Oi Paulo!
Sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD e estou me formando em outro curso presencial. Fiz as duas faculdades ao mesmo tempo enquanto trabalho em outra área e tento um trabalho como desenvolvedor.
Via de regra, o material que é disponibilizado EAD é introdutório e suficiente apenas pra conhecer as linguagens e conceitos. Claro que isso pode variar entre instituições, na que eu curso é assim.
Estudar à distância requer muita, muita disciplina e força de vontade pra sentar e estudar o material que está disponível pra você. Isso sem a cobrança de um professor, datas fechadas para provas / trabalhos pode ser bem desmotivador. Além disso, nenhuma faculdade vai te ensinar tudo, de forma que você provávelmente vai precisar fazer cursos / assistir tutoriais no youtube pra muita coisa ainda.
Eu entendo que pareça um desencentivo a princípio, mas, quando você já trabalha, essa flexibilidade pode ser a diferença entre poder fazer uma graduação e não poder. Dado os trade-offs de um curso à distância, eu recomendaria um meio termo: curso à distância com aulas síncronas. Dessa forma, você tem contato com seus colegas de classe, professores etc. Pode tirar dúvidas com mais facilidade e provavelmente sentirá mais a cobrança (de forma positiva) do que se estiver estudando completamente sozinho.
A faculdade também te possibilita aplicar pra vagas de estágio, que no meu ver são a melhor forma de aprender qualquer profissão, com o risco de te efetivarem na empresa que você está estagiando e não necessáriamente precisar concorrer com um grande volume de juniores no mercado. Claro que na faculdade também costumam ter outras oportunidades pra melhorar o currículo e se aprofundar em temas interessantes (iniciação científica, grupo de pesquisa, por aí vai), mesmo à distância.
Amarrando tudo:
- Entendo que vale a pena fazer EAD, melhor ainda se tiver aulas síncronas.
- Você iria ter que estudar por fora da faculdade de qualquer forma, sendo presencial ou à distância.
- A faculdade via de regra vai te oferecer uma bagagem maior do que um curso de 6 meses por exemplo, além do diploma, que pode ser útil em vários momentos da sua carreira