Muito obrigado pelas informações! Realmente acabamos muitas vezes no desenvolvimento de um produto não pensando tanto nessa parte da "proposta de valor", por mais que muitas vezes as pessoas acabem pensando muito nisso e criando um "valor" que não existe ou que não é necessário.
Acredito que para complementar sua resposta, teria que pensar no porquê de fazer o que faz. Foi o que escrevi no início do meu texto. Eu vi uma chance de resolver um problema real que tive durantes meus estudos e que milhões de outras pessoas tiveram e na verdade ainda temos, a partir disso comecei a analisar uma solução a partir das raízes do problema, o que foi necessário claro eu estudar Ciências Sociais para entender essas raízes. Nem tudo em tecnologia é sobre código né?
E queria dar foco especialmente a questão da engenharia reversa que citasse, isso realmente é algo extremamente útil. Não só na questão do desenvolvimento mas na questão criativa, já que muitas vezes você não consegue pensar o que é melhor, mas sabe o que é pior, então, tirando o que você consegue pensar o que seria ruim para o usuário, sobram mais chances de pensar o que seria bom para ele.