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PMSC
2 min de leitura ·

Um dos maiores problemas para um desenvolvedor é o hype.

AVISO

Este artigo NÃO foi criado com a intenção de gerar hate ao jogo 171 ou a empresa BETA GAMES GROUP

INTRODUÇÃO

Há 10 anos atrás um grupo de Game Dev. iniciantes chamado BETA GAMES GROUP anunciou o jogo 171. Cujo a ideia seria um garoto morador da periferia no Brasil que realizaria missões onde teria que: Vender drogas ilícitas, roubos e assaltos em um mundo aberto.

GTA BRASILEIRO E SEU HYPE

Se você achou a ideia muito semelhante a franquia GRAND THEFT AUTO(GTA), você está certo. O jogo logo começou a ser chamado por influenciadores de: "O GTA BRASILEIRO". O que gerou uma enorme espectativa por parte do público.

IMPOSSÍVEL VOLTAR ATRÁS

Como já falado anteriormente, a empresa é composta por uma equipe pequena de desenvolvedores iniciantes, tornando a ideia ambiciosa demais para tal equipe. Porém, não havia mais como voltar atrás, pois a equipe já tinha iniciado uma campanha de financiamento.

FINANCIAMENTO

Desde 2012 aconteceram duas campanhas de financiamento, sendo que em sua segunda campanha arrecadou mais de 197 mil reais, atingindo sua meta em apenas dois dias.

DEPOIS DE 10 ANOS

Em 17 de novembro de 2022 para Windows via acesso antecipado na Steam, com versões para os consoles PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X/S e Nintendo Switch previstas para serem lançadas em uma data posterior. Obviamente esse lançamento gerou algumas polêmicas, principalmente quando o blog MixMods fez um exposed revelando que a BGG utilizou uma parte do dinheiro arrecadado para a compra de assets disponíveis na loja da UNREAL ENGINE.

CONCLUSÃO

Pra mim esse é o maior exemplo onde o hype criado por influencers gerou uma enorme pressão sobre uma pequena equipe que naquele momento não possuia recursos suficientes pra criar algo de tal escopo que seria "um GTA brasileiro". O que causou tanto descontentamento por parte do público.

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Concordo e discordo, inicialmente o projeto comecou com menos pessoas e com outra ideia, ao passar do tempo o projeto foi se popularizando e certos conceitos que nao eram do projeto comecaram a se propagar, porem a propria equipe nunca desmentiu, por muito tempo o financiamento era pouco, porem recentemente o acumulo de doacoes e valor arrecadado era na casa dos 6 digitos, ao ver o desenvolvimento do jogo, mais de 50% nao foi criado por eles, foi comprado e integrado. Concordo que pra integrar tudo isso ainda necessita programar, mas pra um jogo de 10 anos, que nunca teve o conceito de ser o que a midia fala, arrecadou mais de 6 digitos e ainda aumentou a quantidade de pessoas trabalhando no jogo, ver assets de 50 a 100 dolares ou ate assets free, com orcamento de cerca de 300.000 reais chega ser frustrante.

Outro ponto que apesar de "desmentirem" esse superfaturamento, se voce for ver o preco dos assets e calcular o custo medio de imposto e do tempo trabalhado com ele, a conta ainda assim nao fecha..

E vamos ser honestos, pra um usuario de internet o gta brasileiro parece bacana, mas se vc tem o minimo de conhecimento sobre o mundo de programacao e desenvolvimento de games, voce sabe que essa ideia nao e improvavel, mas sim impossivel, a dedicacao de mais de 1000 funcionarios por anos criou gta V, entao nao acho sensato passar pano em nome do hype criado pela midia, porque eles nao corrigiram ninguem em nenhum momento.

Enfim, entendo sua ideia central do texto, mas na minha opiniao esse nao foi um exemplo muito justificavel sobre o assunto haha, de qualquer forma e bom trazer a tona pra podermos argumentar e discutir sobre.. ☆*: .。. o(≧▽≦)o .。.:*☆

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Sim sim, eu concordo, talvez eu não soube me expressar corretamente, mas quando digo que o hype é um dos maiores inimigos de um dev, é justamente o fato do hype ser criado que acabou gerando tanto problema

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O problema maior da equipe do 171 foi a transparência, deviam ter sido mais abertos com o público, e mandar a real nos gastos. Tipo todo dev sabe que fazer modelos 3D custa caro, sendo contratando um artista 3D fulltime ou um freelancer. Porque não mandaram a real, de que gastaram o dinheiro em outra coisa e o orçamento de modelos 3D não deu? Simplesmente ficam quietos, sendo que o público que financiou o game.
Claramente falta profissionalismo na equipe, minha humilde opinião é de que eles deveriam contratar alguem com bastante xp em produção de games ou um consultor externo que possa ajudar a fazer um planejamento e melhor gerenciamento de recursos.

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Concordo com seu ponto, pelo menos ter alguem que saiba pra onde direcionar e dirigir o projeto, auxiliando com o trabalho de cada um..

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Eu concordo inclusive vi um video essa semana falando do bruno rataque falando algo nessa mesma linha e eu acho importante trazer esse ponto para cá.

Para mim, como você disse, o problema foi o hype, mas eu acho que a comunidade "gamer" deveria começar a pensar em não passar pano só porque o jogo se passa no Brasil ou tem essa ambientação, esse não foi só o caso do 171, mas como o rio entre outros, criticas fazem você ver seus erros e melhorar muito mais que elegios.

Desenvolver jogo é caro e vivemos no Brasil, ter a ambição é bom, mas criar um "gta brasileiro" em 7 pessoas não sei se foi ingenuidade ou querer surfa no hype com o nome de gta, mas enquanto esse jogo ta mal otimizado cheio de bug tem esse hype todo, tem jogos feitos por brasileiro que não tem essa visibilidade toda.

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Acho que um dos problemas no 171 é que ele ficou muito na sombra do GTA.

Todos dizem que ele é um GTA brasileiro, e ele quis ser um GTA brasileiro, mas
ficar nesse negócio de ser o GTA brasileiro limita muito o alcance do jogo, afinal,
se é para ser GTA, por que não um mod?

Além do mais, se um gringo ver isso dai, ele vai pensar que é só mais um clone que
você acha por ai.

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realmente não tem nada a ver usar assets pagos, porque gastar tempo fazendo modelos sendo q já existem milhares por ai? com certeza isso poupou tempo, e certamente custou mais barato do que pagar alguem para fazer.

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Durante as campanhas de financiamento em nenhum momento foi mencionado compra de assets, o que gera uma falta de transparencia por parte da BGG

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se a equipe realmente era de iniciantes foi muita ingenuidade...um jogo de muito aberto é muito complexo. fazer um jogo 2d para celular já tem suas complexidades, imagine um no estilo GTA...

o que eu acho q eles poderiam ter feito é um mapa maior, pois pelo q vi é bem pequeno, claro, o mapa é todo detalhado e ambientado, mas não precisava ser todo ele assim... poderiam ter feito uma área central com prédios utilizando modelos prontos, uma área rural, sei la, monte roraima...kkkk