Executando verificação de segurança...
11

[Dúvida] Copiar sites ou criar novos sites do zero

Contexto:

Seguinte pessoal, desde que comecei a programar, desde os primordios, quando eu via o básico do básico mesmo. Como a tag <p> do HTML e etc, eu sempre tive um pequeno problema relacionado a Design. No começo, eu achava que conforme eu evoluia, meus Designs de sites iam melhorar, de fato, melhorou, mas nada pra muito Uau! Desde então sempre me "torturei" abrindo o Figma em busca de criar algo no mínimo aceitável para mim, mas nunca chegou esse dia.

Eu sempre me dei melhor codando Designs já prontos: Protótipos prontinhos no Figma, imagens ou até um esboço supercial, eu dou um jeito. Mas tirar do zero, nunca consegui... Já tive dois clientes ao longo na minha jornada, ainda sou estudante e algumas pessoas já me viram por aqui. Sempre foqui mais em estudar do que ficar tentando lucrar com conhecimento superficial e me frustrar depois... Nesses dois clientes, um tinha um Design muito lindo que o cliente mandou, e o outro foi para meu pai, então eu tive que criar do zero. A diferença é muito nítida, é como comparar Uma coisa muito bem feito com uma outra muito desleixada. E por incrível que pareça, eu realmente tentei ao máximo, ao menos eu acredito nisso, para tornar a página bonita.

A Dúvida:

A minha dúvida é sobre como melhor os Designs. Sou um estudante Front-end querendo criar ótimos sites para colocar no portifólio, mas nada me vem a mente. Sei que criar algo funcional é, de certa forma, mais notável, mas eu adoraria me destacar em ambos os conceitos. Criar Landings pages como essa que vi no Dribble: https://dribbble.com/shots/21417036-NFT-Game-Landing-Page Seria como uma meta de Design pra mim. Por isso, vim perguntar como lidam com Design. Como vocês estudam, se você copiam sites como Netflix para colocar no Portifólio, ou se criam algo do zero mesmo. Enfim, é isso. Perdão por me Alongar muito.

Carregando publicação patrocinada...
5

Araujo, eu gosto particularmente de criar o design dos meus projetos. Gosto de experimentar coisas novas e não fazer um site clone ou adicionar um site que eu "fiz" em algum bootcamp ou curso no meu portfólio.

O lado bom disso é: Eu quero ser UI Engineer e para isso, eu preciso praticar o Design (UI) e continuar aperfeiçoando meu trabalho como Front-end.

O lado contra é que, no meu caso, eu demoro muito tempo para criar um projeto e para mim isso é péssimo. Eu reconheço a minha teimosia e meu perfeccionismo. Eu não fico satisfeito até achar que aquele design me agrada, do contrário eu não parto para o código e acabo não fazendo o projeto, dando início a uma frustração e chegando lá naquela síndrome dos Devs.

Entretanto. Toda via, como meu foco é trabalhar como UI Engineer, estou focando apenas no Front e nos meus projetos para portfólio enquanto acompanho canais de Design e Newsletters. Não que deixei o Design a parte, não, porque antes de correr, é importante aprender a caminhar.

Você pode fazer o mesmo ou não.

🛸

PS: O meu objetivo é a longo prazo e vai demandar tempo e experiência para chegar a tal posição, a qual não pretendo exercer no mercado nacional.

1

Interessante seu ponto de vista. E talvez eu esteja tentando correr sem ao menos saber andar mesmo... Valeu pelo o comentário! É realmente reflixo e pensarei sobre.

3

Acho válido voce copiar os sites que já existem e tentar entender o por que de eles serem como são, tente entender as escolhas por trás daquele design e depois faça suas proprias modificações de acordo com a sua necessidade.

Tem uma frase que eu levo comigo pra todo lugar e serve sempre que voce vai criar algo novo seja no fron ou back-end que é: Nunca tente reinventar a roda!

Só pra complementar, sobre voce criar um design do zero, isso vai vir naturalmente, somente quando voce já tiver recriado uns 100 sites que a experiencia que vem com isso lhe permitirá chegar num site igual ao que voce linkou aí no post. Mas não se assuste, foque no basico e funcional, a pressa é inimiga da perfeição e a excelencia exige prática e os melhores só são os melhores por que eles tem 10000 horas de pratica na frente.

2

Sábias palavras, Patrão! Estou praticando e me dedicando a coisas que acabei deixando de lado ao longo do caminho. Agora está mais claro que é eventualmente as Skills vão melhorando e assim proporcionando melhores produtos.

2

Foi o que os amigos disseram depende. Eu não tenho vontade de trabalhar no Front, mas eu sei me virar com código pronto sem ao menos saber o framework por causa da lógica de programação. No meu caso acho difícil reinventar a roda, os padrões são parecidos, e quando se cria algo novo, vem vários copiando, então eu só uso códigos de templates.

