Txug0
obrigado por abrir essa publicação e trazer sua visão! Deu para ver pelo engajamento nos comentários que isto é algo sério e precisa ser resolvido de alguma forma, ou pelo menos aliviar a dor 🤝 Mas se me permite, tenho três pontos sobre isso:
Primeiro ponto
Uma coisa que também repetidamente acontece, é de não entender que este tipo de situação é mais difícil de se resolver do que parece.
Um exemplo prático recente foi o fato do TabNews não ter uma busca e esta era a razão de publicações estarem aparecendo de forma duplicada, era um consenso realmente muito forte na comunidade. Mesmo assim, lembro de levantarmos o ponto de que uma busca não resolve este problema, porque quem cria publicações de baixa qualidade irá tender a não fazer nada para evitar elas em primeiro lugar.
De qualquer forma, a feature de busca era requisitada quase que diariamente aqui pelas publicações (quando não era diariamente, era semanalmente). Então ela foi implementada e aqui estamos discutindo sobre o exato mesmo problema.
Dado a isso, tudo bem... minha preocupação não é ter implementado algo que não tem efeito prático, porque muito depende da execução também, pois há várias outras formas de implementar uma "busca" que poderiam ajudar no problema, por exemplo, uma busca passiva que acontece automaticamente no ato de estar criando uma publicação (avisar a pessoa que uma outra publicação sobre isso já existe e inibir ela de publicar). Minha preocupação é, após esse caso, a gente não ter realmente entendido que certas coisas não são fáceis de se resolver como parece que são, incluindo a sugestão que eu dei da busca passiva, não pela dificuldade técnica, por outro problema muito pior: os efeitos colaterais.
Muitas sugestões tem um efeito colateral de segunda ordem que é pior do que o de primeira ordem. Já vi comunidades morrerem antes de nascerem por excesso de organização e features para barrar publicações. Um exemplo clássico disso é, de largada, todas as publicações serem moderadas antes de se tornarem públicas. Eu destaco isso, porque comunidades morrerem por "medo da bagunça" é mais comum do que podemos imaginar até, pois comunidades que morrem cedo acabam nem esbarrando na gente. Isso acontece muito com produtos e serviços que já querem nascer prontos, com todas as features para resolver todos os problemas, que é de onde vem o termo "feature creep". Na maioria das vezes é o caso clássico de otimização prematura, que é uma mecânica que vai além da programação e a exata mesma coisa acontece com comunidades. Eu diria que otimização prematura em comunidade é uma situação ainda mais sensível do que em código.
Então sobre filtro, categorização e organização de conteúdo, tudo isso tem um efeito colateral de segunda ordem muito agressivo na liquidez de publicações, que é algo que você precisa facilitar no começo para uma comunidade gerar tração, e aí sim chegar num estágio em que você pode implementar certos impostos para regular a dinâmica da comunidade, que é o que naturalmente iremos fazer.
Eu garanto a todos que estamos observando tudo o que é discutido aqui no TabNews, até mesmo quando não fazemos alguma interação direta via comentário. Todas as reclamações são lidas e consideradas com total carinho, de verdade. A questão novamente é: muita coisa não é fácil de se resolver e nem está no tempo certo para ser resolvida. Se a gente trouxer a versão dos sonhos final do TabNews para hoje, o TabNews morre de tanto peso. Na minha visão, irá precisar de anos e anos para irmos subindo estes impostos na velocidade certa... e quando falo anos, é no mínimo uma década de trabalho.
Segundo ponto
Sempre me pego pensando nisso que é: quando algo é relevante... é relevante para quem? Me pego pensando que: só porque chegamos antes temos o direito de expulsar pessoas novas ou dificultar a vida delas de uma forma que não foi dificultada para nós que chegamos primeiro? E se caso tenhamos chegado aqui primeiro e estava do jeito dos "sonhos" que comentei ali em cima, será que iríamos participar? Isso porque, manter um quarto organizado é muito mais difícil do que manter um quarto bagunçado, então participar de uma comunidade organizada é mais difícil. Qual o incentivo que eu tenho hoje para pagar esse imposto de organização? Será que a implementação do Revenue Share gera incentivo necessário?
Fora isso tem a maturidade de uma comunidade ao longo do tempo. Eu estou vendo isso acontecer em tempo-real num jogo que acabou de ser lançado chamado F-Zero 99. Antes de uma corrida começar, o jogo oferece 2
opções de pistas para correr, e os 99
jogadores escolhem uma ou outra. Geralmente o jogo oferece uma pista fácil e uma pista difícil. No começo, a comunidade sempre escolhia a pista fácil como vencedora (eu inclusive). Mas hoje noto que a comunidade está escolhendo muito mais a pista difícil quando ofertada (incluindo eu). Aliás, eu acho um saco quando a pista fácil ganha na votação, mas eu entendo que quem entrou agora no jogo (como eu entrei no passado), não quer peitar a pista difícil e se essa fosse a única opção, não continuaria jogando porque vai ser uma experiência muito frustrante. O problema é que se não jogar, há uma probabilidade maior de não se tornar um jogador recorrente, e de não se tornar um jogador mais sofisticado e que ficaria a longo prazo na comunidade.
Terceiro ponto
Em paralelo a tudo isso, eu vejo cada vez mais publicações diferentes indo para aba Relevantes
. Cada mês que passa do TabNews, mais interessantes estão sendo os conteúdos na minha visão de usuário. A aba Recentes
continua um faroeste e eu voto para que ela continue assim, não acho que chegamos no estágio de dizer o que as pessoas devem publicar ou não... estamos aprendendo ainda. O que precisamos proteger é a aba Relevantes
e naturalmente publicações muito bem avaliadas ou muito discutidas estão pipocando lá, que refletem em serem destacadas no Google Discovery. Olha que massa isso aqui:
Olha a quantidade de pessoas vindo de lá (que não contabilizam as pessoas que entram nas publicações por dentro do TabNews ou vindo de outras redes sociais).
Conclusão
Sugiro primeiro: continuar protegendo a aba Relevantes
para que publicações com qualidade ou com abertura para discussão continuem ganhando destaque. Isto se faz qualificando elas de forma positiva ou deixando algum comentário com valor concreto.
Segundo: vamos continuar educando nossos valores e o que estamos tentando proteger no TabNews para quem chegou aqui depois da gente. Esta é a forma mais humana de se criar uma comunidade de humanos.
Terceiro: continuar implementando simultâneamente impostos no sistema para desacelerar as publicações (que inevitavelmente irão afetar todo mundo, quem cria publicações de alta ou baixa qualidade) e incentivos para aumentar a vontade de se criar uma publicação de qualidade. Novamente, isto precisa ser feito de forma simultânea e se não der para ser assim, sugiro fortemente primeiro criar o incentivo e depois consertar o problema que isso vai causar com impostos, do que o inverso 🤝