Executando verificação de segurança...
12

[PITCH] Democratizando o acesso a educação e conhecimento - Chaos IO

O que é o Chaos IO?

Um aplicativo Freemium de estudos que fornece tudo o que você precisa para aprender qualquer coisa, a qualquer hora, em qualquer lugar. Estude o que quiser, o App já irá criar um plano de estudos, disciplinas e aulas para você aprender. Tudo organizado e fácil de achar.

O que me fez criar esse App?

Infelizmente, nosso sistema educacional é um tanto quanto limitado quando se trata de lidar com as individualidades de cada um e seus interesses de estudo. Então, pensando nisso, desenvolvi esse App para que as pessoas pudessem criar sua própria experiência educacional, podendo ditar o próprio ritmo e podendo mudar o que desejam estudar de forma fácil e prática, além de poderem ver na ordem que quiser os conteúdos, sem uma restrição. Focando realmente numa autonomia pedagógica.

O Chaos IO também tem como um de seus objetivos democratizar o acesso a educação, dando de forma mais fácil para as pessoas o conhecimento que fica muitas vezes restringido em universidades ou outros espaços que poucas pessoas no Brasil conseguem estar ou chegar.

Como foi o processo de desenvolvimento?

Eu questão de tempo trabalhado, levei mais ou menos 3 meses desenvolvendo o Chaos IO, vou compartilhar algumas coisas que me ajudaram no processo de desenvolvimento e também de inspiração, para continuar desenvolvendo.

0. Registro/Documentação

Com certeza, uma das partes mais importantes do processo de desenvolver o App, foi a documentar tudo que eu fazia nele.

Eu escrevi algumas séries de textos como "14 de outubro", ou "25 de setembro", onde eu escrevia o que havia feito nesses dias, desde as pesquisas que fiz ao código que implementei. E é importante não deixar coisas de fora, pois muitas vezes você tem uma ideia que precisa ser validada, uma ideia que você acha que foi validada e uma que você realmente vai fazer.

No decorrer do App, eu fiz várias "pivotagens" em algumas coisas, como a questão de decidir como seria a infraestrutura por trás do App, onde voltei atrás vários momentos e os registros me ajudaram.

E também tem a questão da forma que eu queria criar a experiência do usuário, muitas vezes você imagina que vá funcionar de uma forma, mas na hora da implementação, acaba tendo muito mais detalhes do que imaginava. Ou acaba por ser muito mais simples também.

1. Pensando UX/UI Design

Inicialmente eu comecei a desenhar o que eu imaginava do App num papel mesmo, fazendo protótipos de baixa fidelidade, onde eu ia imaginando quais telas seriam necessárias, o fluxo que o usuário faria para utilizar as funcionalidades do App e o que cada parte faria.

Uma coisa que me ajudou muito a construir mais facilmentes alguns prótipos de ideias, foi não me prender a aquela ideia de fazer tudo do zero, inventar sozinho tudo. Eu usei e uso muita inspirações de design de App já existentes, e seja dos mais diferentes ramos, como Ecommerce, Fintechs e etc. Todos esses Apps tem algo para você aprender, e uma história para contar.

Então, é melhor aprender já com os erros de Design que outros já cometeram, e "roubar como um artista" aquilo que foi mais bem sucedido!

Alguns pensamentos que tive na hora de desenvolver o App:

  • "Chato" pode ser bom: No geral, usuários não vão ficar notando cada pequena coisa do App e parando para elogiar ou comentar sobre. Na verdade, o bom é que eles nem façam isso. Um produto perfeito é aquele que o usuário não para pensar, utiliza sem ter que se perguntar como faz algo ou o porquê de funcionar de certa forma. Se o usuário estiver percebendo nada demais, significa que ele consegue usar o App plenamente e que não existe nenhum erro no design ou de implementação que fez ele para o seu fluxo de uso do Aplicativo.

