Executando verificação de segurança...
2

Eu Não aprendo

Eu estou tendo uma duvida na verdade, sou um iniciante na area de programação mas eu não sei nada ,"OBIVIO QUE VC NÃO SABE NADA É POR ISSO QUE É INICIANTE", porém eu já tenho um tempo de estudos em js, reactjs, node, mas eu sinto que não consigo fazer as coisas que eu quero eu sinto que eu sou incapaz de fazer qualquer coisa que seja diferente de um SITE, eu não sei se é comun, talvez essa ideia venha do fato de que só recentemente eu pude perceber que eu nunca vou saber tudo e que eu vou ter que pesquisar muito sempre toda hora e que programar na Maioria das vezes é pegar um sistema que você não sabe e fazer, claro que isso vai ficando mais fácil a medida que o tempo passa, todavia é esquisito.
Eu entrei nesse mundo através do jogos, então imagino eu que seja no minimo normal querer fazer um jogo ou outro de vez em quando , só que eu se quer sei por onde começar. eu começo pegando o Js criando o canvas mas em 30 linhas de código eu travo eu fico e agora???? parece e provalvelmente eu sou um cabaço completo, eu me sinto devagar, e eu sei que não é legal ficar me comparando mas como é que eu não vou me comparar??? como? parece que eu não aprendo da forma que eu deveria e Mano eu me esforço eu to vendo muito conteúdo de tec,(Linuz, Lucas Montano, mano devyn e etc....), além dos cursos que eu to fazendo de React, ReactNative e node que eu ganhei de presente do amigo do meu pai que de certa forma vê um potêncial em mim mas sla eu fico com medo de não ser suficiente, eae eu penso que eu não deveria ser programador e Não, eu Não entrei na area por causa do salario eu entrei porque eu me apaixonei por isso e eu quero aprender cada vez mais, porém eu sinto que sou lento e que eu já deveria fazer está fazendo mais que eu já deveria estar demonstrando meu trabalho mas ai, eu abro um conteúdo no 99 freelas pra um trabalho e eu só acho coisas complicadas que talvez se eu fosse bom eu consiguiria, mas eu não sou.
Bem desculpa pelo Textão eu queria alguma luz, tanto para estudar melhor e aprender mais tanto para qualque outra coisa que com oque eu falei e que alguém vai achar interessante falar sobre, para quem leu até aqui obrigado.

Carregando publicação patrocinada...
4

Em vez de tentar fazer algo superbolado de uma vez, porque tu não começa com projetos pequenos, tipo algo simples como tentar fazer uma lista de tarefas e depois criar um app com ela usando electrón. Ou talvez uma calculadora ou coisas assim?

Pode parecer não tão incrível quando um projeto superbolado mas ela começa a agir de forma diferente e você vai olhar e pensar: caraca eu fiz que foda. De uma forma que vai consolidar seus aprendizados de forma prática em mostrar que você está sim aprendendo.

Outra coisa que deve te ajudar é parar de se comparar com outros programadores eles podem estar a 5 anos, 3 anos, 10 anos a sua frente com uma carreira consolidada, mas que também tiveram seu dia 1 e precisaram aprender.

Agora a principal coisa que eu posso sugerir para você, é estudar os fundamentos da computação com estruturas de dados, algoritmos e lógica e então pular para o primeiro passo que digitei de um projetinho simples

2

Opa beleza, espero que esteja bem !

Então em primeiro lugar não se cobre tanto, todo mundo tem o seu tempo, você precisa encontrar o seu. Eu mesmo quando comecei(curso ETEC) tinha bastante dificuldade, olhava todo mundo avançando e eu estagnado, isso passou com o tempo e fui evoluindo muito mais por conta do esforço que eu colocar fora da sala de aula.

Se você está perdido, obviamente você precisa traçar um linha de estudo, não tem como você focar em alguma coisa se nem você sabe o que quer estudar, sente e trasse qual area quer seguir exemplo (BACK,FRONT,INFRA, MOBILE) e veja o que o mercado usa autualmente e estude em cima.

