Executando verificação de segurança...
9

[ Relato ] Erros que me fizeram ser um programador médiano

Introdução:

Fazia um tempo que eu queria fazer este artigo, e hoje estou aqui justamente para relatar erros críticos, fatores, decisões, dentre outras coisas que me fizeram ser um programador médiano.

Por que você esta fazendo este artigo?

Depois de 2 anos na área e não ter alcançado nada concreto, me senti no dever de compartilhar o motivo, para que outras pessoas não cometam este erro.

Você está desistindo da programação?

O artigo é um relato de todos os erros que eu cometi ou fatores que influenciaram, e percebi somente a pouco tempo. Contudo, pode parecer ou dar a ideia que eu estou desistindo, mas não é o caso, estou apenas recomeçando em cima dos erros empilhados.

Descrição:

Eu irei dividir cada erro em seções e irei falar um pouco sobre eles. Os erros podem estar relacionados com outros erros ou ser influenciado, uma inércia, e assim por diante. Boa leitura!

Não ter motivação, disciplina e direção:

Meu primeiro contato com código foi em 2021 quando me surgiu a ideia de criar meu próprio jogo. Não sabia nada de nada, apenas queria.

Eu queria, mas não tinha a disicplina de aprender, e por isso acabei copiando e colando códigos de uma linguagem usada na engine GODOT, e achava que era o cara por isso, mas depois veio as frustrações e não continue mais com meu primeiro projeto falho.

O simples fato de não ter a disciplina de aprender, pular etapas, dentre outros fatores foi o que desviou minha jornada no mundo dos games. Apesar de eu amar programar na web, e não me arrepender, as consequências de não ser disciplinado foi o que deu a inicio a todos os outros problemas.

TENHA DISCPLINA COM VOCÊ MESMO E SEUS ESTUDOS, SE COMPROMETA COM SEU FUTURO!


Mesmo tendo desistido de criar um jogo, o código me chamou atenção, e logo pesquisei mais e cheguei na Khan Academy, onde tinha aulas de algoritmo simples e outra matérias.

Somando o problema anterior da Disciplina com um jovem de 15 anos sem Direcionamento, vaguei por conteúdos superficiais por meses, achando que estava aprenendo, ia ganhar milhares, dentre outras coisas.

O fato de não ter direcionamento me fez "estudar" qualquer pedaço de informação encontrada na internet que em grande maioria percebi que estavam erradas depois de um tempo.

Isto durou por anos. Durante 2 anos nesse mundo, 1 ano e meio foi apenas vagando sem direcionamento com a sensação de consquista que era apenas ilusão.

DEFINA O QUE VOCÊ QUER. QUER SER FRONT-END? ESTUDE SOBRE, NÃO ABRECE O MUNDO, APENAS FOQUE NESSE JORNADA. VOCÊ IRÁ REFINAR E SE MASTERIZAR NISSO ATÉ CONQUISTAR ALGO. DEPOIS VOCÊ PODE ESCOLHER UM NOVO OBJETIVO E PERSEGUIR DA MESMA FORMA. AOS POUCOS VOCÊ IRÁ SOMANDO EXPERIÊNCIA, CONHECIMENTO E PODE ATÉ ATUAR EM GRANDES EMPRESAS.


Eu coloquei disciplina, direcionamento e motivação juntos pois este três elementos foram os que mais contribuíram para os futuros erros. Eu não tinha a motivação de estudar. Todos os dias eu sentava na cadeira do computador, lia documentações, mas sem uma vontade ou algo muito raso.

Isto é um problema? Sim, eu te digo o porquê: Nosso cérebro é plástico, ele se molda muito rápido ao que sendo oferecido a ele. Porém, nossos sentimentos tem um grande impacto não só nesse processo, mas em vários outros muito importantes para o bom funcionamento e retenção.

