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Concordo e discordo, inicialmente o projeto comecou com menos pessoas e com outra ideia, ao passar do tempo o projeto foi se popularizando e certos conceitos que nao eram do projeto comecaram a se propagar, porem a propria equipe nunca desmentiu, por muito tempo o financiamento era pouco, porem recentemente o acumulo de doacoes e valor arrecadado era na casa dos 6 digitos, ao ver o desenvolvimento do jogo, mais de 50% nao foi criado por eles, foi comprado e integrado. Concordo que pra integrar tudo isso ainda necessita programar, mas pra um jogo de 10 anos, que nunca teve o conceito de ser o que a midia fala, arrecadou mais de 6 digitos e ainda aumentou a quantidade de pessoas trabalhando no jogo, ver assets de 50 a 100 dolares ou ate assets free, com orcamento de cerca de 300.000 reais chega ser frustrante.

Outro ponto que apesar de "desmentirem" esse superfaturamento, se voce for ver o preco dos assets e calcular o custo medio de imposto e do tempo trabalhado com ele, a conta ainda assim nao fecha..

E vamos ser honestos, pra um usuario de internet o gta brasileiro parece bacana, mas se vc tem o minimo de conhecimento sobre o mundo de programacao e desenvolvimento de games, voce sabe que essa ideia nao e improvavel, mas sim impossivel, a dedicacao de mais de 1000 funcionarios por anos criou gta V, entao nao acho sensato passar pano em nome do hype criado pela midia, porque eles nao corrigiram ninguem em nenhum momento.

Enfim, entendo sua ideia central do texto, mas na minha opiniao esse nao foi um exemplo muito justificavel sobre o assunto haha, de qualquer forma e bom trazer a tona pra podermos argumentar e discutir sobre.. ☆*: .。. o(≧▽≦)o .。.:*☆

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Sim sim, eu concordo, talvez eu não soube me expressar corretamente, mas quando digo que o hype é um dos maiores inimigos de um dev, é justamente o fato do hype ser criado que acabou gerando tanto problema

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O problema maior da equipe do 171 foi a transparência, deviam ter sido mais abertos com o público, e mandar a real nos gastos. Tipo todo dev sabe que fazer modelos 3D custa caro, sendo contratando um artista 3D fulltime ou um freelancer. Porque não mandaram a real, de que gastaram o dinheiro em outra coisa e o orçamento de modelos 3D não deu? Simplesmente ficam quietos, sendo que o público que financiou o game.
Claramente falta profissionalismo na equipe, minha humilde opinião é de que eles deveriam contratar alguem com bastante xp em produção de games ou um consultor externo que possa ajudar a fazer um planejamento e melhor gerenciamento de recursos.

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Concordo com seu ponto, pelo menos ter alguem que saiba pra onde direcionar e dirigir o projeto, auxiliando com o trabalho de cada um..