  • Cores: Inconscientemente, acabamos nos acostumando com certas estéticas e suas cores. O que faz com que dependo da cor que escolher podemos fazer nosso usuário estranhar ou enjoar do design, e voltando ao tópico de cima, isso fará com que ele quebre seu fluxo no App, acabando com engajamento ou removendo seu App. E se a pessoa desinstala um App, dificilmente volta a baixa-lo novamente.

  • Poucos cliques: A maior parte dos Apps tem como diferencial a questão de com um ou poucos cliques, você já poder realizar o que você queria fazer quando baixou o Aplicativo. Um exemplo maravilhoso é o "compre-com-1-clique" da Amazon.

2. Você sabe mesmo o que é um MVP?

Quando estava desenvolvendo o Chaos IO, acabei indo para o Startup Summit, que aconteceu em Floripa, onde vi uma palestra do Eric Ries. E ele me deu uma explicação sobre MVP que explodiu minha cabeça.

Até aquele momento, eu estava pensando em como fazer o usuário gostar da usabilidade do App, e fazer ele ter uma ótima experiência... A questão é que, eu estava esquecendo de um ponto simples:

Quem disse que o usuário vai clicar em baixar o App?

Pois é, eu estava trabalhando na construção de Designs e pensando nas tecnologias e outras coisas técnicas, quando eu nem sabia se as pessoas teriam a vontade ou o interesse de saber mais do App. E pior, se sequer dariam o trabalho de ir até a loja e instalar o aplicativo.

O que o Eric Ries falou para que Startups pudessem resolver esse problema era bem simples. Se a dúvida era que o usuário se interessaria ou não em apertar um botão ("Instalar"), porque não apenas fazer uma landing page, inserir o botão de "Saber mais" ou "Instalar" e ver quantas pessoas apertaram?

Rápido e prático, e livrando você de investir em Marketing, Design e uma ideia ruim de produto, e só saber depois de meses de desenvolvimento e dinheiro gasto.

Bom, logo após a palestra, fui na Wix.com, peguei um template de Landing page com um campo de adicionar email, escrevi alguns pequenos textos e em questão de umas 4 a 6 horas, desenvolvi o melhor MVP que poderia! E disponibilizei nas redes sociais.

Em uns 3 dias, vi que pelo menos 8 pessoas tinham se interessado, e isso, com uma divulgação bem ruim. Onde gastei só 20 reais em Ads do Instagram.

E com certeza, foi a melhor coisa que fiz, já que agora tinha certeza que haviam pessoas interessadas e que não era perda de tempo o que estava fazendo.

E uma outra coisa que o Eric Ries também fala:

Erre rápido e aprenda mais rapido ainda

3. Você nunca saberá se sua ideia é boa, se não mostrar ela para as pessoas =)

Acho que uma das coisas mais difíceis, foi me soltar da ideia de perfeccionismo, de as pessoas não poderem ver nenhum erro, fazer o App todo certinho para lançar com zero problemas. E sinceramente, ainda luto para me desprender dessa ideia.

Mas você nunca vai conseguir fazer tudo perfeito, pelo menos não sem errar antes. A perfeição é adquirida por um processo, onde você precisa estar pronto para errar para que consiga acertar.

E aliás, agradeça pelas pessoas que apoiam e acreditam em você, elas serão quem vão te dar força para continuar. Mas acima de tudo, confie em si mesmo e no seu processo, no final, só tu sabe do teus corre, então levanta a cabeça e chuta pro gol.

4. Rastreabilidade

Uma coisa que me ajudou a entender o interesse das pessoas e de onde ele vinha, foi ter ferramentas de Analytics que pudessem me informar mais sobre. As redes sociais como o Instagram tem um pouco disso, mas não é tão informativo.

Como usei o wix para desenvolver a landing page de atração do público, consegui ter acesso a um dashboard da própria plataforma que me informava muitos dados interessantes.

