Dúvida: Sem Superior realmente acha Vaga?
No brasil atual, realmente pessoas que não tem diploma nem experiencia na area consegue arrumar seu primeiro emprego na area de programação?
No brasil atual, realmente pessoas que não tem diploma nem experiencia na area consegue arrumar seu primeiro emprego na area de programação?
Faça um curso superior!
Sim, acha muita vaga, e é fácil... para quem realmente sabe programar.
É extremamente raro uma empresa não contratar alguém pela falta do diploma. Não é tão raro elas anunciarem vaga pedindo diploma. Eu sempre falo que os anúncios não são reais, é só para filtrar um pouco, colocar um obstáculo para quem se detém por algo tão bobo. Quem vai desenvolver software precisa resolver problemas, se a pessoa não consegue nem resolver esse problema, ela já está fora mesmo. Em todas as vagas anunciadas eu não tinha o que pediam e fui contratado em todas as que eu me candidatei e não teve outro empecilho além da avaliação técnica.
Claro que vai ter algum lugar que elimina candidato por não ter um diploma (geralmente aceitam de outra área). De fato ter uma vivência em um curso superior pode ser algo importante. Já é uma forma de selecionar.
E tem RH que procura por palavras-chave no currículo para selecionar. É péssimo fazer isso, mas existe. Eu não vou incentivar mentir no currículo para depois corrigir porque não quero ser responsável por isso, mas muita gente faz. E tem que saber fazer, e tem risco, tem quem vai mentir e só passar por mentiroso, não conseguirá sustentar (não preciso explicar para quem consegue sustentar). Mas é uma forma de driblar uma seleção ruim. E também não incentivo fazer porque tem chance razoável da vaga ser para um moedor de carne, não vai ser legal para você.
Quem está procurando a primeira vaga já é um pouco diferente, porque o diploma ajuda muito em casos assim, pelo menos para conseguir estágio. Mas não impede se não tiver.
As boas vagas não ligam para isso. Ponto.
Então por que tanta gente reclama que não conseguem emprego por não ter diploma?
Simples, tem um monte de gente com diploma que reclama do mesmo jeito. Quase todo dia aparece um aqui, em todas redes sociais aos montes todos os dias. O problema não é a falta do diploma. Muitas vezes é isso que usam como desculpa. Até porque dizer o real motivo em algo mais subjetivo é mais desagradável e já vi gerar processo judicial, um critério objetivo é mais fácil.
Então qual é o real problema?
As pessoas estão se formando muito mal. Não só em computação, mas no geral. O diploma de fato ajuda nisso, mas até isso está ficando complicado.
Tenho visto cada vez mais os reais selecionadores reclamando que a maioria dos candidatos, alguns com diploma, com experiência de um bom tempo (já vi caso de 30 anos) não conseguem passar em testes simples, não sabem explicar códigos prontos, não conseguem fazer uma entrevista direito, e até chegam pecar no currículo.
As pessoas estão aprendendo na intuição ou com referências ruins, muitas vezes aprendendo errado, treinando o erro, e estão preocupadas com as coisas erradas. É muito comum cada vez mais vermos pessoas que só sabem repetir o que viram alguém fazendo. Isso não é programar de verdade. Em muito processo é pego. Mas não são todos, por isso muitas vezes a pessoa consegue até avançar.
Uma anedota: recentemente um amigo meu dispensou uma pessoa no processo de seleção por ela não ter a menor condição, ela não sabia nada, só tinha decorado umas receitas de bolo, mas não conseguia resolver problemas simples. 15 dias depois a pessoa anuncia em rede social que foi contratada por uma das maiores e mais reconhecidas empresas de TI do mundo. Tem vaga até para quem não sabe nada, mas isso não acontece em cada esquina, não todo dia.
