Executando verificação de segurança...
2

Rapaz, sendo sincero, nunca botei tanta fé em low code, e ainda não coloco. Já tem tempos que ferramentas low code existem, pessoas ganham dinheiro, mas programar de fato, ainda é mais "prático" de certa forma. Digo, temos que fazer sim diversas configurações, mas isso trás uma flexibilidade pois configuramos como queremos. Inclusive, acho mais seguro eu mesmo configurar algo que deixar para ferramentas terceiras. Se for configurações simples como o ambiente, para fazer a coisa funcionar, tipo, compilar um código, ai é tranquilo ao meu ver. Posso tá sendo cético, mas, infelizmente não consigo ver low code ganhando um espaço maior que configurar tudo do zero. No máximo, low code pode ganhar mais espaço que tem agora, mas não vai ser maior que desenvolver tudo do zero.

Claro que automatizar atividade que fazemos todas as vezes como configurar um typeScript, ou preparar o ambiente para trabalho, sempre é bem vindo.

Claro, tudo isso é minha opinião, e como programador, estou disposto a debater e mudar de opinião. Caso queiram descutir o tópico, comentem :)

Carregando publicação patrocinada...
3

Com todo o respeito, eu discordo completamente do araujo sobre o no/low code. Acho que ele está ignorando os benefícios e as possibilidades que essa abordagem oferece para o desenvolvimento web.

Primeiro, o no/low code permite que pessoas sem conhecimento técnico avançado possam criar sites e aplicativos de forma rápida e fácil, usando ferramentas visuais e intuitivas. Isso democratiza o acesso à tecnologia e estimula a criatividade e a inovação.

Segundo, o no/low code não elimina o papel dos desenvolvedores profissionais, mas sim os libera de tarefas repetitivas e tediosas, como escrever código do zero, testar, depurar e manter. Assim, eles podem se concentrar na lógica de negócios, na experiência do usuário e na integração com outros sistemas.

Terceiro, o no/low code é uma tendência crescente no mercado, que tem demanda por soluções digitais ágeis e de qualidade. Um exemplo disso é o Elementor, uma plataforma de construção de sites no WordPress, que já é usada por mais de 5 milhões de websites em todo o mundo. O Elementor permite que os usuários criem sites profissionais e personalizados, sem precisar de código, usando recursos como templates, widgets, efeitos e animações.

Quarto, o no/low code facilita a implementação de funcionalidades que seriam trabalhosas no código do dia a dia, como carrossel, galeria, formulário, mapa, entre outras. Com o no/low code, basta arrastar e soltar os elementos na página, configurar as opções e pronto. Além disso, o no/low code garante a responsividade e a compatibilidade dos sites em diferentes dispositivos e navegadores.

Portanto, eu acredito que o no/low code é uma revolução na forma de desenvolver sites e aplicativos, que traz vantagens tanto para os usuários finais quanto para os desenvolvedores. Não se trata de uma ameaça, mas sim de uma oportunidade de aprender, evoluir e se adaptar às novas demandas do mundo digital.

-2

low code permite que pessoas sem conhecimento técnico avançado possam criar sites e aplicativos de forma rápida e fácil

Por isso todo projeto não ficará tão bom quanto um feito à mão. A abordagem sobre "democratizar o acesso à tecnologia" é falho porque qualquer um pode ir e estudar o desenvolvimento web. Não querer estudar e ir procurar uma alternativa "rápida e fácil" é preguiça. Não tem outro motivo para não estudar programação.

Um bom trabalho envolve exatamente o que está crucificando: escrever código do zero, testar, depurar e manter. Isso envolve um trabalho de verdade. Com o tempo os "programadores" irão menos e menos realizar essas tarefas, mas isso não quer dizer que o resultado será bom. O cliente hoje está acostumado com o ruim, problemático e faltoso. Não me surpreenderia se gostassem de um software feito inteiramente pela ChatGPT ou por um website builder.

3

Fala pessoal! Ótima discussão aqui, ein!

Como já devem imaginar pelo post, confesso que concordo bastante com o @shadow60s.

@Araujo, sabe, as vezes eu tbm sinto que é mais fácil codar! Mas to tentando me "desprender" dessa visão e abrir horizontes, tentando ter um olhar mais frio e menos de dev.

@cyp, no final das contas, a gente querendo ou não o mundo dos negócios gira em torno de dinheiro. Já existem iniciativas de criar sites com prompt de comando - e todos estão achando incrível.
Eu entendo o que vc diz da qualidade, hoje o no/low code ainda não é igual mesmo.
Mas tento me colocar do outro lado, dando um exemplo fora do assunto: o hambúrguer artesanal é melhor, mais bem feito, e mais saudável. Mas a gente não deixa de ir no McDonalds pra matar a fome, pq é mais fácil, rápido, cômodo, etc. Sabe?!