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Mikw
1 min de leitura ·

Gestores de TI precisam conhecer cada Stack do time?

Hoje tive uma experiência um pouco chata, teve uma call onde o meu gestor pediu para mim poder passar uma landing page para um sistema enquanto outro não voltava, ele me passou todo o código puro para fazer essa troca.
No entanto, no sistema estamos usando um framework, então tive que configurar rotas, ver onde estava sendo chamada de forma errada o css, imagens e passar tudo certinho, mesmo sendo uma stack que não conheço (ao todo), apenas fiz algumas correções de bugs, vendo de exemplos outra página fiz em 40 minutos.
Após isso ele veio até mim e perguntou por que eu estava demorando, então eu mostrei o código para ele, ao qual me perguntou por que eu só não copiei o arquivo e passei para dentro das pastas, eu hoje compreendo que isso não funciona da forma que ele queria, a questão que ficou na minha mente é, "O erro foi meu?" ou errei por não saber sobre isso? Ou errei por não explicar antes? Mesmo que eu também não sabia que isso não funcionaria.
E como eu posso fazer para não ter que passar mais por essas situações?

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Por mais que a gente não queira, na área de TI ainda lidamos com pessoas. Até o coveiro tem.

Lidar com pessoas é difícil. É uma variável que não dá pra saber o valor dela. O que temos que fazer é prever.

Pra prever vc tem que tentar debugar o máximo a pessoa enquanto der. E isso quer dizer: tirar informações, eliminar ruídos a fim de esclarecer o valor da variável inicial.

Eu tenho um ditado comigo : a única pessoa que eu posso mudar sou eu mesmo. Só tenho controle (as vzs) das minhas ações. Então eu jogo a culpa em mim e tento identificar o que poderia ter sido feito diferente.

Comece a adotar perguntas específicas quando alguém lhe pedir algo. Tenta perguntar exatamente o que ela quer, qual objetivo, se tem sugestão de como fazer e etc. Se vc criar um script seu, vc adota isso com frequência até que virá comum e vc diminui os problemas. Foi assim que fiz. E eu não me incomodo de perguntar de novo se fiquei com dúvida.

É isso.

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"...E como eu posso fazer para não ter que passar mais por essas situações ?..."

Resposta simples: nao da.

Voce nao conhecia (ate precisou verificar exemplos para saber como proceder) e teu chefe pensou que o que ele tinha passada era o bastante: ou seja, nenhum dos dois tinha real conhecimento sobre os detalhes tecnicos da atividade em questao.

  1. So que se voce questina muito o gestor, via de regra ele fica irritado ("porra este moleque tambem nao sabe nada").

  2. Se voce nao questiona, via de regra ele fica irritado ("Porra moleque, se nao sabe pergunta").

Noves fora o fato do gestor tambem nao saber o que envolvia (dai o absurdo dele cobrar em 40 minutos) - para qualquer lado que voce correr, entra no ditado: "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come".

Como resolve ? Nao resolve - as vezes a gente passa por este tipo de situacao e vai em frente, so isso.

O maximo que da para fazer eh quando o gestor for pegar no teu pe, voce ja ter a malicia e jogo de cintura para contornar este tipo de situacao.

QUANDO ja sei que a solicitacao vai levar mais tempo e trabalho - ai sim aviso ja no ato.

SE NAO faco ideia de quanto tempo leva, digo (algo do tipo, mas com o devido jogo de cintura): ok, vou verificar e te informo.

Boa sorte !

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fiquei confuso pois o título remete a uma coisa e o texto a outra.

respondendo ao título, não, gestor não precisa saber toda stack da sua equipe, ele precisa ter conhecimento de alguma stack que se aproxime do que a equipe trabalha para poder dalar a mesma lingua e saber se posicionar quando confrontado com perguntas mais tecnicas do cliente e saber traduzir isso pra equipe, o gestor não tem que desenvolver, ele tem que gerir pessoas e o projeto, dando direcionamentos para equipe.

todo gestor deve saber falar e ouvir, algo que no seu relato não ocorreu com qualidade das duas frentes.

o que vc pode fazer é sempre perguntar a expectativa de dificuldade que o gestor viu na atividade, com isso vc direciona seu esforço de forma proporcional e analisa se for levar mais tempo para explicar o pq e discutir de antemão.

muitas vezes eu passei uma atividade de extrema facilidade mas que o programador por ser proativo quis fazer mais e melhor, exemplo: pedi pro cara pintar o fundo da página de preto, o cara criou um dark mode inteiro, fez gradiente e ainda fez color picker. ótimo, mas não era o que eu precisava nem mesmo o tempo dedicado era factivel ao que foi cobrado do cliente ou seja, perdemos margem no projeto por excesso de recursos e qualidade empregada.