[ Relato ] Erros que me fizeram ser um programador médiano
Introdução:
Fazia um tempo que eu queria fazer este artigo, e hoje estou aqui justamente para relatar erros críticos, fatores, decisões, dentre outras coisas que me fizeram ser um programador médiano.
Por que você esta fazendo este artigo?
Depois de 2 anos na área e não ter alcançado nada concreto, me senti no dever de compartilhar o motivo, para que outras pessoas não cometam este erro.
Você está desistindo da programação?
O artigo é um relato de todos os erros que eu cometi ou fatores que influenciaram, e percebi somente a pouco tempo. Contudo, pode parecer ou dar a ideia que eu estou desistindo, mas não é o caso, estou apenas recomeçando em cima dos erros empilhados.
Descrição:
Eu irei dividir cada erro em seções e irei falar um pouco sobre eles. Os erros podem estar relacionados com outros erros ou ser influenciado, uma inércia, e assim por diante. Boa leitura!
Não ter motivação, disciplina e direção:
Meu primeiro contato com código foi em 2021 quando me surgiu a ideia de criar meu próprio jogo. Não sabia nada de nada, apenas queria.
Eu queria, mas não tinha a disicplina de aprender, e por isso acabei copiando e colando códigos de uma linguagem usada na engine GODOT, e achava que era o cara por isso, mas depois veio as frustrações e não continue mais com meu primeiro projeto falho.
O simples fato de não ter a disciplina de aprender, pular etapas, dentre outros fatores foi o que desviou minha jornada no mundo dos games. Apesar de eu amar programar na web, e não me arrepender, as consequências de não ser disciplinado foi o que deu a inicio a todos os outros problemas.
TENHA DISCPLINA COM VOCÊ MESMO E SEUS ESTUDOS, SE COMPROMETA COM SEU FUTURO!
Mesmo tendo desistido de criar um jogo, o código me chamou atenção, e logo pesquisei mais e cheguei na Khan Academy, onde tinha aulas de algoritmo simples e outra matérias.
Somando o problema anterior da Disciplina com um jovem de 15 anos sem Direcionamento, vaguei por conteúdos superficiais por meses, achando que estava aprenendo, ia ganhar milhares, dentre outras coisas.
O fato de não ter direcionamento me fez "estudar" qualquer pedaço de informação encontrada na internet que em grande maioria percebi que estavam erradas depois de um tempo.
Isto durou por anos. Durante 2 anos nesse mundo, 1 ano e meio foi apenas vagando sem direcionamento com a sensação de consquista que era apenas ilusão.
DEFINA O QUE VOCÊ QUER. QUER SER FRONT-END? ESTUDE SOBRE, NÃO ABRECE O MUNDO, APENAS FOQUE NESSE JORNADA. VOCÊ IRÁ REFINAR E SE MASTERIZAR NISSO ATÉ CONQUISTAR ALGO. DEPOIS VOCÊ PODE ESCOLHER UM NOVO OBJETIVO E PERSEGUIR DA MESMA FORMA. AOS POUCOS VOCÊ IRÁ SOMANDO EXPERIÊNCIA, CONHECIMENTO E PODE ATÉ ATUAR EM GRANDES EMPRESAS.
Eu coloquei disciplina, direcionamento e motivação juntos pois este três elementos foram os que mais contribuíram para os futuros erros. Eu não tinha a motivação de estudar. Todos os dias eu sentava na cadeira do computador, lia documentações, mas sem uma vontade ou algo muito raso.
Isto é um problema? Sim, eu te digo o porquê: Nosso cérebro é plástico, ele se molda muito rápido ao que sendo oferecido a ele. Porém, nossos sentimentos tem um grande impacto não só nesse processo, mas em vários outros muito importantes para o bom funcionamento e retenção.
Se você não tem motivação, você pode criar essa motivação. Isto é que eu tenho feito semana passada até agora como um teste. Eu me faço perguntas sobre o conteúdo. Eu gero um interesse naquilo com essas perguntas. Eu anoto e registro tudo e com isso me sinto motivado a ir estudando em cadeia ao longo do dia, quase como a ofensiva do Duolingo.
Desconsidere fatores como luto, doença, dentre outros semelhantes. Nesses estados não conseguimos nem sair da cama direito. Me refiro quando você está bem, sabe que tem que estudar, sabe que gosta disso, mas ainda assim não sente vontade de estudar.
