Executando verificação de segurança...
2

O que fazer agora?

Olá! Sou Rafael Menezes e essa é a minha primeira publicação aqui no tabnews, então desculpe se tiver algum erro kkkk.
Mas vamos a questão.

O que fazer agora?

No final de 2021 comecei a estudar JavaScript, acabei gostando e atualmente já tenho alguns projetos em React e Node, tudo graças ao exelente professor Gustavo Guanabara. Recentemente comecei a aplicar para vagas de desenvolvedor web junior, só que a maioria das vagas que encontro pedem faculdade na área, e sinceramente não sei se devo faze-lá.

Pelo que pesquisei a faculdade não é algo necessário para aprender a programar, mas principalmente o networking que ela proporciona, além do currículo, é algo que me leva a querer entrar em uma, porém não sei se é isso que preciso fazer!

Hoje tenho 18 anos, terminei o ensino médio com 17 e tirei esse ano pra descobrir com que quero trabalhar e com certeza é programando, por isso gostaria da sua opnião sobre:

  • Qual é o real peso de um diplama no currículo?
  • Como criar networking?
  • Devo continuar aplicando para vagas mesmo sem faculdade?
  • Devo fazer uma faculdade? ou continuar a aprender sozinho?
Carregando publicação patrocinada...
1

Sinceramente, estudar é sempre bom, então recomendo que faça uma faculdade... apesar de acreditar que tudo que aprende na faculdade você conseguirá aprender por conta, as experiências e pessoas que vai conhecer irão te ajudar muito... sinceramente encontrar emprego na área não é tão facil como dizem... mas estágio estando na faculdade creio que seja o caminho mais facil, a maioria dos programadores que conheço começaram desta forma inclusive eu...
pense que a maioria dos dev jr. eram bons estagiários, aproveite que você é novo e curta o processo, aprenda o máximo que der e uma hora as coisas vem

1

Realmente, como aprendi sozinho não tenho nenhum norte pra seguir, principalmente em relação a empregos. Ter um professor ou alguém pra se guiar parece ser o que falta.

1

Qual é o real peso de um diploma no currículo?

Em geral baixo, vai fazer diferença quando você estiver concorrendo para uma vaga muito disputada e as suas skills são similares às dos outros candidatos; a psicóloga do RH vai fazer um 'check' quando estiver analisando seu curriculum, o que leva menos de 4 segundos. Não se prenda a faculdade; faça um ead que te mostre o caminho das pedras e não jogue troncos no meio do caminho, estude por conta, veja as tendencias da área que você quer seguir e estude com projetos reais.

Como criar networking?

Cursos/eventos presenciais em que possa apertas as mãos das pessoas e tomar um café com elas.

Devo continuar aplicando para vagas mesmo sem faculdade?

Sim, faça o máximo de entrevistas que conseguir para ganhar experiencia nisso e aprender com erros.

Devo fazer uma faculdade? ou continuar a aprender sozinho?

Os dois, meu caro, os dois... pelo resto da vida... acha difícil? se fosse fácil a área não estaria com um gap enorme de profissionais.

1

Até que não tive muitos problemas em aprender, mas como foi tudo em casa não construi nenhum networking, ainda não conheço ninguém da área pessoalmente. E isso me deixa na dúvida se EAD é melhor no meu caso? Ou talvez eu estou me prendendo muita a faculdade como você disse kkkk

1

Bom, sinceramente mesmo, a melhor coisa que você pode fazer é criar sim um networking, mas nada de "pessoalmente", você está falando de uma area aonde as pessoas gostam muito de trabalhar de casa, e as unicas interações pessoais que efetuam são particulares (na grande maioria), crie seu network nas redes sociais. (Discord e GitHub são os melhores locais para isso.)

Te convido a participar de um discord que talvez possa mudar sua vida, o Chorume é um discord de um youtuber/streamer da area de programação e eu te garanto que lá os programadores são ativos e estão também na mesma ideia que a tua, de conhecer outros programadoes. https://discord.gg/HK65uPPb

1
1

A faculdade não te ensina a programar porém pode ter um grande peso em questão de diploma e até mesmo alguns conceitos importantes que um dia podem ser necessários para resolver algum problema.

A melhor forma de aprender a programar é correr atrás e ser curioso, continue com essa determinação, distribui currículo, afinal as empresas procuram pessoas com mais Soft Skills do que Hard Skils, afinal é muito mais fácil aprender conceitos técnicos do que pessoais

1
1

Boa tarde,

Rafael,

Você pode iniciar um curso técnico que tenha programação. Não sei se é acessivel para você mas geralmente ETEC tem uma boa grade. É um curso de curta duração 18 meses.

Faculdade não é totalmente importante mas pode ser um desempate no momento de selecionar um candidato em uma seleção.

Caso não seja possivel, você pode estudar mesmo pela web.

Também há Faculdade EAD bem acessiveis. A grade geralmente é sempre a mesma devido ao MEC. Mas as melhores Facus tem grades diferenciadas.