Tem pessoas experientes, em aguns casos que são referências para outras pessoas, que desprezam os fundamentos. A pessoa se deu bem na vida pela personalidade dela. Isso vende até mais que conhecimento. Ela é mais querida do que capaz de fazer algo ótimo. Ela entrega resultados, claro, mas com limitações. Essa pessoa passa em muitos processos, até passa publicamente, mas não onde se exige mais qualidade.
Em muitos casos a pessoa é esculachada com tudo que faz. Você vê nas redes sociais dela. Até pessoas com diploma. Hoje, em alguns lugares, estão fornecendo diploma até para pessoas com analfabetismo funcional. Essas pessoas não serão contratadas facilmente. E não ter o diploma é uma desculpa melhor.
Hei! Eu só sou o mensageiro. Eu estou dizendo algo para a pessoa entender e começar virar a chave, mudar a atitude e passar ter as portas abertas com ou sem diploma. Talvez um pouco mais com o diploma.
Boa parte, se não a maioria dos meus amigos que trabalham na área, não possuem diploma. Alguns dos melhores programadores que conheço não possuem diploma.
Eu estou dizendo então que você não deve ter diploma?
Não, pelo contrário. Você deveria, por uma razão ou por outra. Mas mais do que o diploma, deveria fazer um bom curso para aprender a desenvolver software com qualidade, do jeito certo, com base, aprendendo os fundamentos.
Só fazer o curso não basta, tem que aproveitar bem, usá-lo apenas como base. Novamente, é questão de atitude. Saber usar a experiência a seu favor. De preferência com outras pessoas boas. Sem isso não sei se vale muito a pena. Tem curso superior hoje que é tão ruim quanto curso livre marketeiro por aí.
Muitos cursos, até de universidades renomadas, estão mudando o currículo porque estava havendo muita evasão. Começaram tirar C e colocar Java ou até Python porque assustava os alunos. Aí começa explicar muito o problema. É como tirar o sangue para não assustar os alunos de medicina (esperam que não estejam fazendo algo parecido porque lidam com vidas, e algo me diz...).
As pessoas que mais precisam de um curso superior são as que mais desdenham deles.
O problema é que as pessoas não estão se desafiando, não estão aprendendo os fundamentos porque eles são chatos e eventualmente difíceis. Elas não sabem o nome de nada que usam, não conseguem se comunicar bem com outros profissionais, só entendem códigos muito simples, não conhecem os conceitos, os mecanismos diversos que existem, não sabem apreciar cada coisa que aprendem, fazem escolhas erradas porque não aprenderam de fato como tudo funciona, não aprenderam metodologias que não são a modinha, e tudo foi superficial, só ouvindo o que algum influenciador disse, sem recorrer a várias fontes, incluindo livros consagrados, e criar seu próprio pensamento.
De vez em quando eu dou aulas formalmente. Fiz isso em quase todas as décadas. Infelizmente os alunos chegam com uma bagagem escolar cada vez pior. Em uma época que fiz isso por um período mais longo dava para perceber em cada ano a piora. Não vou entrar em detalhes aqui, boa parte do problema é das escolas mesmo, mas vai mais longe, e não vou comprar briga com absolutamente todo mundo. Teve caso mais recente de alunos que já tinham aprendido programar e eu só ia ensinar uma tecnologia mais fácil como complemento no curso. Se eu desse um teste para eles do que tinham aprendido e tinham sido aprovados, a maioria não tiraria mais do que 2 ou 3 de nota. Eu não tive escolha, eu não podia ser o professor cruel, eu fiz o mesmo que os outros professores fizeram.
Por isso que nem diploma diz alguma coisa. Ele pode ajudar apenas.
Muita gente nem chegou até aqui. A pessoa fica desanimada com textão. Imagine como será no trabalho. Novamente é questão de atitude. Tem gente que participa de seleção que já é percebido que não vai para frente no corredor. Tudo tem que ser raso, e boa parte das empresas não querem pessoas rasas.
Eu realmente lamento que isso tenha acontecido com a sociedade, e que cada vez mais vejo empresas se desculpando por falhas no processo alegando que não conseguem contratar profissionais qualificados.
