Executando verificação de segurança...
11

Lembre-se que vivemos uma época de criadores de conteúdo. As pessoas criam algo para chamar a atenção, engajar, surfar a onda, e ganhar alguma coisa com isso. Muitas vezes sem nenhum compromisso com a realidade ou com o sucesso das pessoas que vão consumir aquilo. E isso é muito importante ter em mente em tudo o que consome.

Não existe uma forma mais certa que a outra quando você olha individualmente. Além disso, a forma de como cada um aborda por mudar muito o entendimento das pessoas.

Eu imagino que dizem que você deveria ficar ao menos 2 anos. Ou seja, não ficar pulando de emprego em emprego porque isso é visto como alguém sem compromisso. Parece sensato.

Até acredito que alguns dizem para ficar no máximo 2 anos para ganhar mais experiência diferente e ter mais ferramental. Isso faz algum sentido, especialmente para quem está começando carreira.

Em qualquer situação tem vantagens e desvantagens. Você deve pesar isso e ir vendo o que é melhor para você. Não existe solução universal.

Muitas vezes a decisão vai passar por onde você está. Como ficar em um lugar que não te valoriza? Justa ou injustamente, não importa, você vai querer crescer, e em outro lugar pode se dar melhor, justa ou injustamente.

Mas como sair de um lugar que está bom, é valorizado e desafiado? Porque arriscar quando algo está bom? Pode ser bom, acomodar não é das melhores decisões, mas tudo é um risco.

No começo eu pulei mais de galho em galho, até para ganhar mais experiência, mas depois assentei e resolvi que iria assumir compromisso com algo de longo prazo. Ainda tive trocas, mas elas ficaram menos frequentes. Eu ganhei várias experiências e aprendi trabalhar fortemente em apenas um projeto.

O que eu mais vejo hoje em dia é as pessoas pularem demais de galho em galho, ganhando assim mais diversidade de experiência, mas falta um aprofundamento no mesmo sistema. Isso cria uma distorção que vemos muito por aí.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

Carregando publicação patrocinada...
2

A abertura do seu comentário é quase poética de tão bem escrita.

Eu acrescentaria também o fato de que, em sua maioria, a troca de empresas é acompanhada por algum aumento remuneratório. Isso não muda o fato de que cada caso deva ser avaliado separadamente e de acordo com as prioridades de cada.

Por fim, acho que a melhor forma de pensar no problema é na medida em que ele acontece. Não parece fazer sentido ficar pensando se quer ficar 10 ou 2 anos num lugar antes da pessoa considerar sair ou receber um proposta que pareça interessante.