Se você não tem motivação, você pode criar essa motivação. Isto é que eu tenho feito semana passada até agora como um teste. Eu me faço perguntas sobre o conteúdo. Eu gero um interesse naquilo com essas perguntas. Eu anoto e registro tudo e com isso me sinto motivado a ir estudando em cadeia ao longo do dia, quase como a ofensiva do Duolingo.

Desconsidere fatores como luto, doença, dentre outros semelhantes. Nesses estados não conseguimos nem sair da cama direito. Me refiro quando você está bem, sabe que tem que estudar, sabe que gosta disso, mas ainda assim não sente vontade de estudar.

TENHA OBJETIVO! SEUS OBJETIVOS SERÃO SEU COMBUSTÍVEL, TE DANDO MAIS MOTIVAÇÃO PARA FAZER COISAS QUE ANTES VOCÊ NÃO QUERIA.

Ignorar fundamentos:

Sim, eu citei antes a Disciplina, porém isto é um fato muito mais enraizado. Desde criança eu nunca fui a mais estudiosa. Nunca reprovei, mas no ensino Brasileiro não faz questão com a excelência, e sim com a mediocridade. Perdoe as palavras fortes, mas é verdade. Eu raramente tirava um 10, 9 ou 8. Mas simpre era o aluno mediano do 7 todas as vezes.

Este comportamento me fez desconsiderar o estudo fundamental, que é matemática e idiomas, dentre outras matérias complementares. Isto se alastrou até a programação. Eu não sei te dizer o que é um buffer direito, sem ser supercialmente. Stream? Supercialmente. E vou ainda mais longe matemática, supercialmente também...

Hoje eu me considero um idiota com teclado. Melhor, até 1 semana atrás. Eu comecei a mudar isso aos poucos

NÃO IGNORE OF FUNDAMENTOS. VOCÊ NÃO PRECISA APRENDER TUDO, MAS DEVE APRENDER O ESSENCIAL E SEMPRE IR APRIMORANDO SEU REPERTÓRIO COM MAIS FUNDAMENTOS E CRIANDO ALGO A PARTIR DISSO.

Ir na onda da popularidade:

Eu sempre quis aprender Vue.js, pois me parecia ser mais estruturado, com um ecossistema mais sólido, dentre outros fatores. Porém eu peguei a onde do React e Next.js. Não são tecnologias ruins, são boas, mas estuda-las não foi tão interessante pois eu não tive a motivação para isso. Eu não gostava muito dessas tecnologias.

Isto começou a criar uma aversão ainda mais a estudos...

Comecei a estudar Vue.js essa semana. 😄

SE VOCÊ QUER ESTUDAR UMA TECNOLIGA, ESTUDE, NÃO SE DEIXE LEVAR. TALVEZ VOCÊ PRECISE APRENDER ALGO QUE NÃO GOSTA, MAS SEMPRE TENTE APRENDER ALGO QUE GOSTA PARA ALIVIAR ESSA DOR. ANTES DE TUDO, VIVA E APROVEITE DESDE MUNDO MARAVILHOSO.

Virar madrugadas jogando:

Eu amo jogar, porém esse amor ficou exagerado. Dormir bem é essencial para o aprendizado. Eu dormia cerca de 4 horas por dia.

Foi difícil, mas consegui controlar isso e dormir bem esses últimos meses. Não se engane, eu ainda jogo e nunca irei deixar de fazer isso. Não ache que precisa abandonar o que ama, mas aquela famosa frase nunca falha: tudo demais é veneno.

DURMA BEM!

Desleixo:

Não ter uma rotina, não saber o que estudar, dentre vários outras coisas. Eu simplesmente fazia o que dava na cabeça na hora. Isto é ruim. Você está sem estrutura!

Se organize, crie rotinas, se organize! Não é tão fácil quanto parece, eu sei. Eu por exemplo não gosto de rigidez, gosto de fazer as coisas de forma flexível no meu tempo, mas isto me trouze até aqui, fazendo um artigo sobre ser um programador médiano.

