Executando verificação de segurança...
12
SOM
1 min de leitura ·

10 anos em uma empresa ou 2 anos em 5 empresas?

Esses dias tenho pensado sobre carreira e já ouvi falar em portais de notícias, faculdade e recrutadores que em média devo ficar uns 2 anos em uma empresa, porém tenho minhas dúvidas.

Caso tenha uma empresa em que há um plano de crescimento para 10 anos, com a possibilidade de crescer junto com a empresa e ganhar mais, será que isso é melhor para carreira do que ficar 2 anos em empresas diferentes?

Carregando publicação patrocinada...
11

Lembre-se que vivemos uma época de criadores de conteúdo. As pessoas criam algo para chamar a atenção, engajar, surfar a onda, e ganhar alguma coisa com isso. Muitas vezes sem nenhum compromisso com a realidade ou com o sucesso das pessoas que vão consumir aquilo. E isso é muito importante ter em mente em tudo o que consome.

Não existe uma forma mais certa que a outra quando você olha individualmente. Além disso, a forma de como cada um aborda por mudar muito o entendimento das pessoas.

Eu imagino que dizem que você deveria ficar ao menos 2 anos. Ou seja, não ficar pulando de emprego em emprego porque isso é visto como alguém sem compromisso. Parece sensato.

Até acredito que alguns dizem para ficar no máximo 2 anos para ganhar mais experiência diferente e ter mais ferramental. Isso faz algum sentido, especialmente para quem está começando carreira.

Em qualquer situação tem vantagens e desvantagens. Você deve pesar isso e ir vendo o que é melhor para você. Não existe solução universal.

Muitas vezes a decisão vai passar por onde você está. Como ficar em um lugar que não te valoriza? Justa ou injustamente, não importa, você vai querer crescer, e em outro lugar pode se dar melhor, justa ou injustamente.

Mas como sair de um lugar que está bom, é valorizado e desafiado? Porque arriscar quando algo está bom? Pode ser bom, acomodar não é das melhores decisões, mas tudo é um risco.

No começo eu pulei mais de galho em galho, até para ganhar mais experiência, mas depois assentei e resolvi que iria assumir compromisso com algo de longo prazo. Ainda tive trocas, mas elas ficaram menos frequentes. Eu ganhei várias experiências e aprendi trabalhar fortemente em apenas um projeto.

O que eu mais vejo hoje em dia é as pessoas pularem demais de galho em galho, ganhando assim mais diversidade de experiência, mas falta um aprofundamento no mesmo sistema. Isso cria uma distorção que vemos muito por aí.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

2

A abertura do seu comentário é quase poética de tão bem escrita.

Eu acrescentaria também o fato de que, em sua maioria, a troca de empresas é acompanhada por algum aumento remuneratório. Isso não muda o fato de que cada caso deva ser avaliado separadamente e de acordo com as prioridades de cada.

Por fim, acho que a melhor forma de pensar no problema é na medida em que ele acontece. Não parece fazer sentido ficar pensando se quer ficar 10 ou 2 anos num lugar antes da pessoa considerar sair ou receber um proposta que pareça interessante.

2

o melhor pra carreira é progressão de conhecimentos, reconhecimentos, habilidades, cargos e salários.... exemplo: 10 anos em uma empresa subindo é melhor do que 10 parado.

2

Cada caso é um caso.

Depende muito da sua necessidade, conforto, conhecimento, experiência...
Um ponto de vista que acho interessante é permanecer em uma empresa que lhe forneça algo além do capital financeiro.

Se você já possui experiência relevante e a empresa não tiver valor para agregar contigo além do financeiro, é ideal que essa quantia seja um valor bem acima da média e cubra as demais oportunidades que aparecerem e te deixe confortável financeiramente.

Mas se tem MUITO aprendizado em jogo, como no caso de primeira experiência, é mais vantajoso continuar no ambiente com um rendimento 'dentro' da média e que seja suficiente para cumprir suas obrigações financeiras por um tempo enquanto adquire mais conhecimento e experiências como profissional.

Eu, particularmente, conheço pessoas que tem 20 anos no mesmo lugar e que ganham super bem e se sentem bem no ambiente. Assim como pessoas que trocam de empresa a cada dois anos e também estão satisfeitos com suas situações.

Acredito que os pontos principais sejam:
Como você se sente no ambiente de trabalho?
O seu rendimento atual está adequado ao seu nível de conhecimento e experiência?

Se a resposta for não para as questões acima e não tenha evidências de que as coisas podem melhorar, acredito que seja hora de mudanças.

1

Concordo muito com o que você colocou

Li em algum lugar (infelizmente não sei o autor) sobre como saber se estamos no caminho certo, e para mim tem feito sentido.

Na carreira temos que estar aprendendendo ou ganhando ($$$).

  • Se você está aprendendo mas não está recebendo tão bem, está ganhando aprendizado.
  • Se você está recebendo mas não está aprendendo, está ganhando dinheiro.
  • Se estiver aprendendo e recebendo bem, é o ideal.
  • Mas se não for nenhum dos dois, é hora de buscar outro lugar.

Apesar de ter pouco tempo de carreira, teve um momento que aceitei outra oportunidade com salário praticamente igual simplesmente por julgar que não estava aprendendo o suficiente no emprego em que estava :)

1

Normalmente o salário de quem fica muito tempo dentro da empresa fica defasado em relação a quem entra posteriormente no mesmo cargo.
Pensando em crescer profissionalmente você precisa ter seu próprio plano, pensando que tipo de profissional( quais habilidades você quer ter). Para conseguir a experiência e habilidades que deseja, pode ser necessário passar por cargos diferentes em empresas diferentes.

1

Relacionamentos

Tenha em conta os relacionamentos que você tem dentro da empresa para definir se vai continuar em uma empresa. Os relacionamentos que você cultiva é o suporte que você terá para alcanças os objetivos da sua carreira.

Serão estes relacionamentos que irão ajudar no seu aprendizado, oportunidades de avanço, visibilidade no mercado de trabalho e ampliação da rede de contatos.

1

Na minha opinião, 2 anos de experiência na empresa só se for em casos onde se trabalha em um projeto e sai, muito pouco tempo para aprender a cultura da empresa e construir um Networking forte.
Carreira sempre é um assunto pessoal, acho que deveria ir com calma e tirar um tempo de reflexão dos seus objetivos, no meu achismo aqui, se você estiver sedento por connhecimento e experiências, vai trocando de empresa, de tecnologia até achar algo que você fale "é isso!", assim vocë consegue a estabilidade na carreira que puxa a estabilidade das outras áreas da vida.
Só um porém, Estabilidade NÃO é estagnação, sempre continue a aprender.

1

Na minha opinião depende do contexto,por exemplo 10 anos numa empresa que tem plano de cargos de carreiras bem definido,salário competitivo, oportunidade de crescimento, ambiente agradável e colaborativo, desafios que ajudam no seu crescimento profissional e pessoal é bem melhor que ficar pulando de empresa em empresa a cada 2 anos, mas se for o oposto e a pessoa não encontra essas vantagens na empresa se é isso que ela procura, acho válido mudar de empresa até encontrar o ambiente que ache ideal para ela, se no caso que você falou teria relação como os retrutadores avaliam na questão de experiências variadas na contratação quando olham um perfil acho que isso é relativo também, visto que a pessoa pode descrever com mais detalhes as experiências dela mesmo que seja numa empresa só e demonstrar sua habilidades, mas nesse caso é uma opinião minha pode ser que eu esteja errado.

Espero ter contribuído de alguma forma.