Executando verificação de segurança...
5

Sou praticamente um Tech Leader de um projeto pequeno e desorganizado

Opa, e aí.

Acho que todo mundo aqui já teve (ou vai ter) aquela fase em que você acha que dá conta de tudo. Eu tô passando por isso e, adianto, é horrível.

Bem, esse desgaste mental começou quando eu aceitei em passar a ideia de um cara aleatório do Discord para o código. Ele tinha a ideia e eu sabia programar. E eu não recebia nenhuma quantia de dinheiro em troca, "a experiência que eu vou ter depois disso daqui vai ser incrível". Pensava eu - risos de arrependimento.

Só que o seguinte, eu não me liguei que ele era o meu cliente - se olhar como um freela, porque isso é praticamente um. Então, tudo que ele fala eu tentava achar um jeito de implementar no sistema, o que foi um erro.

Olha, uma coisa que eu quero deixar bem claro pra você, e até pra mim mesmo: não se faz todas as coisas que uma pessoa manda sem antes passar por um julgamento (avaliação). Quem está do outro lado (seu patrão, cliente ou quem tá te "pagando") também é humano, significa que ele erra. Saiba filtrar as coisas que realmente tem como fazer - isso não é só pra programação, é pra vida.

Eu não me atentei que eu tinha que entender a ideia por completo pra depois partir pro código. Eu não estava acostumado em realmente programar. Fazia projetos básicos ou já prontos (com esboço, diagramas, esquemas, tutoriais, etc.).

Bem. Acabou que eu não conseguir fazer muita coisa agindo desse jeito. E ele percebeu. Então, a qual foi a brilhante ideia que ele teve? Chamar mais gente. Inicialmente tinhamos 5 pessoas no total (2 no front e 2 no back e ele pra "lançar os comandos"). Eu disse "Inicialmente" porque esse é um detalhe importante. Lembrem-se.

Nessa equipe de 4 programadores, o meu papel era mais guiar o pessoal e dizer o que eles têm que fazer. Aqui eu já tinha a ideia mais fixa na minha cabeça de como era o projeto. "mais fixa", mas não o suficiente.

"Inicialmente". Bem, aqui vai o doce. 5 pessoas, o pessoal ainda tava entendendo o projeto e tals. O bendito chamou mais gente. Não foi 1 ou 2. Foi tanta gente desnecessária que o total de membros foi quase 20. Irmão?! Quando eu vi isso eu queria chorar, sair do projeto, porque eu sabia que iria sobrar pra mim.

Mesmo assim, continuei.

Passei por cima de pau e pedra pra chegar no estágio que o projeto está. Tá desorganizado, sim. Já tentei organizar mas a única forma que enxergo pra isso é eu saindo dele e deixando ele se dissolver. Mas, aquele carinha (o cabeça do projeto), não me deixa sair porque eu sou uma "peça importantíssima do projeto".

Eu já tô ficando maluco.

Apesar de desorganizado, conseguir pôr o projeto pra andar. Só que a falta de planejamento ainda mata. Falta uma espécie de "mapa" pra descrever o projeto do início ao fim de forma mais abstrata, uma base do projeto.

Eu tentei definir tasks no Jira pra facilitar pro pessoal e cada um saber o que fazer.

Mas os infelizes parecem ser piores do que eu!! Porque, não é possível, eles só querem fazer por fazer e que estejam funcionando, acaba aqui.

"Esquece esse bagulho de clean architecture, boas práticas, semântica, funções reutilizáveis, organização de pastas, escopo de arquivo, etc. etc. Vamo deixar funcionando isso daqui e acabou".

Não existe manutenção; não existe responsabilidade única. No início do projeto, o código todo estava em um arquivo main, pra se ter noção!

Se tudo der certo, a gente vai mexer com transação de dinheiro dentro da plataforma. Pra isso vai precisar de segurança na transferência de dados e demais. "Esquece isso. Deixa pra depois. O bagulho é sair a primeira versão funcionando e depois a gente vai adicionando as coisas aos poucos". É isso que eu ouço.

Não sei se eu tô errado, se tudo isso é orgulho meu ou algo assim, mas isso é muita falta de profissionalismo. Na verdade, é falta de vontade, de fazer algo bem feito. A minha vontade, quando eu inicio o projeto, é deixar funcionando mas também tudo arrumado. Pra que a pressa toda? Até agora a gente só teve pressa e não saiu do local, nada funcionava.

O pessoal só pensa em ter as coisas mais esquece o processo que deve ter. O processo é lento, mas, se fizer ele certo, te recompensa.

Todo mundo que ir pro céu, mas ninguém quer morrer (Fé Alves)

Eu tô cansado de ter que ficar segurando as pontas que não são minhas. Ter que lhe dar com os problemas dos outros. Chegar a beira do abismo por uma coisa que não vale tanto à pena, deixando a que vale esperar.

