Acho que a primeira coisa que eu poderia dizer, considerando que você é bastante jovem é: Motivação passa e pode passar muito rápido, inclusive.
Disciplina é algo complicado de se falar, ainda mais se for relacionado a algo que talvez não seja a sua "praia". Eu trabalho com programação a +- uns 9 anos e sinceramente está longe de ser o que eu amo fazer. Faço simplesmente pela remuneração e isso é muito ruim pois torna meu processo de aprendizado muito mais lento. Não é o que curto fazer.
A disciplina e a vontade de aprender e evoluir em algo é infinitamente maior quando se gosta do assunto. De resto a gente faz pq precisa fazer. Tenho contas pra pagar e é isso que me faz levantar todos os dias pra trabalhar.
Acho internet hoje um lugar muito complicado pois tem muito influenciador vendendo a ideia de que você precisa ser extremamente disciplinado, focado e produtivo. O mundo real não é isso.
Ache o que gosta minimamente de fazer e vá atrás. Só o fato de você gostar vai tornar o processo mais rápido e fácil. Com o tempo a experiência vai vir e você vai saber filtrar o que estudar e qual caminho trilhar. Na nossa área de programação temos uma infinidade de assuntos pra estudar e o tempo todo somos bombardeados com a sensação de que deveríamos estar estudando assunto X, Y e Z e que estamos ficando pra trás, mas não podemos ficar pilhados com isso. Cada um está em um momento e tem seu próprio ritmo.
'------
Sobre "vício" como a questão de jogos e rede sociais é um mal da nossa sociedade atual. É dificil mesmo equilibrar essa parada. Durante a pandemia infelizmente eu comecei e usar e consumir muito conteúdo de rede sociais. De lá pra cá vendo tentando diminuir muito meu uso, mas infelizmente acho que "deletar" e sumir das redes sociais não é a solução ideal. Hoje acabo usando instagram e reddit. O instagram é pra me manter perto de amigos e familiares que não tenho tanto contato no dia a dia, mas acabo sendo pego pelos reels e me vejo perdendo bastante tempo com videos inúteis.
Meu sonho era que redes sociais descentralizadas e não monetizadas como Mastodon e outras fossem popularizadas. Ao meu ver empresas como a Meta hoje são muito agressivas nas suas formas de funcionamento pra prender o usuário.