Não tem muito como ser diferente de ler, reler, e consumir outras formas, e escrever algumas partes para fixar. Algumas pessoas dizem que dá mais resultado escrever no papel que digital. Eu acho que varia de pessoa para pessoa, por isso cada um tem que achar seu jeito. E é claro que o estudo sempre envolve a prática. Algumas pessoas acham que precisam falar na prática porque acham que estudo é só consumir, não acho que isso faça sentido. Leitura é diferente de estudo.
O que eu acho que falta muito nos estudos é a reflexão. É o questionamento, é pensar sobre o'que acabou de aprender, é ver se faz sentido mesmo, procurar outras fontes, é buscar as implicações daquilo, as exceções, os contextos, o que pode dar errado, é antecipar a visão usando isso de forma real e no que pode beneficiar onde já usa, ver a aplicação, entender bem as motivações e justificativas. Sem isso não é aprendizado, é adestramento.
Também ajuda muito debater com outras pessoas. Especialmente se essas outras pessoas são boas naquilo. Cuidado com os charlatões.
Isto é um bobagem:
Não tem nada que comprove isso, pelo contrário. E só uma pessoa ingênua acredita que é assim. Justamente por isso que se divulga muito isso na internet. Essas porcentagens são completamente chutadas (acha que as coisas são tão lineares assim?) a ordem não tem nada que corrobora, até mesmo que seja uma pirâmide (de William Glasser). Então serve para gerar engajamento, mas não para mostrar para alguém como aprender, até porque cada pessoa é diferente e precisaria de uma pirâmide para cada um. Mas serve para dar uma base interessante. Não está errado que múltiplas atividades são úteis para fixar melhor.
É claro que precisa fazer certo. Por exemplo, algumas pessoas falam para ter um blog, ensinar os outros. Já discutimos aqui e já tivemos ótimas respostas, principalmente, que eu me lembro, do kht, que mostra que isso é uma falácia, afinal, ensinar errado aos outros é ruim para você e para os outros. Não quer dizer que não deva fazer isso, mas sempre pedindo para criticarem o que você faz, a não ser que já domine muito aquilo, e nunca acredite que está certo. Mas tem que fazer isso de verdade. Se você ensinar errado, treinará errado, e dará o início errado para outro treinar esse erro.
Nunca treine o erro
Não tenha compromisso com ele.
Então tem que entender como funciona. Ótimo querer ensinar os outros, mas isso é o gatilho para você aprender melhor. Não é ensinar qualquer coisa. É mentira que todo mundo tem alguma coisa para ensinar alguém. Até tem, mas errado ou obviedade não tem valor.
Tem que ir procurando por detalhes que vão te ajudando e o que é perda de tempo. Em alguns (ou muitos) casos precisa de ajuda profissional nisso.
Pessoas com pouca disciplina não conseguirão fazer igual aos disciplinados. Pessoas com ansiedade terão que criar uma técnica que funcione para ela, além de talvez fazer tratamento. Se for TDAH então... Só estou citando alguns dos muitos exemplos de como dicas genéricas não funcionam. Não estou nem pegando as pessoas que têm atraso intelectual.
Algumas técnicas são placebos. Por isso se te serve, ótimo. Algumas pessoas são mais suscetíveis do que outras.
Voltando ao início, existem cada vez mais estudos mostrando que as tecnologias estão emburrecendo as pessoas, e a IA fará o estrago definitivo. Não é minha opinião. Sim, estudos nem sempre provam alguma coisa, principalmente em saúde (estimam em 85%) nem são verdadeiros (excluindo a má fé e o que só um leigo - imprensa - interprete errado, até por simplificação), por isso precisamos aprender sobre ciência para tudo na vida, assim não seremos completos idiotas manipulados pelos outros, e podemos ter só um pouco idiotas que não tem o que fazer para sair disso. Mas tem vários estudos, alguns indiscutíveis, porque mostra inequivocamente o que aconteceu no passado, mesmo que não comprove toda a causa, que indicam essa deterioração cognitiva do ser humano.
Estou dizendo com isso que a tecnologia te atrasa quando se trata de estudos (diferente de dar acesso mais fácil à informação e alguma forma de organização), ela compromete seu aprendizado, até porque facilita. O aprendizado envolve dor (em geral em pequeno grau e pode vir com prazer ao mesmo tempo). A tecnologia causa uma falsa impressão de evolução que amolece a pessoa (nem todos caem nessa armadilha, por isso vê pessoas que parecem gênios e te causa admiração/inveja).
Por fim, quando você começa a aprender bem, tende a aprender melhor depois. Quem tem lógica tende a aprender melhor. Quem tem disciplina costuma ter mais facilidade. E quem tem serenidade costuma ter algumas vantagens. A experiência ajuda muito. Desde que ela não seja o erro (não confundir com aprender com os próprios, e erros dos outros). Errar é uma técnica válida e importante. Insistir no erro, não.
Eu dei um exemplo de como estudar em um ponto bem específico.
Faz sentido para você?
Espero ter ajudado.
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).