O ponto que eu sempre tento chegar quando estou aprendendo alguma coisa, é o estado de ser consciente daquilo que estou aprendendo. Ou seja, eu preciso entender como os elementos se comunicam, quais agentes existem, qual o papel de cada um, o que eles fazem... É realmente conseguir reduzir a grandeza de um objeto de estudo e guardar ele em cache na cabeça.
Uma consequência de estar nesse estado, é quando encontrar um erro, saber na hora aonde ele pode estar, ou o que pode ter causado. Acontece muito com iniciantes, não saberem resolver erros, porque eles pularam essa etapa, e o erro é como se estivesse falando outra língua para eles.
Agora cada um tem sua forma de chegar nesse estado, alguns preferem ler, outros escreverem, outros documentação, outros preferem ver código pronto, outros verem vídeos.
Eu encaro aprender algo novo como entrar em uma sala escura, pode literalmente ter qualquer coisa nela, assim como o que eu estou aprendendo pode ser algo simples, ou algo nível Harvard.
Então a primeira coisa a se fazer, é tatear, sentir o que te cerca, por o pé pra ver se tem algum buraco... É se orientar, saber aonde você está entrando, e iluminar o lugar mentalmente.
Isso se traduz pra mim, em ver vídeos. Toda vez antes de aprender algo, eu fico 1 mês, ou semanas vendo vídeos sobre, talvez podcasts se for um termo mais amplo. Isso se equivale a eu entender aonde eu estou entrando.
É preferível que oque você esteja aprendendo, seja o próximo passo natural dado o que você já sabe. Ex: se você sabe fazer API Rest, um próximo passo seria aprender mais a fundo sobre requisições HTTP, em vez de aprender sobre concorrência x paralelismo. Dessa forma você "aprende uma nova rua na sua cidade" em vez de ser teleportado pra outra cidade e ter que aprender tudo do zero. Fica aberto a interpretação.
Uma técnica de estudo que eu gosto, é de ler/ver um conteúdo denso sobre o assunto, e anotar TUDO o que eu tenho ALGUM potencial de esquecer.
Depois eu crio perguntas referentes e essas anotações, e respondo elas de dias em dias, como se fosse um prova de escola, usando as anotações como "gabarito".
Isso ajuda a grudar o conteúdo na cabeça.