O importante da faculdade é o aprendizado teorico, sempre salva quando o problema é grande ou incomum.

Mas continue aplicando para as vagas logo menos você consegue.

1

Não tinha pensado em um curso técnico, vou ver como é.
E realmente já tive problemas que levei semanas pra resolver kkkk

1

Creio que um diferencial que a faculdade te da é a possibilidade de começar como um estagiário. Vai começar "atrás" de um "dev jr", mas é mais facil conseguir e vai te dar experiência em empresas que provavelmente não entraria como um dev jr.

Mas tudo depende muito da sua situação

  • Você vai fazer o que no tempo que faria a faculdade?
    • Se não for fazer nada relevante, faça uma faculdade
  • Você depende de uma renda X?
    • Se um estágio não pode pagar o seu custo, então não é uma opção

E sobre o curso técnico, eu não faria, já iria direto pra faculdade. Só faria curso técnico se fosse junto com o ensino médio.

1

Tambem acho que curso tecnico nao é uma boa opção e seria melhor ir direto pra faculdade, porém gostaria de ressaltar que além de ser mais facil conseguir um emprego de junior tendo ja estagiado, é interessante lembrar que nao estamos em 2020/2021, e hoje as empresas estao cada mais exigindo um diploma de faculdade, e se os que tem diploma de faculdade estao com dificuldade de conseguir um emprego, os que nao tem, tem muito mais dificuldade, entao se voce nao tem tempo para fazer faculdade, talvez nao vala a pena estudar como auto-didata para conseguir emprego, talvez ir atras de uma renda minima provisoria para te dar estabilidade para fazer faculdade sem preocupaçao enquanto ja tem uma renda para se manter possa ser a melhor opçao, caso nao precise de uma renda imediata, faça a faculdade tranquilo e vai na fé.

1

Pelo que vi, o curso técnico realmente não compensaria pra mim. Vou procurar uma renda mínima, seria bom para ajudar na faculdade.

1

Comecei a pensar nisso por agora, sem emprego e não estando em uma faculdade, além de estudar, não sei o que faria.
Ainda não dependo de uma renda, mas precisaria de dinheiro para pagar a faculdade caso não consiga uma bolsa ou algo assim. Um emprego para ajudar na faculdade seria o ideal.

1
  • Qual é o real peso de um diplama no currículo?
    No Brasil ainda é muito forte o peso do diploma, mesmo na área técnológica que teoricamente é uma área onde prodígios de 12 anos são contratados sem nem ter saído da escola ainda.
    Independente do que você quiser pro teu futuro, faça uma faculdade. Difícil com ela, pior sem ela.
  • Como criar networking?
    Networking você faz se tornando uma pessoa comunicativa e agradável de conviver, é impressionante a quantidade de pessoas que não conseguem colaborar para um ambiente ser razoável para o convívio. Durante a faculdade você vai ter oportunidade de conhecer pessoas da área, então suas chances de ser indicado aumentam. No geral muitas vagas abrem para o público mas o escolhido é indicado por alguém de dentro (independente do nível de quem indicou). Enquanto não faz faculdade, entre em fóruns, adicione pessoas do Linkedin - de preferência as que tem um título que você almeja -.
  • Devo continuar aplicando para vagas mesmo sem faculdade?
    Acredito que sim. É 100% de certeza que você não vai entrar nas vagas em que não aplicar, então com ou sem faculdade aplicar já vai te ajudar a ter mais chances.
    Se você for entrevistado mas não passar, ainda assim é positivo porque você começa a ter traquejo nas entrevistas e assim consegue melhorar tua desenvoltura, além de quanto mais experiência em entrevistas menos nervoso(a) você fica, o que ajuda a se expressar melhorar e assim uma coisa ajuda. aoutra.
  • Devo fazer uma faculdade? ou continuar a aprender sozinho?
    Os 2. A faculdade não ensina tudo e nem tudo o que é ensinado você vai usar.
    A faculdade te dá o diploma e conhecimentos superficiais sobre muitos temas (aprofundados sobre outros), o estudo sozinho te ajuda a tapar os buracos de conhecimento que forem surgindo ou que forem preciso ser tapados ao longo da sua jornada profissional.

Tentei ser breve e direto mas o texto ficou grande. Não é uma fórmula isso e o fato de eu escrever não quer dizer que vai ser fácil. Cada um passa por situações distintas ao longo da vida. O que você precisa fazer é permitir que a sorte te encontre e isso você faz se respaldando através de conhecimento (educacional e interpessoal).

Além de tudo isso você ainda é novo(a), então dá pra mudar de emprego ao longo da vida. É melhor um diploma de um curso indesejado que no futuro te permita fazer uma pós-desejada, do que o caminho de trilhar tudo isso do 0 depois que você tiver com esposa(o) e filhos tentando apagar todos os incêndios que surgem.

Boa sorte no caminho.