Também estou usando o Curto.io para rastrear os links que deixo em postagens de redes socias, blogs e etc. E está dando dados muito interessantes de onde vem as visitas, quantas pessoas clicaram e tudo mais.

Acredito que para um bom MVP, o curto.io já é mais do que o suficiente.

Espero que essas coisas que escrevi ajudem alguém. Posso escrever outros artigos também caso tenham algum tema que seja relevante.

Se tiver dúvidas ou interesse em algo do desenvolvimento, só perguntar, vou ficar animado em responder =)

Crie sua própria maneira de estudar através do Chaos

Play Store: Chaos IO
Site: chaos-io.com
Instagram: Link
Linkedin: Link

Baixe o App na Play Store: Chaos IO

Carregando publicação patrocinada...
3

Thiago, primeiramente, eu quero te agradecer pela confiança em usar o curto.io e espero que ele esteja te ajudando nessa empreitada! Caso tenha alguma dúvida ou alguma sugestão, fique a vontade de me procurar no email [email protected]

Agora falando sobre sua idéia, eu gostei bastante, inclusive, me avise quando lançar o aplicativo na loja da apple que serei o primeiro a baixar e dar uma boa nota! Deixo minha contribuição que ajudou muito com o curto.io, que é focar em SEO através de backlinks.

Ao invés de pagar ADs pra uma idéia que ainda está sendo validada (no sentido de estar buscanso seus primeiros usuários pagantes ou primeiros reais de monetização), eu foquei em trabalhar a imagem do meu SaaS através do que chamamos de build in public, isto é, construir seu produto na comunidade, compartilhando seus sucessos, suas falhas e seus aprendizados.

O Build in Public traz muitas vantagens, como:

1 - Beta users desde o começo

Por verem valor numa idéia e quererem aprender com isso, você consegue obter usuários reais e comprometidos em construir um produto cada vez melhor com você, dando sugestões de melhorias, ajudando com bugs e tentando ajudar ao máximo no desenvolvimento do produto.

Ter o usuário próximo de você te faz focar no que vai gerar mais valor pra ele, fazendo com que seu MVP seja mais eficiente!

2 - Backlinks

O segredo pra ter um site na frente dos motores de buscas estão nos backlinks, que são basicamente links de uma página web que referenciam outra página web. Quanto mais backlinks seu site tiver, melhor, ou seja, quanto mais lugares você falar sobre seu produto, melhor rank ele vai obter nas pesquisa.

Então, uma coisa que eu focaria muito nesse ínicio, é falar do seu produto em todos os lugares possíveis, dos mais diferentes assuntos e desafios que você enfrentou ao construir sua própria startup!

Lugares como Product Hunt, Twitter, Reddit, aqui no tabnews são excelentes pra elencar bons backlinks e atrair o interesse de novas pessoas!

Espero que possa ter conseguido agregar algum valor! Desde já te parabenizo pela excelente idéia e pela implementação, que ficou muito bom!

Valeu!

1

Muito obrigado pelo complemento! Como o Chaos IO tem como usuários pessoas físicas, achei que o Build in Public não seria tão útil, já que me parece que quem tem mais interesse em acompanhar o desenvolvimento são pessoas mais envolvidas a área de tecnologia.

E muito interessante saber sobre a questão dos Backlinks, realmente percebi que agora pesquisando no Google "chaos io", já aparece em primeiro lugar. O que provavelmente deve ter vindo por conta desses Backlinks mesmo.

E sobre o curto.io, realmente estou achando bem interessante, mas uma coisa que queria poder ver melhor, é os horários em que coincidem mais cliques. Eu vi que da para ver quais são os dias mais acessados, mas ver os horários seria muito interessante para saber em qual momento do dia postar, ou em qual momento daquele dia em específico postar.

E talvez uma coisa mais complexa, seria fazer uma intersecção entre ver os locais visitados (países, fontes) com os dispositivos usados. Principalmente por trabalhar com Mobile, eu tenho um interesse em saber onde o público que usa mais Android ou IOS está e como pode melhorar o Marketing ou estratégias do produto baseado nisso.