E muita gente fica com raiva, até mesmo negativam uma postagem assim porque eu disse que o problema não são as empresas que "todo mundo sabe" serem vilãs. E eu só posso alertar, não posso mudar a atitude. E sem mudá-la a pessoa continuará falhando em processos seletivos, até os que dizem que foi por causa da falta de diploma. Eu dediquei um bom tempo para tentar ajudar no que eu posso.
Note que eu não falo de processos seletivos burocratizados, isso existe.
Quem tem experiência boa não tem problemas em não ter diploma, então arrume um jeito de conseguir experiência sem o diploma, faça o que tiver que fazer para ter experiência real, trabalhando com outras pessoas, sendo avaliado.
Nunca me pediram o diploma, de fato eu nunca fui buscar, embora eu tenha até pago pela sua confecção.
Se você acha difícil sem diploma, provavelmente é uma pessoa que precisa dele. E talvez não melhore até com ele.
Não prejudique sua carreira.
Em outras postagens eu falo de toda dificuldade que é a área. E não falar disso, jogar para baixo do tapete e apenas dar palavras de incentivo não fará você conseguir a vaga mais facilmente. O que eu posso fazer por você que leu até aqui é isso. Não é fácil mesmo.
Infelizmente eu sei que muita gente ainda não saberá virar a chave, eu não posso ajudar com isso, e novamente, lamento tudo o que quero é ver você se dando bem. Sei que o processo é complexo e começa lá atrás. Sei que algumas pessoas nem entenderam o texto direito, ainda que entenderam as palavras.
Você tem todo o direito de não ter gostado do texto, mas é ele que você precisa para começar dar uma guinada e se tornar um profissional desejado. E espero que isso aconteça, é tudo o que desejo a todos.
Faz sentido?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).
Falou tudo que estava egasgado em meus pensamentos por anos !
Penso permição para usar o seu texto como referência de orientação nas plaformas que tenho por objetivo futuro desenvolver.
Fica mais difícil.
Passei 6 meses desempregado mesmo com superior e experiência.
Talvez seja sazonal, nos últimos meses estão demitindo muito na área de T.I.
Conseguem, mas realmente é muito mais difícil
A resposta depende muito. Eu vejo que no Brasil tem muito mais apego ao diploma, principalmente quando a empresa está acostumada a contratar pessoas com curso superior para outras áreas. Em algumas empresas ter um diploma superior e depois uma pós é requisito para subir de cargo, pois faz parte das regras internas.
A questão do diploma pesa mais para quem está começando, pois na falta de referências, como trabalhos anteriores, projetos, o diploma passa a ser um atestado de que o cara pelo menos tem o mínimo de conhecimento, disciplina e inteligência para concluir um curso superior.
Agora, para quem já tem anos de estrada, já trabalhou em diversas empresas, projetos, o diploma fica cada vez menos relevante, até chegar em um ponto onde ele é um mero detalhe. Pouco importa onde o profissional se formou se ele tem uma carreira de 10, 20 anos. Importa mais o que ele fez nos últimos 5 anos.
Aproveitando o tópico, eu realmente não entendo essa repulsa pelo Ensino Superior que a galera da área tem. Tanto EAD por menos de 300 reais por ai. E se tu não quiser estudar de fato (ah, a faculdade não ensina nada), tu pode aparecer só para as provas mesmo.
Ah, mas 300 reais é muito dinheiro para algumas pessoas.
De fato, mas é um investimento no seu futuro e na sua carreira. Programação já está lado a lado com Direito, Medicina e Engenharias, mas segue custando bem menos que qualquer uma das 3.
E a maioria que eu vejo reclamar de valores são pessoas que podem pagar, só não querem.
Atualmente atuo como desenvolvedor full-stack e não tenho faculdade. A forma como consegui me inserir no mercado foi através de projetos. Eles são excelentes pra mostrar a galera de RH e de tecnologia que você têm as capacidades necessárias pra exercer a função.
