Incrível como a história se repete. Parece que todos os sites com formato similar (que depende de usuários gerando conteúdo e discutindo) acabam sofrendo do mesmo problema. É algo bem recorrente, e é conhecido como o problema dos fóruns.
O link acima é de 2009, mas muitas coisas continuam relevantes. Segue a adaptação de um trecho:
... (nesses sites) ninguém está no controle. No começo eles são interessantes. Éramos um pequeno grupo de iniciantes com interesses em comum.
Mas as coisas pioraram. Por que?
Primeiro, vieram várias levas de iniciantes. Todos queriam atenção e era difícil distinguir (visualmente) os usuários novatos dos mais experientes. No começo um novo grupo de iniciantes era legal porque a gente podia ensinar coisas que gastamos meses pra aprender.
Mas depois de algumas levas de iniciantes, os veteranos se cansaram de responder as mesmas coisas de novo e de novo. Os novatos não queriam pesquisar as perguntas já respondidas, e por ser um fórum, ninguém era capaz de controlar e separar as coisas.
Depois piorou. Vieram os trolls e spammers, e acabaram com minha vontade de participar. Alguns saíram, outros continuaram até o site acabar.
O artigo vai além dando outros exemplos da época e detalhando mais o problema, mas a essência é essa: sempre tem um ciclo de pessoas novas entrando, e postando basicamente as mesmas coisas que as levas anteriores. Quem já está há mais tempo cansa dessa repetição e sai, e o ciclo se repete mais algumas vezes, até que eventualmente o fórum morra.
Alguns sites possuem ciclos mais longos, mas minha impressão é que aqui no TabNews eles têm sido bem curtos. Ainda não chegamos na fase final de ser tomado por trolls e spammers (por enquanto é bem esporádico), mas se nada for feito, o risco vai só aumentando.
Já mencionei há algum tempo que uma das vantagens do TabNews (e de qualquer outro site que for lançado agora) era poder aprender com os erros alheios do passado.
Afinal, hoje temos inúmeros exemplos de comunidades online, dos mais variados formatos, muitas delas com milhões de usuários interagindo por vários anos. Sabemos muito bem o que funciona e o que não funciona em cada uma, e é uma pena ver um site novo repetindo os mesmos erros. Deixar tudo pra comunidade se auto regular é algo que a princípio parece muito legal, mas tem limites. Alguns controles maiores precisam existir se não quisermos ser mais um exemplo do problema dos fóruns.
Ou talvez eu só esteja querendo algo que o site não quer ser. O próprio Filipe já disse que ainda não vê problema em conteúdo duplicado, então não sei se essa situação vai mudar tão cedo...