TENHA OBJETIVO! SEUS OBJETIVOS SERÃO SEU COMBUSTÍVEL, TE DANDO MAIS MOTIVAÇÃO PARA FAZER COISAS QUE ANTES VOCÊ NÃO QUERIA.
Ignorar fundamentos:
Sim, eu citei antes a Disciplina, porém isto é um fato muito mais enraizado. Desde criança eu nunca fui a mais estudiosa. Nunca reprovei, mas no ensino Brasileiro não faz questão com a excelência, e sim com a mediocridade. Perdoe as palavras fortes, mas é verdade. Eu raramente tirava um 10, 9 ou 8. Mas simpre era o aluno mediano do 7 todas as vezes.
Este comportamento me fez desconsiderar o estudo fundamental, que é matemática e idiomas, dentre outras matérias complementares. Isto se alastrou até a programação. Eu não sei te dizer o que é um buffer direito, sem ser supercialmente. Stream? Supercialmente. E vou ainda mais longe matemática, supercialmente também...
Hoje eu me considero um idiota com teclado. Melhor, até 1 semana atrás. Eu comecei a mudar isso aos poucos
NÃO IGNORE OF FUNDAMENTOS. VOCÊ NÃO PRECISA APRENDER TUDO, MAS DEVE APRENDER O ESSENCIAL E SEMPRE IR APRIMORANDO SEU REPERTÓRIO COM MAIS FUNDAMENTOS E CRIANDO ALGO A PARTIR DISSO.
Ir na onda da popularidade:
Eu sempre quis aprender Vue.js
, pois me parecia ser mais estruturado, com um ecossistema mais sólido, dentre outros fatores. Porém eu peguei a onde do React
e Next.js
. Não são tecnologias ruins, são boas, mas estuda-las não foi tão interessante pois eu não tive a motivação para isso. Eu não gostava muito dessas tecnologias.
Isto começou a criar uma aversão ainda mais a estudos...
Comecei a estudar
Vue.js
essa semana. 😄
SE VOCÊ QUER ESTUDAR UMA TECNOLIGA, ESTUDE, NÃO SE DEIXE LEVAR. TALVEZ VOCÊ PRECISE APRENDER ALGO QUE NÃO GOSTA, MAS SEMPRE TENTE APRENDER ALGO QUE GOSTA PARA ALIVIAR ESSA DOR. ANTES DE TUDO, VIVA E APROVEITE DESDE MUNDO MARAVILHOSO.
Virar madrugadas jogando:
Eu amo jogar, porém esse amor ficou exagerado. Dormir bem é essencial para o aprendizado. Eu dormia cerca de 4 horas por dia.
Foi difícil, mas consegui controlar isso e dormir bem esses últimos meses. Não se engane, eu ainda jogo e nunca irei deixar de fazer isso. Não ache que precisa abandonar o que ama, mas aquela famosa frase nunca falha: tudo demais é veneno.
DURMA BEM!
Desleixo:
Não ter uma rotina, não saber o que estudar, dentre vários outras coisas. Eu simplesmente fazia o que dava na cabeça na hora. Isto é ruim. Você está sem estrutura!
Se organize, crie rotinas, se organize! Não é tão fácil quanto parece, eu sei. Eu por exemplo não gosto de rigidez, gosto de fazer as coisas de forma flexível no meu tempo, mas isto me trouze até aqui, fazendo um artigo sobre ser um programador médiano.
UM ESTUDO ORGANIZADO PODE TE RENDER UMA VIDA INTEIRA ORGANIZADA E BEM SUCEDIDA.
Apenas estudar:
Eu já estudava de forma errada, e ainda pior, ficava apenas nisso! Nunca praticava, nunca mesmo. Quase todos os projetos que fiz é tão simples que é impossível não terminar. Outros apenas ficaram na metade.
PRATIQUE, PRATIQUE E PRATIQUE!
Conclusão:
Eu não me aprofundei tanto para não ficar muito argumentativo, porém existem fatores como ambiente, valores, vícios, dentre outras coisas.
Hoje tenho 19 anos, irei fazer 20 em breve e tenho que recomeçar novamente minha trajetória. Muito obrigado por ler até aqui!