Executando verificação de segurança...
1

Pitch: Gerador de html

Estou desenvolvendo um gerador de página html e resolvi divulgar aqui para ver a opinião de vcs.

Ainda está basicão com pouquissimos recursos mas acho que já dá pra ter uma noção.

A idéia é que o usuário consiga criar páginas html sem precisar estudar programação a fundo.

Uma boa utilidade seria criar postagens mais personalizadas sem a necessidade de um programador.

Vocês acham que tem futuro ? rs

Gerador de html

Carregando publicação patrocinada...
3

criar páginas html sem precisar estudar programação a fundo ... sem a necessidade de um programador

Aqui eu entendo que a ideia é que alguém possa criar um HTML sem saber HTML (ou só tem uma vaga noção do que é), certo? No fundo, é uma ferramenta no-code/low-code, pelo que entendi.

Sendo assim, talvez fosse melhor que ela fosse uma ferramenta mais visual. Em vez de escolher valores numéricos, e de saber o que significa "Posicionar acima", poderia ter uma forma da pessoa "desenhar um retângulo", mudar o tamanho com o mouse, etc.

O mesmo vale para escolher as cores, o texto e estilização em geral. Vc acabou criando uma sintaxe própria (!h1! Como criar um site), o que faz com que a curva de aprendizado aumente: a pessoa tem que aprender a sintaxe específica da ferramenta - se for assim, não seria melhor usar Markdown, que pelo menos é mais conhecido e padronizado? Se bem que, em vez disso, para algo que "não precisa de um programador", seria melhor algo mais visual mesmo, talvez um editor WYSIWYG.

1
2

Bom, tudo tem prós e contras.

Sintaxe própria pode ser mais simples de implementar, mas tem a curva de aprendizado de quem for usar. Um editor visual facilita pro usuário, inclusive até os mais leigos vão conseguir usar (convenhamos, quem é muito leigo vai achar mais difícil ter que escrever, seja sintaxe própria ou algo mais consolidado como Markdown).

Então acho que a escolha depende do público que vc quer atingir.

1

Vocês acham que tem futuro

Depende de que futuro vc quer com isso. Se você pensa em um dia ganhar dinheiro com esse projeto, eu honestamente acho pouco provável. Mas se sua ambição seria apenas ter um projeto legal no portfólio, que te ajude a praticar o que vc está aprendendo no momento, é super válido.

Por hora:

A idéia é que o usuário consiga criar páginas html sem precisar estudar programação a fundo.

Para fazer página html não precisa estudar programação.

1

Tem futuro.
As coisas se vão e voltam.
Isso lembrou um antigo produto chamado Hotmetal
https://en.wikipedia.org/wiki/HoTMetaL
Seu propósito era criar páginas web no conceito RAD.

Atualmente conheço esses aqui, onde você não precisa codificar o HTML, basta arrastar e soltar componentes, o antigo conceito RAD.
https://bootstrapstudio.io/
https://www.zoho.com/pt-br/sites/features/drag-and-drop-website-builder.html
https://www.dragdropr.com/
https://snappages.com/
E sim, os caras ganham dinheiro.

1

A ideia é bacana (não disse promissora e nem viável 😁), mas ainda precisa ser lapidada. O site está muito confuso e desorganizado. Quando eu penso em no-code, ou low-code, penso no contrário disso. Penso em algo muito mais simples, às vezes até tosco, justamente porque o usuário não conhece necessariamente a tecnologia por trás.

Do jeito que está, acredito ter pouca utilidade para pessoas de fora da TI. No entanto, todo projeto tem grande potencial de nos ensinar coisas novas, então keep going!

Outro ponto que tenho curiosidade: e depois de criar o HTML, o que fazer? Um HTML estático e local não tem muita utilidade, ainda mais para alguém que não é programador. Talvez seja legal pensar nos próximos passos para decidir se realmente vale a pena investir mais tempo no projeto.

1