Se você for dev web front-end, recomendo fazer os projetos do frotend mentor: https://www.frontendmentor.io/challenges
Têm vários projetos legais! :)
Embora não seja uma tarefa fácil, é possível conseguir uma vaga. A maioria das empresas adota plataformas de recrutamento para a seleção de candidatos, que funcionam como um grande funil para identificar os melhores perfis para uma determinada vaga, é importante estar preparado para esse processo. Por outro lado, é importante frisar que a faculdade pode ser a primeira porta de entrada, especialmente por estágios.
sim, mas normalmente voce precisa conseguir uma bagagem como freelance, trabalhei com o senior que nao tinha superior, ele disse que o início foi bem pesado porque a maioria dos rhs nem agendam entrevista.
Não é facil, mas também não é impossível! Tenho 55 anos, 27 anos na area de tecnologia e desde 2021 estou fazendo faculdade de Analise e Desenvolvimento de Sistemas. Escutei esse podcast hoje é ele tem muitas dicas de como começar: "[Olá, Gabs] O fim da bolha em tecnologia? #olaGabs https://podcastaddict.com/episode/156991028 via @PodcastAddict"
Sim, é possível sem diploma, mas um diploma ajuda bastante. Se você pode arcar com os custos de um curso ou custos de se manter enquanto cursa, recomendo fazer o curso, um diploma e as exeperiências podem te levar para uma área que você nem espera atuar. Fora que algumas áreas praticamente exigem um diploma e conhecimento formal.
Um dos melhores desenvolvedores com quem trabalhei (o cara já é nível Sênior pra cima) não tinha formação em nenhum curso relacionado a TI. Ele dizia sentir que as entrevistas dele eram mais extensas e exigentes do que para as pessoas com diploma.
Aí vai muito da realidade de cada um, não dá pra generalizar.
Eu só consegui uma vaga na área depois que concluí um curso Técnico de Informática pelo menos. Sem isso eu acho que jamais conseguiria. Fiz uma transição de carreira para a área de Qualidade (QA) em Teste de Software, depois de passar 10 anos como servidor público concursado como administrativo.
Já parei 3 cursos superiores que tentei anteriormente, alguns por vontade própria, outros por forças externas.
Mesmo sabendo que consegui essa transição de carreira sem ensino superior, considero importante uma formação.
Atualmente estou cursando Tecnólogo Análise e Desenvolvimento de Sistemas no SENAC, é a quarta faculdade que eu inicio(espero não parar dessa vez, e acredito que não vou, porque o curso é bom, é muito barato, eu estou gostando, e analisando meu contexto atual, não há motivos para não estudar, tudo está a favor no momento, lembrando que já estou nos meus 36 de idade, mas nunca é tarde.)
O grande problema no nosso país é a falta de qualidade no ensino e os absurdos valores cobrados pelos cursos. Te cobram mensalidades absurdas e te entregam um material pobre, com uma didática e dinâmica fracas, que desmotivam o aluno aos poucos. E aí para aqueles que vem de uma situação financeira mais complicada, é a receita pronta para abandonar o curso, porque a vida nos cobra outras prioridades.
Eu abandonei um curso da UFRGS recentemente, que deveria ser uma das universidades federais mais conceituadas do Brasil, pública, de graça, difícil de entrar, mas no segundo semestre eu já estava com nojo dos processos deles, materiais obsoletos, temas inúteis etc. Eu ficaria 5 anos estudando para me formar professor, num curso ruim. Abandonei. Para muitos essa seria a oportunidade da vida, mas eu enxergo diferente, prefiro valorizar meu tempo de vida e focar em algo que eu enxergue algum valor em estar estudando, numa instituição que me respeite como aluno.
Enfim, dev sem superior acha vaga sim, mas é raro. Superior, apesar do que comentei anteriormente, ainda é um "ticket" para alcançar melhores salários. Não é regra, mas é de grande ajuda para crescermos profissionalmente e aumentarmos nosso networking.