Executando verificação de segurança...
2

[Dúvida] Como ter motivação para aprender outra linguagem?

Olá, me chamo Nicholas. Essa é minha primeira postagem aqui

Estava aqui eu com esse questionamento, "Como ter motivação para aprender outra linguagem?". Tipo, programdo Python há aproximadamente a 4 anos e vi que o mundo da programação é incrivel. Queria desbravar outras linguagens mas sempre bato na questão que algumas são muito "complicadinhas" de se dar um start. Tipo, curti muito a sintaxe do Java e Csharp mas tive muita dificuldade pra iniciar porque, pra iniciar um projeto precisava instalar um monte de coisa q acabou me desmotivando. Tentei voltar pro meu primordio que foi o que me fez entrar na área, o C++, mas, esbarrei nesse problema. Não sei oq fazer kk.

Atualmente eu faço RPA's, que pra quem nao sabe eles nada mais são que automações de tarefas que as pessoas consideram "chatas e repetitivas". É uma coisa que eu curto muito pq eu gosto de ver os "robôs" trabalhando naquilo.

Carregando publicação patrocinada...
1

A chave está em encontrar um propósito prático que te empolgue.

Por exemplo, eu sempre quis mergulhar em Haskell, mas nunca tive a motivação necessária para ir além do Hello World. Até que, esbarrei em alguns bugs no Pandoc que estavam me afetando diretamente. Aí pronto, mergulhei de cabeça, aprendi na marra e consertei o que precisava.

A motivação surge quando a linguagem se torna um meio para alcançar algo que você realmente quer, e não um fim em si mesma.

1

F# é uma linguagem também utilizada pra criação de scripts para automação. É um pouco diferente do Python e tem muitas features pra programação funcional. Pode ser interessante pra "variar" um pouco. E você acaba aprendendo novos conceitos em programação.

1

Se voce tem o desejo de aprender, mas nao tem energia ou vontade, tem alhuma coisa errada aí. Podem ser desde vitaminas a transtornos mentais.

Pode ser também a forma como você está enxergando o processo.

Vou te dar algumas sugestões:

  • Vá com calma e divida o processo em etapas. Olhar o problema inteiro pode ser muito assustador.
  • Seja perserverante. Mesmo que seja incômodo ou pareça que os resultados nao estão vindo, o sucesso acontecerá se você não desistir.
  • Não fique pulando de galho em galho tentando achar uma linguagem mais fácil. Escolha uma e se dedique a ela.
  • Aprenda fazendo. Normalmente quando preciso aprender uma linguagem ou tecnologia nova, eu leio o básico no get started, depois penso em um projeto simples, pego um boilerplate e tento fazer funcionar. Um exemplo de projeto simples pra isso é um app de tatefas.

Então concretamente pra você: pega o java e usa o framework spring pra fazer um app de TODOs. Voce pode procurar um tutorial ou um repositório com boilerplate. Seja perserverante. Quando surgirem dúvidas, pesquise. Aos poucos voce vai aprendendo.

Por fim, faça terapia. Recomendo muito esse cara: floretmentor.com o nome dele é Almir. Fala no whatsapp sem medo :)

Um abraço e te desejo sucesso.

1
-2

Eu não sei falar sobre motivação, isso pode ser um trabalho para psicólogos.

Eu penso que se a pessoa está sem motivação é um bom motivo para não fazer, porque será doloroso e provavelmente não sairá bem feito. Claro que tem casos que a pessoa não tem escolha. Mas eu sou adepto que você deve ser feliz, deve fazer o que é importante para você, assim o resultado será melhor. Se não está conseguindo provavelmente tem algo que não quer deixar fazer isso. Aconteceu comigo várias vezes. Mas por sorte grande parte das coisas eu quero porque eu sou muito curioso, o difícil é administrar tudo que dá vontade.

Não posso falar muito do Java, mas C# dá para começar, embora não da forma ideal sem instalar nada se estiver usando o Windows. E para ter algo mais moderno e facilitador, o que tem que instalar é simples e rápido, não tem que instalar muita coisa, de forma geral é uma coisa.

Outra opção para começar é usar um "IDE" online, como o https://dotnetfiddle.net/, https://replit.com/ ou https://ideone.com/. Se for começar pela base, devagar como deve ser, poderá usar isso por muito tempo até ganhar a motivação para ir além.

Outra ajuda que pode precisar é de um pedagogo, porque muita pessoas não estão aprendendo porque não aprenderam fazer isso, preciso da ajuda de alguém. O que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Mas nada como ter isso natural em você.

Uma coisa que eu percebo é que quem começa errado tem dificuldade para consertar depois. Ao mesmo tempo algumas pessoas não tem motivação para começar certo. É um paradoxo que eu não sei como resolver.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

0