para tratar do mesmo assunto", ou seja, cria esse loop infinito de publicações repetidas.

O ponto é que apenas o autor para o qual eu decidir responder irá receber uma notificação, então se eu demorar para responder, sinto que ninguém além do autor vai ler. Dependendo do caso, é uma sensação falsa, mas, para algumas publicações, não é. E isso pode incentivar publicações novas ao invés de enriquecer os debates existentes.

Mas essa melhora nas notificações é como a ferramenta de busca, é algo que ajuda, mas não que tentaria resolver o problema.

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Condordo contigo que não é tão simples a situação, sinceramente não pensava que isso tomaria a proporção que tomou, mas aqui acho que cabe a analogia do sapo na panela, talvez seja o caso de ir simplesmente fazendo a curadoria do conteudo de uma forma mais ativa (normalmente eu não baixava tabcoins das publis que achava "não relevante"). Porem não existe o efeito da aba Recentes ficar abandonada ? Se a comunidade chegar na conclusão de que lá não vão envontrar algo relevante corre se o risco de simplesmente ser abandonada, o que prejudica a Relevantes por consequencia.

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Porem não existe o efeito da aba Recentes ficar abandonada ? Se a comunidade chegar na conclusão de que lá não vão envontrar algo relevante corre se o risco de simplesmente ser abandonada, o que prejudica a Relevantes por consequencia.

Por isto que é necessário a contrapartida do incentivo que comentei. Por hora este incentivo irá sugir com a vinda da Milestone de Revenue Share.

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Não tenho como saber se tu se baseia em dados pra afirmar, e eu tambem não tenho dados pra falar que não vai funcionar. Tambem não tenho uma idea melhor pra dar então só resta torcer muito pra dar certo.
Um ponto interessante é que o tema é algo que a comunidade se atenta, inercia ou falta de atenção da comunidade realmente não é um problema pro TN. Forte abs Filipe, tmj.

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Incrível como a história se repete. Parece que todos os sites com formato similar (que depende de usuários gerando conteúdo e discutindo) acabam sofrendo do mesmo problema. É algo bem recorrente, e é conhecido como o problema dos fóruns.

O link acima é de 2009, mas muitas coisas continuam relevantes. Segue a adaptação de um trecho:

... (nesses sites) ninguém está no controle. No começo eles são interessantes. Éramos um pequeno grupo de iniciantes com interesses em comum.

Mas as coisas pioraram. Por que?

Primeiro, vieram várias levas de iniciantes. Todos queriam atenção e era difícil distinguir (visualmente) os usuários novatos dos mais experientes. No começo um novo grupo de iniciantes era legal porque a gente podia ensinar coisas que gastamos meses pra aprender.

Mas depois de algumas levas de iniciantes, os veteranos se cansaram de responder as mesmas coisas de novo e de novo. Os novatos não queriam pesquisar as perguntas já respondidas, e por ser um fórum, ninguém era capaz de controlar e separar as coisas.

Depois piorou. Vieram os trolls e spammers, e acabaram com minha vontade de participar. Alguns saíram, outros continuaram até o site acabar.

O artigo vai além dando outros exemplos da época e detalhando mais o problema, mas a essência é essa: sempre tem um ciclo de pessoas novas entrando, e postando basicamente as mesmas coisas que as levas anteriores. Quem já está há mais tempo cansa dessa repetição e sai, e o ciclo se repete mais algumas vezes, até que eventualmente o fórum morra.

Alguns sites possuem ciclos mais longos, mas minha impressão é que aqui no TabNews eles têm sido bem curtos. Ainda não chegamos na fase final de ser tomado por trolls e spammers (por enquanto é bem esporádico), mas se nada for feito, o risco vai só aumentando.


Já mencionei há algum tempo que uma das vantagens do TabNews (e de qualquer outro site que for lançado agora) era poder aprender com os erros alheios do passado.

Afinal, hoje temos inúmeros exemplos de comunidades online, dos mais variados formatos, muitas delas com milhões de usuários interagindo por vários anos. Sabemos muito bem o que funciona e o que não funciona em cada uma, e é uma pena ver um site novo repetindo os mesmos erros. Deixar tudo pra comunidade se auto regular é algo que a princípio parece muito legal, mas tem limites. Alguns controles maiores precisam existir se não quisermos ser mais um exemplo do problema dos fóruns.

Ou talvez eu só esteja querendo algo que o site não quer ser. O próprio Filipe já disse que ainda não vê problema em conteúdo duplicado, então não sei se essa situação vai mudar tão cedo...

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É de fato muito legal o "problema dos fóruns" e tem cara disso acontecer na maioria, mas não em todos os casos. Digo isso fazendo uma pergunta: porque será que esse efeito final do "site acabar" não aconteceu com o Hacker News? Qual foi a jornada deles? Eu duvido que tenha sido um mar de rosas. Como será que foi o "alto e baixo" deles?

