Porque não temos um órgão regulador de TI no Brasil?
Essa pegunta pode desencadear opiniões inflamadas. De todo modo, acho relevante.
Existem certificados emitidos por empresas (Microsoft, Amazon, Cisco) a profissionais que provaram, por meio de exames, o domínio do conhecimento sem seus produtos.
Considerando isso, qual seria o impacto que um órgão não governamental (nesse caso, poderia ser mantido pelo próprio mercado e grupos de ensino de tecnologia) assumir a responsabilidade por avaliar empresas de soluções tecnologicas, (não os profissionais) e certificando estas? Em resumo, por que não temos uma instituição que garanta que as empresas de TI no Brasil, podem prestar um serviço de qualidade?
Meu questionamento surgiu porque
em dois casos, envolvendo áreas de negócios distintas na mesma companhia, com parceiros de TI diferentes, presenciei a falta de domínio de negócio, sensibilidade e visão. Onde a condução de um processo ocorreu de maneira que as consequências não parecem ter sido bem mapeadas. Em um caso houve comprometimento do histórico e no outro o feedback técnico foi raso, abrindo espaço para muitas dúvidas. Acredito eu que, foi raso porque havia atraso na entrega.