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Thiago, primeiramente, eu quero te agradecer pela confiança em usar o curto.io e espero que ele esteja te ajudando nessa empreitada! Caso tenha alguma dúvida ou alguma sugestão, fique a vontade de me procurar no email [email protected]

Agora falando sobre sua idéia, eu gostei bastante, inclusive, me avise quando lançar o aplicativo na loja da apple que serei o primeiro a baixar e dar uma boa nota! Deixo minha contribuição que ajudou muito com o curto.io, que é focar em SEO através de backlinks.

Ao invés de pagar ADs pra uma idéia que ainda está sendo validada (no sentido de estar buscanso seus primeiros usuários pagantes ou primeiros reais de monetização), eu foquei em trabalhar a imagem do meu SaaS através do que chamamos de build in public, isto é, construir seu produto na comunidade, compartilhando seus sucessos, suas falhas e seus aprendizados.

O Build in Public traz muitas vantagens, como:

1 - Beta users desde o começo

Por verem valor numa idéia e quererem aprender com isso, você consegue obter usuários reais e comprometidos em construir um produto cada vez melhor com você, dando sugestões de melhorias, ajudando com bugs e tentando ajudar ao máximo no desenvolvimento do produto.

Ter o usuário próximo de você te faz focar no que vai gerar mais valor pra ele, fazendo com que seu MVP seja mais eficiente!

2 - Backlinks

O segredo pra ter um site na frente dos motores de buscas estão nos backlinks, que são basicamente links de uma página web que referenciam outra página web. Quanto mais backlinks seu site tiver, melhor, ou seja, quanto mais lugares você falar sobre seu produto, melhor rank ele vai obter nas pesquisa.

Então, uma coisa que eu focaria muito nesse ínicio, é falar do seu produto em todos os lugares possíveis, dos mais diferentes assuntos e desafios que você enfrentou ao construir sua própria startup!

Lugares como Product Hunt, Twitter, Reddit, aqui no tabnews são excelentes pra elencar bons backlinks e atrair o interesse de novas pessoas!

Espero que possa ter conseguido agregar algum valor! Desde já te parabenizo pela excelente idéia e pela implementação, que ficou muito bom!

Valeu!

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Muito obrigado pelo complemento! Como o Chaos IO tem como usuários pessoas físicas, achei que o Build in Public não seria tão útil, já que me parece que quem tem mais interesse em acompanhar o desenvolvimento são pessoas mais envolvidas a área de tecnologia.

E muito interessante saber sobre a questão dos Backlinks, realmente percebi que agora pesquisando no Google "chaos io", já aparece em primeiro lugar. O que provavelmente deve ter vindo por conta desses Backlinks mesmo.

E sobre o curto.io, realmente estou achando bem interessante, mas uma coisa que queria poder ver melhor, é os horários em que coincidem mais cliques. Eu vi que da para ver quais são os dias mais acessados, mas ver os horários seria muito interessante para saber em qual momento do dia postar, ou em qual momento daquele dia em específico postar.

E talvez uma coisa mais complexa, seria fazer uma intersecção entre ver os locais visitados (países, fontes) com os dispositivos usados. Principalmente por trabalhar com Mobile, eu tenho um interesse em saber onde o público que usa mais Android ou IOS está e como pode melhorar o Marketing ou estratégias do produto baseado nisso.

E claro, uma coisa interessante, seria saber mais especificamente a região em que veio do país, por exemplo, se nos 80% de acesso do Brasil, veio de São Paulo? Veio do Nordeste? De qual estado do Nordeste? Eu até pagaria um plano maior por essas funcionalidades, atualmente uso o de R$: 10,00

Muito obrigadoo, novamente!