2

Copiar é copiar de fato? Se "inspirar" gera bons exercícios e te dá bastante direções - acaba que viram base para vc fazer alguns projetos. Começar copiando ou se inspirando não chega a um problema. O que é realmente novo? o ideal seria ter um design que criasse algo exclusivo, só que pode mudar no meio do caminho por n motivos. Relaxa. Pede pra fazer no MidJourning ;-)

2

Araujo, Já passei pelo mesma coisa nos estudos e quando dei uma pausa no front e comecei a ver o restante das stacks ao meu redor, me deu até uma animada de continuar estudando. Minha dica é que você dê uma leve pausa no front, se você programa em javascript vai estudar um pouco de nodeJs ou até mesmo outra linguagem backend. Quando você estiver aprendido mais sobre, volta para o front e tenta entender mais o básico, flexbox, grid etc. Isso me ajudou demais até mesmo melhorou minhas réplicas de sites e idéias a longo prazo 💪🔥

1

Eu consigo entender bem o que você diz! A sensação de tá estagnado é um tanto frustrante, mas quando começamos a aprender coisas novas, e nos motivamos de novo, parece mágica, pois muito do que era complicado se torna simples🔥

2

Salve!

Trazendo um ponto que eu vi só algumas tangentes na discussão até agora:

A parte do design tem tanta ciência quanto a da programação

Da mesma forma que tem bastante conteúdo de programação disponível online, também existe bastante coisa sobre como fazer uma interface efetiva. Um exemplo que eu acho interessante, que comenta sobre a importância de saber pra onde vc quer que seu usuário olhe - e impedir que elementos do seu próprio projeto compitam entre si: https://www.youtube.com/watch?v=MlsV3hu84as

Às vezes, pode ser difícil de identificar quais elementos estão fora de harmonia na sua composição. Nesses casos, vc sempre pode pedir o feedback de alguém com experiência (às vezes, até aqui no TabNews :] ) e descobrir alguns princípios pela sua própria experiência também.

2

Araujo uma coisa é verdade ver o resuldado final de uma UI bem feita em um GIMP, Photshop ou similares dá um prazer e orgulho sem igual ao coração de um front-end, acredito que é parecido ao de um pintor, arquiteto ou empreteiro de obras ao observar a maravilha que as suas mãos poderam materializar, outro sim usar modelos já criados (com a devida legalidade, ou seja, comprado ou com licença open-source) tem suas vantagens a depender o deadline e do tipo de projecto. Por seres um estundante de front-end minha recomendação é que dês um geito de estudar o livro de Gabriel Silvestri com titulo Como aprender design de interfaces - Guia definitivo. O autor é muito jovem, mas como ele fala no livro, teve problemas de bloqueio de criatividade e muitos outros que a maioria, se não, todo front-end passa, mas teve a graça que ter acesso a uma metologia que lhe permitiu ser um grande front-end eu aprendi e cresci muito com este livrinho que é bem pequeno com 67 páginas mas por causa das figuras e do tamanho da fonte usada no livro esse número pode baixar para mais ou menos 25 páginas. Ah, não tenho aqui o link official para download, mas deves achar na internet caso contrário me peça por email ([email protected]) terei prazer em partilhar o pdf.
A meu ver a web ainda está carente muitas e muitas interfaces não criadas, alias não há limites em front-end, sem disprimor aos princípios e normas front-end.
Outro sim, aprendi que não há mal em se inspirar em projectos existentes, isso nos permite melhorar o que existe e ir além e por que não muito além, como dizia Isaac Newton só encherguei distante porque me erqui no ombro de gigantes.
Abraços

1

Eu prefiro comprar um template muito bonito e único (a maioria é bem barato), do que gastar tempo e uma habilidade que eu não tenho tanto em frontend e fazer um bem mediano. Ai eu foco mais no backend, só que de certa forma é muito importante entender bem o front pra fazer as alterações necessárias.

1

Olha, se você quer aprender a desenhar telas melhores, um bom ponto de partida (se não puder fazer um curso) seria copiar o design de interfaces que você julga interessante. Printa a tela, joga no figma e refaz o layout tentando chegar o mais próximo do pixel-perfect.

Depois de algum tempo praticandoe e entendendo como bons layouts são construídos, junte bastante referências e tente criar algo "seu".

1

Cara nem dev Front end eu sou mas no começo estava estudando para ser e já me senti muito assim, isso é sim uma cobrança a mais que você esta tendo. Falo isso com a certeza por que esse jeito de pensar em "criar algo do zero" é uma falácia, nem um dos maiores inventores do mundo criou algo do zero. Por exemplo os aviões tiveram como inspiração as aves. Pra não ficar só no meu comentário vou deixar abaixo um link de onde eu praticava o front e pegava algumas inspirações para "criar algo do zero".
https://www.frontendmentor.io/challenges
Espero ter ajudado!!!