UM ESTUDO ORGANIZADO PODE TE RENDER UMA VIDA INTEIRA ORGANIZADA E BEM SUCEDIDA.

Apenas estudar:

Eu já estudava de forma errada, e ainda pior, ficava apenas nisso! Nunca praticava, nunca mesmo. Quase todos os projetos que fiz é tão simples que é impossível não terminar. Outros apenas ficaram na metade.

PRATIQUE, PRATIQUE E PRATIQUE!

Conclusão:

Eu não me aprofundei tanto para não ficar muito argumentativo, porém existem fatores como ambiente, valores, vícios, dentre outras coisas.

Hoje tenho 19 anos, irei fazer 20 em breve e tenho que recomeçar novamente minha trajetória. Muito obrigado por ler até aqui!

Carregando publicação patrocinada...
2

Para aprender qualquer coisa devidamente é preciso ter um tutor/professor, a maioria das pessoas aprendem muito mais com os outros, e se você está pensando em curso de internet pode esquecer, porque os cursos de internet raramente vão abordas os cenários que você vai encontrar ou encontra no mercado de trabalho, ou responder perguntas especificas que você tem dúvida, é por isso que muita gente que já está trabalhando na área de programação aprender muito, por conta das trocas com os seus colegas e superiores do que em cursos ou faculdade. O que quero dizer é que é necessário ter uma pessoa fisicamente perto e que dê atenção o mais exclusivo possível para você que é iniciante, daí sim a pessoa começa a conseguir estudar e se desenvolver sozinho(a), a questão de ser autodidata, é uma habilidade que poucas pessoas desenvolvem cedo essa habilidade a maioria só vai desenvolver na vida adulta quando começa a trabalhar e precisa se sustentar. Em resumo minha dica para quem está começando na área, é, além de tirar da sua vida tudo que pode atrapalhar seu desenvolvimento intelectual, é foca bastante em conseguir um estágio, jovem aprendiz e quem sabe trabalho, (obviamente na sua área) então faça de tudo para isso acontecer o quanto antes! Crie um bom currículo, saiba o que falar e como se comportar numa entrevista (isso são coisas básicas que pode mudar a sua vida), “para estágio você tem que estar na faculdade então faça! Essa é uma ótima estratégia” porque a partir daí você consegue unir o estudo com a prática e ter mais motivação e se desenvolver na sua área.

1

Nessa brincadeira eu perdi duas oportunidades. Eu optei por não fazer faculdade, mas fiz curso técnico na escola e consegui um network abrangente com os professores, e realmente faz toda a diferença.

jovem aprendiz e quem sabe trabalho

Estou pensando seriamente nisso. Claro, estou pegando o fundamental para não atrapalhar o time caso eu realmente consiga algo antes de aplicar.

Agradecido pelo o comentário!

2

Seria algo parecido com construir uma casa pelo telhado. Ouvi essa frase e ela cabe muito bem.

Dá sim pra aprender sem ter professor mas tem que saber a trilha, sem isso você vai na maré.
Ex: Um dia quer aprender phyton, outro dia quer aprender IA e nunca tem foco em nada.

Uma máxima "Não existe bala de prata", ou seja não existe linguagem melhor que a outra.

Cada uma tem a sua aplicação dependendo do contexto, claro que em alguns casos a linguagem X pode ser mais rápida do que a Y.

Cobol é utilizado até hoje.
Java que foi considerado morto ainda está sendo utilizado.

Dica, não se prenda no hype ou morrerá afogado na maré.

Se quer fazer um jogo, tem que pesquisar o que o pessoal usa pra fazer jogos.

As vezes fazer um curso extracurricular pode ajudar muito.

Mão na massa (Você fazendo) é o que eu acredito melhor pra aprender.

1

Mão na massa (Você fazendo) é o que eu acredito melhor pra aprender.

Não poderia finalizar melhor. Certa vez vi na internet a seguinte frase: "O que importa não é o que você sabe, e sim o que você faz com o que sabe."