Ou talvez eu só esteja querendo algo que o site não quer ser. O próprio Filipe já disse que ainda não vê problema em conteúdo duplicado, então não sei se essa situação vai mudar tão cedo...

Sobre esse ponto, eu peço que você leia esta resposta porque eu expandi um pouco mais e trouxe uma revisão na minha opinião no sentido de que precisamos sim criar impostos para dificultar certos comportamentos, mas sem incentivos podemos desacelerar a comunidade até ao seu fim 🤝

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Não posso falar pelo Hacker News (e nem por qualquer site, aliás), pois não tenho dados, apenas minha percepção limitada.

Enfim, minha impressão é que muitos sites são tão grandes que acabam tendo um fluxo constante de novos usuários, o que faz com que não sintam tanto o impacto de veteranos abandonando. Ou seja, apesar de ter sempre as mesmas discussões, são feitas com pessoas diferentes e quem está lá tem a impressão de estar sempre vendo uma discussão inédita. Quando começa a ficar repetitivo, a nova leva acaba se sobressaindo, mesmo que uma minoria de veteranos se incomode (e seguindo o ditado, os incomodados acabam se mudando). Enfim, nem todos chegam ao último estágio (mas ainda podem chegar, na Internet as coisas mudam rápido).

Outro fator que pode influenciar é a qualidade do público alvo. O maior exemplo talvez seja o Stack Overflow, que no início conseguiu atrair os maiores especialistas da área (teve criadores de linguagens e libs famosas dando respostas fantásticas, por exemplo). Por isso conseguiu se tornar a referência que é (apesar de hoje estar em declínio, mas ainda se sustenta pelo conteúdo antigo).

No caso do TabNews, minha percepção é que a maioria do público é de iniciantes, então é de se esperar que as discussões sobre início de carreira sejam dominantes. E dá pra entender porque todos querem um "suporte individual", afinal, meu caso nunca vai ser igual ao do outro, não? E talvez por isso ninguém use a busca e prefira postar de novo a mesma dúvida sobre qual linguagem escolher, qual o melhor framework, o que colocar no portfólio, etc.

Então no fim tudo passa por saber qual público vc quer priorizar. Serão os que estão chegando agora, mesmo que eles postem a mesma dúvida pela milésima vez, ou quem já está estabelecido e quer ver algo novo e interessante pra variar? Claro que o ideal é achar um equilíbrio e acolher a todos, mas isso é utópico. A balança sempre vai pender mais para um lado, pois dar atenção para um automaticamente aliena o outro, e não estou dizendo que é fácil balancear isso, mas alguma direção o site tem que escolher.

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Talvez por isso que o StackOverflow seja fortemente administrado e sempre removem perguntas parecidas.

Sites e fóruns de perguntas e respostas se toram repetitivos, vide canais de investimentos no Reddit onde toda semana existem perguntas como: "Ondem investir R$ 1.000", "Qual a melhor corretora?".

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Exatamente isso. As pessoas querem todas as características boas possíveis, mas isso não existe, alguma coisa semrpe terá alguém para reclamar. As plataformas são o que são. Cada uma escolhe quais suas regras e assume as conseuências. Algumas pessoas vão gostar e outras não. O que me estranha é a pessoa ficar revoltada porque a plataforma não ser do jeito que ela quer, porque ela pode só não usar.

Tem várias que eu não uso porque não gosto. Algumas vou começar usar usar agora, mas vou aceitar a porcaria que é.

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Acho que não é sobre revolta ou não aceitar oq a plataforma oferece. Concordo contigo sobre cada um escolher aquilo que lhe é conveniente. O que fiz foi apenas um post expressando um pensamento que tive a respeito do que a comunidade vem se tornando...

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Não sei se já tem uma issue pra isso no GH, mas imagino que poderia ter mais uma aba além de Relevantes e Recentes, chamada Frequêntes, e posts com esse tema aparecer lá, ou ter um post fixo sobre alguns temas que quase todo dia alguém posta um igual, e quem for entrar pra fazer esse tipo de postagem poderia contrinuir lá e receber resposta diretamente lá, ao invés de criar um novo post. Sei que é recurso que precisa ser aplicado, mas é uma idéia apenas. 😁

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Também tenho notado isso, e me incomoda bastante visto que, a principal habilidade que um iniciante deve ter é: aprender a pesquisar. Resta-nos apenas "negativar" essas perguntas e orienta-los a aprender a pesquisar antes de fazer uma pergunta.

