Executando verificação de segurança...
2

[ Reflexão ] Empregadores agora buscam mão de obra de qualidade por um preço barato?

Introdução:

Não é somente comigo, mas sim com algumas pessoas que conheço e bateu uma reflexão: Empregadores agora buscam mão de obra de qualidade por um preço barato? Pois é, estive refletindo sobre, e gostaria de compartilhar com vocês minhas reflexões.

Afinal, o que significa qualidade?

A palavra qualidade pode ser um pouco abstrata, pois aquilo que buscamos em um lugar, pode ser indesejado em outro. Por exemplo, você pode ser muito bom em vídeogames, e essa é uma qualidade excepcional para Sports, mas esta mesma qualidade é irrelevante para operadores de caixa por exemplo (ao meu entender, caso tenham uma ideia contrária, estou aberto a discussões). Deu para entender meu ponto? Era isso que eu queria enfatizar primeiramente, que sua qualiade depende de como você faz algo no seu nicho.

Se procuram um programador Back-end pleno, esperam que você tenham um bom domínio em algumas linguages como Java, PHP, dentre outras. Além disso, vários outros conceitos se segurança e etc. Essa é sua qualidade e a qualidade que algumas empresas pedem. Da mesma forma a qualidade esperada pode mudar dependendo da demanda.

Indo no ponto:

Dito tudo isso, empresas procuram qualidade em seus empregados, mas atualmente estão cobrando muito para o empregado receber pouco. O que eu quero dizer com isso? Se você for no Linkedin por exemplo, vai ver várias vagas que pedem diversas coisas, que evidentemente é para nível pleno e sênior, mas taxam com junior ou estagiário. Se fosse uma ou duas, mas são várias! Por isso estive refletindo com uns conhecidos: cobram qualidade máximo e taxam a vaga como junior e estágio para pagarem salários menores enquanto tem uma mão de obra boa?

Essa reflexão não é necessariamente sobre meu caso ou de meus conhecidos, é uma reflexão geral, que está por toda parte do Brasil.

Conclusão:

Vocês também estão achando isso? Concordam? Comentem!

Carregando publicação patrocinada...
5

Acredito que isso seja apenas o capitalismo entrando em ação. Uma empresa não é uma instituição de caridade, então obviamente que elas vão tentar ao máximo obter a maior quantidade de lucro com a menor quantidade de gastos possível. Se elas conseguirem contratar uma pessoa que faça o trabalho de dois, literalmente estão economizando o dinheiro que iria para outro funcionário inteiro.

Não estou dizendo que concordo e muito menos que está correto. Apenas é o sistema em que vivemos.

Minha experiência de mercado diz que nem sempre todas essas qualificações são pedidas na hora H, na maioria das vezes é apenas uma parte, não o todo, mas caso você tenha uma reunião técnica com um líder, é sempre bom bater esses pontos de maneira discreta para evitar surpresas mais para frente.

Então sim, concordo com você e complemento dizendo que sempre foi assim e não vejo cenário de mudança. Raras são as empresas que não possuem essa mentalidade. Se encontrar uma empresa que não possua essa mentaliade, agarre a oportunidade com unhas e dentes.

4

Exato. Na verdade em todo lugar vão querer uma pessoa fazendo trabalho de duas, seja empresas privadas, governamentais, ONGs, etc. Qualquer lugar que tenha mais trabalho a ser feito do que pessoas.
Pra programação é normal isso acontecer (o fullstack não apareceu do nada), tipo vagas pedindo coisas absurdas pra vagas de iniciantes, mas se isso te preocupar tu não vai pra frente, já que 98% das vezes eles realmente precisam só de 3 requisitos dos 10 que botaram lá.

4

Entendo o que você disse, mas acho que não seria sobre qualidade mas sobre habilidade. Pois qualidade (do produto final ou dos processos) é bem mais fácil de ser administrado pela empresa/cliente do que a habilidades dos profissionais.

Além disso, como você mesmo pontual, qualidade é subjetivo pois os critérios do que é qualidade são definidos por quem vai consumir o produto ou serviço. Já habilidades são mais fáceis de categorizar e classificar.

Fora isso, concordo com muita coisa que o @dalacorte falou.

1

Exatamente isso, o texto principal ficou confuso pois ele misturou/confundiu qualidade de produto/serviço com Habilidades/Qualidades de uma pessoa . Português é assim mesmo uma palavra tem varias aplicações, a lingua é VIVA!

E como já falaram aqui sempre foi assim, na grande maioria das empresas. Nós temos que observer aprender e não cair nessa, negoiciar sempre.

E se chegar o dia de estar na posição de quem está contratando sempre pagar o valor justo, pois isso faz reter as melhores pessoas no ambiente de trabalho.

1

Depende, o que é um pleno para você ? Pra mim um pleno com menos de 5 anos de experiência prática no mercado não é pleno não, senior dos 8 a 12 anos e júnior com menos de 2 anos de experiência também não existe.

É claro que tem muita empresa sacana, mas a sensação que eu tenho é que com a onda da pandemia, onde realmente qualquer imbecil que soubesse ligar um computador era contratado como júnior, deixou o povo muito mal acostumado