E claro, uma coisa interessante, seria saber mais especificamente a região em que veio do país, por exemplo, se nos 80% de acesso do Brasil, veio de São Paulo? Veio do Nordeste? De qual estado do Nordeste? Eu até pagaria um plano maior por essas funcionalidades, atualmente uso o de R$: 10,00

Muito obrigadoo, novamente!

2

Baixei. Usei. Gostei. Deixo minha contribuição para ti aqui:

Como gerente de projetos sujiro comecar vendo o que tem no mercado, pois, muitas vezes queremos desenvolver algo do absoluto zero quando isso nem é tão necessário. Isso porque muitas vezes já existe algo parecido ou identico ao que pensamos em desenvolver. Este é o caso!

o processo de engenharia reversa com proposito de inspiração é muito bem vindo nestes casos. (Com poposito de inspiração, nao cópia, deixo claro).

A proposta me fez lembrar de um app que usei no ensino médio chamado "física interativa", ou algo assim.

Entendo que é apenas um MPV, mas ja no MPV tem algo que deve considerar: a Proposta de Valor que direi aqui que é o "quê", o algo a mais ou de diferente que seu app vai ter. Ou melhor ainda, o benefício que justifica a existência do seu app, que deixa claro o porquê você deve faze-lo.
Li o qie escreveu, e so consigo pensar que: a questao "se as pessoas vao querer baixar" deveria ser, na verdade "por que as pessoas vão baixar?" O que, por sua vez, está ligado ao valor que o seu app agregará as vidas das pessoas.

Quando você se preocupa em agregar valor, as pessoas quase que naturalmente terao vontade, digo mais... necessidade de baixar.

neste sentido, a questão "será que as pessoas vao baixar?" se tornou "por que as pessoas vao baixar?".

Nisso o Design se torna uma consequencia do que voce quer e como irá concretizar este "valor" _ (o porque)_ nas vidas das pessoas.

Gostaria de falar mais sobre,porem o cansaço bateu. Nem irei corrigir meu texto antes de enviar. Tu que lute heheh(@,,@)

Tdo o que eu disse é para que você saiba que o que fez é bom, e que pode ser ainda melhor, bravo demais!

1

Muito obrigado pelas informações! Realmente acabamos muitas vezes no desenvolvimento de um produto não pensando tanto nessa parte da "proposta de valor", por mais que muitas vezes as pessoas acabem pensando muito nisso e criando um "valor" que não existe ou que não é necessário.

Acredito que para complementar sua resposta, teria que pensar no porquê de fazer o que faz. Foi o que escrevi no início do meu texto. Eu vi uma chance de resolver um problema real que tive durantes meus estudos e que milhões de outras pessoas tiveram e na verdade ainda temos, a partir disso comecei a analisar uma solução a partir das raízes do problema, o que foi necessário claro eu estudar Ciências Sociais para entender essas raízes. Nem tudo em tecnologia é sobre código né?

E queria dar foco especialmente a questão da engenharia reversa que citasse, isso realmente é algo extremamente útil. Não só na questão do desenvolvimento mas na questão criativa, já que muitas vezes você não consegue pensar o que é melhor, mas sabe o que é pior, então, tirando o que você consegue pensar o que seria ruim para o usuário, sobram mais chances de pensar o que seria bom para ele.

1

Que jornada Thiago muito inspirador. Já acessei a Play Store para o ver como é o Chaos IO e como posso usá-lo e talvés recomendar para meus estudantes, colegas e amigos mas ainda não está disponivel, estarei aguardo ancioso... abraços

1

Muito obrigado! No momento o App está disponível apenas no Brasil e para usuários Android. Mas está em pré-registo para outros países.

Você não conseguiu acessar por conta de um desses problemas ou outro?