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Exatamente.
As pessoas têm que aprender a pesquisar no google e, talvez, até mesmo aqui no TabNews pode ser que tal pergunta já tenha sido feita e recebido respostas.
Esses jovens que não sabem ou não têm saco pra pesquisar as coisas parecem não ter uma das principais características que quem trabalhar com tecnologia deve ter: ser autodidata.

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É irritante isso, tenho a impressão de que a comunidade Brasileira não sai do 0, é raro ver projetos diferentes e legais ou perguntas um pouco mais avançadas.

Essa semana mesmo, vi muitas perguntas que facilmente se acha no google.

Ironicamente os perfils que ajuda esse tipo de pessoa tem 0 comentario e muitas vezes 1 curtida, tenho a impressão que esse tipo de pessoa só quer atenção, pois tem um monte de videos e material respondendo tais pergunta, porem a pessoa insiste em perguntar a mesma coisa.

Só não abandono o tabnews, porque quero melhorar minha escrita/arqumentações.

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Sim, isso é bizarro, o cara faz uma pergunta besta, você vai lá na maior boa vontade e responde da melhor maneira que pode e a pessoa não é capaz nem de agradecer! Eu continuo insistindo, porque sei que a grande maioria realmente quer aprender.

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E algumas pessoas já postaram que o Tabnews está sendo repetitivo :D :D :D


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

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Acho que a resposta do que tem que ser feito é: NADA.

A comunidade vai evoluindo naturalmente e os "posts da moda" vão mudar de maneira organica e a própria comunidade vai filtando o que faz sentido ou não.

A prova que isso vai acontecer? Bom, o seu post e todos os comentários são a prova disso hahaha (já está acontecendo). As vezes simplesmente criar um post falando sobre o conteúdo da comunidade já gera a mudança que você quer e dá a oportunidade do pessoal reavaliar o que faz sentido. A comunidade já está se moldando, acho que o Felipe ta certo de deixar a bagunça rolar solta durando um tempo.

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é complicado, postei alguns projetos pessoais e tive zero feedback, infelizmente o pessoal está dando foco pra coisas pouco relevantes e não estou falando que os meus posts sobre meus projetos deveriam estar cheios de comentários, mas é complicado ser um cantinho tech e praticamente não se falar de coisas técnicas da área, como hacks, projetos open-souce, iniciativas e coisas do tipo

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mas é complicado ser um cantinho tech e praticamente não se falar de coisas técnicas da área, como hacks, projetos open-souce, iniciativas e coisas do tipo

YrllanBrandao fiquei muito curioso com esta parte, fui acessar a aba Relevantes e se eu não me engano, eu acredito ter encontrado todas as coisas que você listou ali, olha só o print de agora:

Aba Relevantes do TabNews

Para eu entender melhor o que está acontecendo do seu ponto de vista, onde exatamente você sente que está faltando esses conteúdos? É na aba Recentes, por exemplo? 🤝

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Faz alguns meses que não acesso mais o TabNews, e esse post gerou uma boa reflexão pra galera. Já pensaram na ideia de uma comunidade onde os assinantes tem que pagar uma mensalidade para poder participar?

Acho que faz mais sentido algo pago, moderadores para manter a ordem.

Exemplo de uma comunidade paga R$997/ano é o Grupo Maestria do Victor Damásio, lá tem vários grandes nomes do Marketing Digital do Brasil, quando alguem posta uma dúvida, sempre tem uma resposta incrível, o grupo funciona no Facebook.

Outra comunidade bem relevante é dos Gestores de Tráfego do Pedro Sobral ( não lembro o valor)

Mas uma coisa é certo, quando algo é pago, a qualidade tende a ser maior.

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Não sei se já sugeriram algo assim, mas talvez um sistema de tags/tópico do post ajudaria na organização tanto de quem posta quanto de quem procura algo específico...

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Complicada a situação, por que de um lado você tem quem está iniciando no desenvolvimento, e todos sabemos que não é fácil no começo, são muitas complicações e decisões importantes pra tomar sem ter conhecimento. Qual linguagem? Tem mercado? Compro um curso? estudo de graça?

Por outro lado vemos uma infinidade de pessoas tentando se aproveitar desse público iniciante e vendendo imediatismo, emprego garantido em 6 meses, "programar é fácil", "Salario inicial de 4k em 6 meses", etc.

De modo geral algumas pessoas experiêntes também não são muito pacientes em forums como Stack Overflow. Você vê videos no youtube e cada programador defende sua linguagem como se fosse uma religião. ChatGPT "ficando burro"

Dificil saber em qual informação confiar, resta fazer pergunta no TabNews rsrs

Para finalizar trago outro questionamento: Vocês que já tem uma certa habilidade em alguma linguagem também sentem dificuldades para encontrar conhecimento de qualidade no nível mais avançado?

