Executando verificação de segurança...
1

Uma duvida sobre faculdade EAD em TI.

Devo fazer EAD??

Bem, nesse post eu queria levantar 3 pontos expecificos sobre minhas duvidas sobre o curso de engenharia de software (ou similares) focalizando principalmente na modalidade EAD.

  • 1 Quem fez faculdade EAD ou algum curso com uma longa duração conseguiu aprender bem os tópicos apresentados no curso? e o recomendaria?
  • 2 No meu caso, onde minha condição financeira desfavorece uma faculdade presencial (muito pelo fato da minha localização não possuir nem uma simples "Uniesquina") é viável fazer uma faculdade EAD ou seria melhor optar por um curso?
  • 3 Uma simples instituição de ensino aprovada pelo mec poderia me trazer os mesmos ou pelo menos boa parte dos benefícios que uma federal por exemplo? no caso de qualidade de ensino, e não de oportunidades de trabalho, isso eu sei que realmente não tem comparação

Eu atualmente estou com 18 anos e na reta final do ensino médio, pretendo cursar engenharia de software, mas só consigo ver como opção faculdades EAD, queria a opinião de vocês e principalmente, se você cursa ou já cursou ou outro curso parecido com engenharia de software, poderia me dizer onde cursou, e se a instituição é boa?

Desde já agradeço ~ 42

Carregando publicação patrocinada...
2

1 - Vejo que a EAD é uma maneira facilitada de adquirir um diploma e mostrar que você está commitado a tecnologia. Mas ao meu ver, é muita coisa estudada em pouco tempo, superficial.

2 - Eu recomendo fortemente selecionar cursos em alta da internet ou até mesmo começar pelos gratuitos (o que recomendo a amigos que estão iniciando na tecnologia). A faculdade tanto presencial quanto EAD não vão te deixar apto a trabalhar, mas um curso focado sim. Existe muito conteudo bom e gratuito na internet.

3 - Nessa ja fico devendo, mas o reconhecimento de alguém que está se empenhando e escolheu como profissao a tecnologia SIm, você tera esse olhar dos contratantes.

Boa sorte!

1

Olá, Paulo! Tudo certo? Vou tentar tirar algumas das suas dúvidas

Eu tenho 19 anos e sei bem pelo perrengue que você tá passando, porque eu acabei de passar pelo mesmo dilema! No meu caso, eu não tinha nenhuma faculdade pública voltada pra área de T.I. aqui na cidade e estava trabalhando num horário muito complicado (das 13:40 até as 22h), então a situação era um pouco complicada pra fazer faculdade, mas aí a minha solução foi justamente optar por uma faculdade EAD, mas optei por uma faculdade que é 100% voltado pro EAD, que no caso é a Faculdade Descomplica.

A minha ideia não era fazer engenharia de Software, mas sim Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e hoje estou na metade do segundo semestre, e posso te dizer que o método deles possibilitou uma flexibilidade imensa, que talvez eu não fosse encontrar em outras faculdades.

Respondendo aos tópicos

  1. Eu acho que a faculdade vai te dar a base pra "aprender bem" os conceitos mais avançados. Ela vai ser muito útil pra te "obrigar" a estudar assuntos que você talvez sentisse alguma dificuldade em estudar sozinho, ou simplesmente pularia e iria direto para o código, o que, vai por mim, é um erro bem comum.
  2. Se você está com uma condição financeira que não te permite fazer faculdade no momento, isso não é um problema que vai te impedir de comçar a estudar. Você pode consumir cursos gratuitos ou aproveitar alguma promoção na Udemy (eles tem uns cursos maneiros e sempre fazem uns descontos legais.
  3. Sobre isso, acho que as universidades federais estão realmente num patamar acima e fica realmente bem difícil dizer se você vai ter os mesmos benefícios de lá, mas acho que, se isso está fora do seu alcance por agora, não vale a pena ficar pensando tanto nisso.

