[PITCH] Democratizando o acesso a educação e conhecimento - Chaos IO
O que é o Chaos IO?
Um aplicativo Freemium de estudos que fornece tudo o que você precisa para aprender qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer lugar. Estude o que quiser, o App já irá criar um plano de estudos, disciplinas e aulas para você aprender. Tudo organizado e fácil de achar.
O que me fez criar esse App?
Infelizmente, nosso sistema educacional é um tanto quanto limitado quando se trata de lidar com as individualidades de cada um e seus interesses de estudo. Então, pensando nisso, desenvolvi esse App para que as pessoas pudessem criar sua própria experiência educacional, podendo ditar o próprio ritmo e podendo mudar o que desejam estudar de forma fácil e prática, além de poderem ver na ordem que quiser os conteúdos, sem uma restrição. Focando realmente numa autonomia pedagógica.
O Chaos IO também tem como um de seus objetivos democratizar o acesso a educação, dando de forma mais fácil para as pessoas o conhecimento que fica muitas vezes restringido em universidades ou outros espaços que poucas pessoas no Brasil conseguem estar ou chegar.
Como foi o processo de desenvolvimento?
Eu questão de tempo trabalhado, levei mais ou menos 3 meses desenvolvendo o Chaos IO, vou compartilhar algumas coisas que me ajudaram no processo de desenvolvimento e também de inspiração, para continuar desenvolvendo.
0. Registro/Documentação
Com certeza, uma das partes mais importantes do processo de desenvolver o App, foi a documentar tudo que eu fazia nele.
Eu escrevi algumas séries de textos como "14 de outubro", ou "25 de setembro", onde eu escrevia o que havia feito nesses dias, desde as pesquisas que fiz ao código que implementei. E é importante não deixar coisas de fora, pois muitas vezes você tem uma ideia que precisa ser validada, uma ideia que você acha que foi validada e uma que você realmente vai fazer.
No decorrer do App, eu fiz várias "pivotagens" em algumas coisas, como a questão de decidir como seria a infraestrutura por trás do App, onde voltei atrás vários momentos e os registros me ajudaram.
E também tem a questão da forma que eu queria criar a experiência do usuário, muitas vezes você imagina que vá funcionar de uma forma, mas na hora da implementação, acaba tendo muito mais detalhes do que imaginava. Ou acaba por ser muito mais simples também.
1. Pensando UX/UI Design
Inicialmente eu comecei a desenhar o que eu imaginava do App num papel mesmo, fazendo protótipos de baixa fidelidade, onde eu ia imaginando quais telas seriam necessárias, o fluxo que o usuário faria para utilizar as funcionalidades do App e o que cada parte faria.
Uma coisa que me ajudou muito a construir mais facilmentes alguns prótipos de ideias, foi não me prender a aquela ideia de fazer tudo do zero, inventar sozinho tudo. Eu usei e uso muita inspirações de design de App já existentes, e seja dos mais diferentes ramos, como Ecommerce, Fintechs e etc. Todos esses Apps tem algo para você aprender, e uma história para contar.
Então, é melhor aprender já com os erros de Design que outros já cometeram, e "roubar como um artista" aquilo que foi mais bem sucedido!
Alguns pensamentos que tive na hora de desenvolver o App:
-
"Chato" pode ser bom: No geral, usuários não vão ficar notando cada pequena coisa do App e parando para elogiar ou comentar sobre. Na verdade, o bom é que eles nem façam isso. Um produto perfeito é aquele que o usuário não para pensar, utiliza sem ter que se perguntar como faz algo ou o porquê de funcionar de certa forma. Se o usuário estiver percebendo nada demais, significa que ele consegue usar o App plenamente e que não existe nenhum erro no design ou de implementação que fez ele para o seu fluxo de uso do Aplicativo.
-
Cores: Inconscientemente, acabamos nos acostumando com certas estéticas e suas cores. O que faz com que dependo da cor que escolher podemos fazer nosso usuário estranhar ou enjoar do design, e voltando ao tópico de cima, isso fará com que ele quebre seu fluxo no App, acabando com engajamento ou removendo seu App. E se a pessoa desinstala um App, dificilmente volta a baixa-lo novamente.