Sinto que todo curso que eu vejo quer partir do zero absoluto ensinanto até como instala o Vscode. Me resta apenas ir na cara e na coragem estudando sozinho o que quero aprender

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O problema começa quando temos postagens assim todos os dias por aqui com as mesmas resposta. No fim resta concluir que a maioria dessas pessoas não são apenas iniciantes, mas também preguiçosas.

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Antes que fazer qualquer pergunta, seria bom se as pessoas fossem no campo de pesquisa e verificassem se tal pergunta já foi feita e já tenha as respostas de que precisa.
Melhoraria a dimânica do site.

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Vendo os cometários aqui o grande problema é que ninguém faz nada a respeito, tem muitas ideias boas e o código é aberto.

Existe um frase famosa no mundo open source: Those who code decide.

De fato parecer haver um distanciamento da comunidade ativa aqui e a do GitHub.

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Concordo muito, seria legal categorizar os posts por algum termo como carreira ou orientação profissional outras como pitch, novas ideias, colaboração e também outras como novas tecnologias, estudo e duvidas.
Criando uma arvore de categorização a galera mesmo categorizaria e poderia segmentar isso da mesma forma das abas de relevantes e recentes.

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Li boa parte dos excelentes comentários. É um assunto complicado e de dificil resolução prática, visto a não garantia de resolução ou pior, possibilidade de travar a criatividade da rede.

Pois bem,

Há já sugerido a tempos a questao de haver Tags que possam aderir aos posts, onde isso surgiu dos posts que se intitulam "PITCH", onde informam que se trata de apresentação de projeto.

Vindo ao encontro disto, haver poucas tags, sendo obrigatório linkar estas ao post, poderia auxiliar a taxar o que o post é e assim, separar em "temas", desde a sua criação pelo próprio usuário.

Onde usuários que usarem indevidamente as tags, provavelmente seriam já são "autoregulados" pela rede com notas negativas, da mesma forma que já acontece.

Isso evitaria a necessidade de moderação antes da publicação (ou seja, toda uma intrincada solução custosa), não reduz a dinamicidade de novos posts e garante ainda a criatividade dos usuários.

As tags mais a frente, por exemplo, auxiliaria em novas propostas de tópicos ou de filtros que os usuários poderiam aplicar para ver apenas o que se quer, caso isso seja implementado.

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Acredito que seria bom conhecer o perfil de cada usuário.
Perguntas como:
Você se irrita com perguntas repetitivas?
Você tolera perguntas de iniciantes?
Você gosta de informações básicas?
Assim poderia ocultar coisas de quem se irrita ou não tolera certas coisas.
Igual o Google, ver menos disso, ver mais disso, bloquear, denunciar, etc.
Claro os posts tem que ter classificação, permiter aos usuários classificar:

  • Detalhado e profundo
  • Raso
  • Repetitivo
  • Básico
  • Intermediário
  • Avançado
  • etc.
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galera, to vendo as respostas e queria sintezar um pensamento sobre. Se existem pessoas com essas perguntas é pq há uma demanda disso e por mim esta tudo bem. Isso aqui é codigo aberto, logo se há pessoas tao incomodadas com isso, pq nao abrir uma issue ou ate mesmo sugirir um PR no git do tabnews colocando uma classificacao de assuntos? acredito que uma das ideias o codigo aberto é exatamente isso. Nao gostou do jeito que ta? Voce mesmo pode resolver isso colocando um update. Mas se o pessoal se sente confortalvel e curte falar sobre um assunto aqui, desde que nao seja desrespeitoso, pra mim nao ha motivo de restringi-lo

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A solução para isso antes era uma barra de busca, então a incidência até aumentou com a implementação dela. O problema não está na plataforma, está nos usuários. A forma com que outros sites resolveram esse problema, foi na maioria excluindo esse tipo de postagem, de forma que apenas as relevantes permanecessem.

Isso é realmente um problema, temos postagens idênticas todos os dias, com os mesmos questionamentos e as mesmas respostas. Quem quer vai atrás e uma pesquisa no Google ou acessar a segunda página do Tabnews não é nada desafiador. A conclusão que eu venho tomando é que essas pessoas são apenas preguiçosas e querem tudo mastigado ao invés de correr atrás e se esforçar.

É difícil ver bons questionamentos em postagens, mas existem e se tornam relevantes por consequência disso.

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Cara, sua resposta foi literalmente um "não gostou? Faz melhor!". Que é o que as pessoas dizem quando não tem argumentos.

O problema levantado neste post não pode ser resolvido com código porque não é um problema de programação, é um problema de hábito. Se as pessoas usassem a barra de busca (que já existe) ou o Google antes de fazer uma pergunta, não haveria esse problema.

Se você tivesse parado para refletir um pouco antes de escrever, teria percebido isso.