Obviamente pode ser complicado, sei que isso muito se dá por conta da influência da escola de sempre nos dar um cronograma, se você não consegue fazer isso recomento buscar um curso, faculdade, vai de você o que quer para o seu futuro.

Outra coisa que você deve ficar atento é de não subestimar a base da computação, pelo menos entender o básico, como você quer construir as coisas se não entende a base, é como querer começar a contruir uma casa pelo telhado obviamente não vai dar certo. É melhor você dar alguns passos para tráz para depois avançar com mais velocidade.

Algumas recomendações é de não fazer apenas o que o curso mostra, afinal ele quase sempre vai ser raso, tenta fazer algo diferente mais simples para fixar pequenos conceitos, por exemplo, se você quer aprender a fazer um CRUD é melhor você fazer o minino posssível para cria-lo esqueça layout, validação, permissão, autenticação ..... faça apenas o minimo para aprender como funciona, nunca tente construir algo grande de momento pois as coisas demoram para ser construidas.

Vou lhe deixar alguns links uteis:

https://roadmap.sh/
https://github.com/Universidade-Livre/ciencia-da-computacao
https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao

Bem acho que é isso espero que tenha ajudado, vai com calma e que a força esteja com você !

1

Vai parecer papo de guru tec, mas cara, acho que boa parte dos colegas já tiveram essa síndrome do ímpostor e sabem como ela as vezes pode ser cruel com nossa carreira.

Você é capaz, é normal não saber de tudo, mais ainda normal pequisar sobre algum assunto, procurar inspirações seja de telas de códigos, etc.

Acredite em você, se um amigo de seu pai viu valor em você, quer dizer que você tem potencial e precisa fazer isso ser verdade dentro de você.

Recetemente fiz um post aqui falando desse sentimento de que não sou capaz de atuar em uma vaga ou trabalhar com determinado assunto, recebi ótimos conselhos, acho que pode ser legal você ler eles também, vou deixar abaixo o link.

Tenha paciência, respeite seu tempo, tem uns caras que são fora do normal, tem um proessador de alta capacidade e a melhor placa de vídeo na cabeça rsrs.

Tente uma coisa, todo dia, faça um pequeno projeto, cada um vai resover um pequeno problema, seja uma tela ou um algoritimo, não manjo de desenvolver games, então vou deixar um exemplo de um sistema mesmo, se quero desenvolver um app de delivery, todo dia faço uma tela ou um componente como um botão ou um input e vou juntando tudo a cada final de mês, no back end crio uma primeira versão de um método e depois analiso ele pra melhorar, vou evoluindo as camadas, etc.

Isso me ajudava a não ficar parado e me forçava a iniciar todos os dias algo novo e depois teria o desafio de juntar tudo e fazer tudo funcionar como uma coisa só.

Você consegue cara!

Post -> https://www.tabnews.com.br/xthiagosant/sindrome-do-impostor

1

Me identifico com seu depoimento, já estive bastante nessa situação perdida. Acredito que seu erro esteja em como você encara a sua realidade. Você, pelo que entendi, não entende de computação. Sua inseguranca encontra na deficiência dos conceitos básicos. Acho que lhe falta visão do que é a ciência da computação. De que as coisas não são clones de sites. Entendo não saber por onde estudar, é que a internet é lotada de informações inúteis(aliás cuidado ao dar ouvidos para certos Youtubers). Vá devagar, sinta cada degrau. O importante é o caminho e não a velocidade. Lembre-se de se apegar as coisas concretas, Se apegue aos fundamentos. Há uma diferença em aprender computação e aprender uma linguagem. Ao aprender uma linguagem é como aprender a usar uma ferramenta, seria como aprender a usar um pincel. Aprender computação é se tornar pintor, é se tornar programador.

1

Não tenho muitas palavras a mais para agregar além do que já foi dito aqui em outros comentários, então vou deixar o meu user do discord caso você queira mandar um pedido de amizade pra a gente conversar, e eu conseguir te ajudar de uma forma mais objetiva.

frangomolhado