Eu não entreguei nada de valor nesses 2 anos, nem para mim, nem para ninguém. Hoje mesmo já toquei um projeto encostado a tempos e realmente me sinto bem melhor do que apenas estudar e estudar...

Agradecido pelo o comentário!

1

Acho que a primeira coisa que eu poderia dizer, considerando que você é bastante jovem é: Motivação passa e pode passar muito rápido, inclusive.
Disciplina é algo complicado de se falar, ainda mais se for relacionado a algo que talvez não seja a sua "praia". Eu trabalho com programação a +- uns 9 anos e sinceramente está longe de ser o que eu amo fazer. Faço simplesmente pela remuneração e isso é muito ruim pois torna meu processo de aprendizado muito mais lento. Não é o que curto fazer.
A disciplina e a vontade de aprender e evoluir em algo é infinitamente maior quando se gosta do assunto. De resto a gente faz pq precisa fazer. Tenho contas pra pagar e é isso que me faz levantar todos os dias pra trabalhar.
Acho internet hoje um lugar muito complicado pois tem muito influenciador vendendo a ideia de que você precisa ser extremamente disciplinado, focado e produtivo. O mundo real não é isso.

Ache o que gosta minimamente de fazer e vá atrás. Só o fato de você gostar vai tornar o processo mais rápido e fácil. Com o tempo a experiência vai vir e você vai saber filtrar o que estudar e qual caminho trilhar. Na nossa área de programação temos uma infinidade de assuntos pra estudar e o tempo todo somos bombardeados com a sensação de que deveríamos estar estudando assunto X, Y e Z e que estamos ficando pra trás, mas não podemos ficar pilhados com isso. Cada um está em um momento e tem seu próprio ritmo.

'------

Sobre "vício" como a questão de jogos e rede sociais é um mal da nossa sociedade atual. É dificil mesmo equilibrar essa parada. Durante a pandemia infelizmente eu comecei e usar e consumir muito conteúdo de rede sociais. De lá pra cá vendo tentando diminuir muito meu uso, mas infelizmente acho que "deletar" e sumir das redes sociais não é a solução ideal. Hoje acabo usando instagram e reddit. O instagram é pra me manter perto de amigos e familiares que não tenho tanto contato no dia a dia, mas acabo sendo pego pelos reels e me vejo perdendo bastante tempo com videos inúteis.
Meu sonho era que redes sociais descentralizadas e não monetizadas como Mastodon e outras fossem popularizadas. Ao meu ver empresas como a Meta hoje são muito agressivas nas suas formas de funcionamento pra prender o usuário.

1

Cara, eu me identifiquei bastante com o teu começo. Embora eu tenha tido um certo foco, não durou muito, cerca de 3 ou 4 meses depois de começar eu fiquei desmotivado. Hoje faz 3 anos que estudo sobre programação e tento aprender mais com cada conteúdo que eu vejo. Atualmente, eu com 17 anos posso dizer que já tenho certa base com React, Next e Node.js, e sei que programação não se resume a isso então busco aprender mais e atualmente estou desenvolvendo um sistema completo com Next e até agora estou conseguindo me manter o mais focado possível e até agora consegui fazer toda parte de autenticação. Obrigado pelo seu post, eu gostei muito de absorver sua experiência e me lembrar dos meus objetivos.

1

Boa, @Adrwaan!

Você é jovem ainda. Tem muito coisa pela a frente, muitas oportunidades e tem mais tempo para focar nas suas coisas agora. Sucesso em sua carreira, não cometa os mesmos erros que eu. Você é infinito!

1

Sugiro seguir para outro caminho, pois ser programador é ser exatamente o contrário disso. As vezes não entendemos, mas temos todos esses sintomas simplesmente por que estamos na profissão errada sem saber. Boa sorte na escolha.