Edit: nem estou sendo pago e já entrei sabendo disso.

Foque em você. Sofram, mas saibam a sorrir.

Carregando publicação patrocinada...
2

Então irmão, acho que agora que a bomba ja tá na tua mão tu só tem duas opções, ou larga tudo e deixa a bomba explodir, ou então aceita que você está em um papel de liderança e cobre como tal comece a ter a postura de um. Propõe para esse teu "chefe" que tu tome as decisões tecnicas e ele só traga os backlogs, pede um pouco de autonomia para poder cobrar o pessoal e propor mudanças na forma que as entregas e o código são feitos, monta todo o padrão que você quer seguir, estuda processos, metodologias ágeis, formas de entrega, bate o pé na parede mesmo. Ou isso, ou você sai do projeto. Sempre que tiver exausto lembra o tanto de experiência que tu ta recebendo e com certeza evoluiu absurdamente de um cara que repetia tutorial para um cara tomando decisão técnica. É uma situação de merda mas ja que tu ta nela vamo ao menos extrair o melhor possível para a sua carreira. Te desejo sorte!!

1

Obrigado pelo incetivo. Melhor ainda, obrigado por falar de assuntos que não conhecia.

Eu vou ter que ir na segunda opção [por enquanto]. Tudo isso ocorreu de forma "rápida". Estava muito ocupado tentando programar do que realmente organizar o projeto. É que essa transição de programador -> tech leader foi algo inesperado (ou eu não quis enxergar).

Sobre agir como um líder, é algo que realmente preciso fazer. Cobrar mais. Mas, pra isso, preciso entender o que precisa ser feito; passar pro papel a ideia que está na cabeça.

1

Eu acho que não entendi seu post. Você não está sendo remunerado?

Tem 20 pessoas no time? Elas estão sendo pagas?

Que tipo de aplicação precisa de 20 pessoas no início para desenvolver?

Você assinou algum contrato, tem uma fatia do negócio?

1

Opa, tudo bom?

Não sou muito bom com desabafos, deixo sempre umas pontas soltas.

Você não está sendo remunerado?

Não. Não estou sendo remunerado. Falei isso no post (tinha ficado com dúvida se falei e fui olhar pra ter certeza);

Tem 20 pessoas no time? Elas estão sendo pagas?

Chegou a ter 20 pessoas no time e todas entraram com o aviso prévio de que não iriam ser pagas (trabalho volutário);

Que tipo de aplicação precisa de 20 pessoas no início para desenvolver?

Com a minha pouca experiência em projetos em grupo, digo com toda firmeza: é totalmente desnecessário esse tanto de gente. Então porque teve tanta gente? Ele não me falou o motivo, mas da pra entender que, pelo projeto não pagar ninguém, aproveitou disso e chamou mais gente pra trabalhar, pois, de uma certa maneira, quanto mais gente, mais rápido poderia ser o desenvolvimento. No caso teve efeito contrário.

Você assinou algum contrato, tem uma fatia do negócio?

Não assinei contrato nenhum. Tinha respondido uma thread aqui falando que estou no projeto por pura "moralidade", e simplesmente não saio dele por causa desse caso. Se eu entedi seu ponto - me corrija se estiver errado -, se o projeto der certo e começar a ganhar algo, ele pode me passar a perna por não haver a presença de contrato algum.

Ou simplesmente a sua ideia pode ter sido "saí daí o mais rápido que puder".

1

Irmão quer um conselho, sai fora cara. Tu não ta ganhando um real pra ta sofrendo a dor dos outros, fora que você já fez o que precisava pra ser visto por um recrutador ter projetos e saber liderar de resto, SAI FORA KKKK. vai caçar um trampo melhor.

1
1

O único "contrato assinado" foi o moral de consideração kakka.

O motivo pelo qual eu não saí do projeto foi que fui impossibilitado disso. Simplesmente eu tô considerando o cara e não deixando ele na mão - apesar dele ter jogado o trabalho todo pra cima de mim.

Como o @MikeDevizinho disse - e sem querer me gabar:

"[...] já fez o que precisava para ser visto por um recrutador [...]"

A primeira coisa que fiz, depois de terminar de escrever o post, foi falar pra ele que eu iria sair do projeto. Mas - já era de se esperar -, ele disse que iria resolver. Estou confiante que isso vai dar certo? Não.

1

É cara, você mamou, essa é a grande realidade, mas pelo visto adquiriu muita experiência, sabedno o que não fazer, já é algo super importante, esse seu relato pode ajudar outras pessoas. Seu caminho das pedras foi/está sendo problematico, infelizmente. De resto faltou um pouco de gestão de projetos, inclusive fiz um post aqui sobre isso. Te desejo sorte futuramente!

1