-
Poucos cliques: A maior parte dos Apps tem como diferencial a questão de com um ou poucos cliques, você já poder realizar o que você queria fazer quando baixou o Aplicativo. Um exemplo maravilhoso é o "compre-com-1-clique" da Amazon.
2. Você sabe mesmo o que é um MVP?
Quando estava desenvolvendo o Chaos IO, acabei indo para o Startup Summit, que aconteceu em Floripa, onde vi uma palestra do Eric Ries. E ele me deu uma explicação sobre MVP que explodiu minha cabeça.
Até aquele momento, eu estava pensando em como fazer o usuário gostar da usabilidade do App, e fazer ele ter uma ótima experiência... A questão é que, eu estava esquecendo de um ponto simples:
Quem disse que o usuário vai clicar em baixar o App?
Pois é, eu estava trabalhando na construção de Designs e pensando nas tecnologias e outras coisas técnicas, quando eu nem sabia se as pessoas teriam a vontade ou o interesse de saber mais do App. E pior, se sequer dariam o trabalho de ir até a loja e instalar o aplicativo.
O que o Eric Ries falou para que Startups pudessem resolver esse problema era bem simples. Se a dúvida era que o usuário se interessaria ou não em apertar um botão ("Instalar"), porque não apenas fazer uma landing page, inserir o botão de "Saber mais" ou "Instalar" e ver quantas pessoas apertaram?
Rápido e prático, e livrando você de investir em Marketing, Design e uma ideia ruim de produto, e só saber depois de meses de desenvolvimento e dinheiro gasto.
Bom, logo após a palestra, fui na Wix.com, peguei um template de Landing page com um campo de adicionar email, escrevi alguns pequenos textos e em questão de umas 4 a 6 horas, desenvolvi o melhor MVP que poderia! E disponibilizei nas redes sociais.
Em uns 3 dias, vi que pelo menos 8 pessoas tinham se interessado, e isso, com uma divulgação bem ruim. Onde gastei só 20 reais em Ads do Instagram.
E com certeza, foi a melhor coisa que fiz, já que agora tinha certeza que haviam pessoas interessadas e que não era perda de tempo o que estava fazendo.
E uma outra coisa que o Eric Ries também fala:
Erre rápido e aprenda mais rapido ainda
3. Você nunca saberá se sua ideia é boa, se não mostrar ela para as pessoas =)
Acho que uma das coisas mais difíceis, foi me soltar da ideia de perfeccionismo, de as pessoas não poderem ver nenhum erro, fazer o App todo certinho para lançar com zero problemas. E sinceramente, ainda luto para me desprender dessa ideia.
Mas você nunca vai conseguir fazer tudo perfeito, pelo menos não sem errar antes. A perfeição é adquirida por um processo, onde você precisa estar pronto para errar para que consiga acertar.
E aliás, agradeça pelas pessoas que apoiam e acreditam em você, elas serão quem vão te dar força para continuar. Mas acima de tudo, confie em si mesmo e no seu processo, no final, só tu sabe do teus corre, então levanta a cabeça e chuta pro gol.
4. Rastreabilidade
Uma coisa que me ajudou a entender o interesse das pessoas e de onde ele vinha, foi ter ferramentas de Analytics que pudessem me informar mais sobre. As redes sociais como o Instagram tem um pouco disso, mas não é tão informativo.
Como usei o wix para desenvolver a landing page de atração do público, consegui ter acesso a um dashboard da própria plataforma que me informava muitos dados interessantes.
Também estou usando o Curto.io para rastrear os links que deixo em postagens de redes socias, blogs e etc. E está dando dados muito interessantes de onde vem as visitas, quantas pessoas clicaram e tudo mais.
Acredito que para um bom MVP, o curto.io já é mais do que o suficiente.
Espero que essas coisas que escrevi ajudem alguém. Posso escrever outros artigos também caso tenham algum tema que seja relevante.
Se tiver dúvidas ou interesse em algo do desenvolvimento, só perguntar, vou ficar animado em responder =)
Crie sua própria maneira de estudar através do Chaos
Play Store: Chaos IO
Site: chaos-io.com
Instagram: Link
Linkedin: Link