Acima de tudo, o que você precisa sempre ter em mente é que o mercado de engenharia de software é muito amplo e não é porque você não tem um diploma de uma faculdade tradicional que você não terá uma oportunidades no mercado. Pelo contrário, existem pessoas que estão no mercado e nem possuem uma faculdade na área!

Espero ter te ajudado de alguma forma mano, mas gostaria de, por fim, te recomendar a Faculdade Descomplica. Eles estão com uma promoção bacana nesse mês de novembro, então, caso te interesse, vou deixar o [link aqui](https://descomplica.com.br/faculdade/). Abraço!
1

Estava conversando com um colega sobre cursos EADs faz pouco tempo, eu fiz um MBA na PUC e foi EAD. Um ponto bem interessante nesse curso foi que as aulas eram gravadas em sala com alunos (grupo presencial), assim o professor tinha o feedback dos alunos em tempo real. Eu assitia as aulas gravadas (100% EAD) mas muitas vezes os alunos presenciais faziam as perguntas com as mesmas dúvidas que eu estava levantando ao assistir.

Gostei muito desse modelo de gravação. Ponto negativo é que eu não percebi um engajamento bom com os alunos da turma EAD, fizemos alguns trabalhos em grupo, trocamos msgs mas depois do fim do curso não mantivemos contato.

Um ponto bem positivo do meu tempo de faculdade foi o networking, ainda hoje tenho um grupo com a turma de formação e estamos sempre trocando msgs. Já contratei até uns 2 devs da faculdade.

Faça um lista das faculdades que vc poderia estudar, compare com os cursos. Busque no Linkedin alguns alunos dessas faculdades e tente tirar algumas dúvidas com eles.

Espero que tenha ajudado, valeu.

1

Oi Paulo!

Sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD e estou me formando em outro curso presencial. Fiz as duas faculdades ao mesmo tempo enquanto trabalho em outra área e tento um trabalho como desenvolvedor.

Via de regra, o material que é disponibilizado EAD é introdutório e suficiente apenas pra conhecer as linguagens e conceitos. Claro que isso pode variar entre instituições, na que eu curso é assim.

Estudar à distância requer muita, muita disciplina e força de vontade pra sentar e estudar o material que está disponível pra você. Isso sem a cobrança de um professor, datas fechadas para provas / trabalhos pode ser bem desmotivador. Além disso, nenhuma faculdade vai te ensinar tudo, de forma que você provávelmente vai precisar fazer cursos / assistir tutoriais no youtube pra muita coisa ainda.

Eu entendo que pareça um desencentivo a princípio, mas, quando você já trabalha, essa flexibilidade pode ser a diferença entre poder fazer uma graduação e não poder. Dado os trade-offs de um curso à distância, eu recomendaria um meio termo: curso à distância com aulas síncronas. Dessa forma, você tem contato com seus colegas de classe, professores etc. Pode tirar dúvidas com mais facilidade e provavelmente sentirá mais a cobrança (de forma positiva) do que se estiver estudando completamente sozinho.

A faculdade também te possibilita aplicar pra vagas de estágio, que no meu ver são a melhor forma de aprender qualquer profissão, com o risco de te efetivarem na empresa que você está estagiando e não necessáriamente precisar concorrer com um grande volume de juniores no mercado. Claro que na faculdade também costumam ter outras oportunidades pra melhorar o currículo e se aprofundar em temas interessantes (iniciação científica, grupo de pesquisa, por aí vai), mesmo à distância.

Amarrando tudo:

  • Entendo que vale a pena fazer EAD, melhor ainda se tiver aulas síncronas.
  • Você iria ter que estudar por fora da faculdade de qualquer forma, sendo presencial ou à distância.
  • A faculdade via de regra vai te oferecer uma bagagem maior do que um curso de 6 meses por exemplo, além do diploma, que pode ser útil em vários momentos da sua carreira