2

Por isso eu não quero desistir. Apesar de falhar tanto, e normalmente eu desistiria por causa disso, ainda me sinto determinado a mudar esse cenário. Não consigo me imaginar fazendo outra coisa além de criar coisas, resolver problemas, e contribuir com comunidades.

1

Quando um programador fica preso em projetos medianos

Muita gente fala sobre como ficar tempo demais em projetos ruins pode prejudicar a evolução de um programador. E, de fato, é verdade. Se você passa anos trabalhando em algo sem inovação, sem desafios e sem crescimento real, sua carreira tende a estagnar. Mas também tem um outro lado dessa história: nem todo mundo fica em um projeto desses porque quer.

Já vi amigos talentosos presos em trabalhos ruins simplesmente porque precisavam do dinheiro e ainda não tinham encontrado uma oportunidade melhor. O mercado de tecnologia paga bem, mas isso não significa que é fácil trocar de emprego do dia para a noite, ainda mais se a pessoa tem contas a pagar, família para sustentar ou simplesmente não pode correr o risco de ficar sem grana entre um trampo e outro.

O problema não é estar num projeto ruim por um tempo. O problema é se conformar com isso e parar de buscar algo melhor. Se você está preso num projeto medíocre, sem inovação e sem aprendizado, a melhor coisa que pode fazer é continuar estudando, se atualizando e se preparando para sair assim que surgir uma oportunidade melhor.

A real é que nem sempre dá para escolher o trabalho perfeito, mas sempre dá para se preparar para o próximo passo. Se a grana te prende num projeto ruim agora, beleza, faz sentido. Mas não deixa isso virar sua zona de conforto. O mercado de tecnologia recompensa quem se mantém atualizado e busca desafios novos. Se você não correr atrás, alguém com menos tempo de experiência que você, mas com projetos melhores no portfólio, vai passar na sua frente.

1

Concordo plenamente. O projeto mais complexo que fiz foi um editor online de arquivos markdown. Aprendi muito e tenho certeza que estava no caminho certo. Fiz tudo sem framework, apenas TypeScrip, HTML e CSS puro e pronto. Porém desânimei com a dificuldade e agora está o projeto bugado e parcialmente funcional.

O que eu entendi é eu fui pego no study hell. Assim como um callback hell, ia aninhado conhecimento infinitamente e nunca praticando e consequentemente esquecendo ou não conseguindo lidar com escopo externo.

Já tenho um projeto em mente e vou faze-lo full-stack com a pouco experiência que tenho com back-end. Sou primoridalmente Front-end, então será um desafio a mais.

Muito obrigado pela a resposta!

1

Aprender uma nova linguagem de programação também ajuda a restaurar a motivação, porque o desafio de aprender e a satisfação de se tornar fluente em algo mais contribui bastante. Esse ano eu iniciei em GoLang, e já percebi que estou mais motivado em criar algum empreendimento com a linguagem.

2

Concordo. Quando comecei a aprender Java, foi uma felicidade enorme. Tudo novo e muito conceito para aprender. Porém deixei de lado pois é aquilo, eu estava estagnado no básico do básico e acabei me perdendo no meio. Estou me reformulando para continuar com Java em breve!

Muito obrigado pela a resposta!

1

Uma dica que você mencionou e que tenho aplicado em minha vida atual é fazer um jejum de jogos e outras atividades que me fazem perder muito tempo. Isso tem me ajudado bastante a focar, construir coisas boas e melhorar nos meus estudos.

1

Eu já tentei fazer isso, e o resultado não é muito legal. Eu sou uma pessoa simples, gosto de codar, ver animes e jogar. Quando eu tiro alguma dessas coisas, me sinto inqueito. Eu consigo ficar meses traquilo, mas depois sinto falta, pois não é passa tempo, é bem especial para mim.

Mas eu entendo o ponto! Eu controlo bastante e priorizo o que tem que ser feito. Hoje mesmo não joguei e estou indo fazer um post sobre um bug. Ou melhor, vou deixar para manhã!