Executando verificação de segurança...
1

Você realmente precisa de cursos? Autodidata funciona?

Sim, isso parece algo meio repetitivo de se perguntar e a resposta é depende.

Normalmente quando uma pessoa busca o curso, ela está buscando conhecimento necessário para utilizar alguma ferramenta ou aprender algo novo. Mas, no nosso contexto de desenvolvedores temos um local para conseguir este conhecimento muito mais barato do que um curso e isto seria a Documentação Oficial da ferramenta, na documentação você tem exemplos, tem descrições e em comparação com um curso de 200 horas é muito mais completo.

Isso quer dizer que os cursos são inuteis?

Não! Os cursos não são inuteis quando aplicamos a um contexto onde não podemos conseguir sozinhos ou que necessitamos de alguém para aprimorar-mos a nós mesmo, alguém que nós desafie e que nós faça enxergar um novo futuro mas, curso não deveria ser sua primeira opção em adquirir conhecimento este encargo seria para a documentaçã. Afinal documentação cresce junto com o software, cursos levam mais tempo e muitas vezes ficam defasados rapidamente

Carregando publicação patrocinada...
2

Os cursos são de maior relevância quando você está iniciando em algo que nunca experienciou antes. Além de habitualmente serem longos, costumam "empurrar" muita coisa que você não quer ou provavelmente não precisa naquele dado momento, justamente por assumirem que você é um completo novato no assunto.

Acredito que seriam uma enorme perda de tempo se você simplesmente quer aprender a usar uma ferramenta. As documentações e os exemplos te ensinam o que você precisa saber de forma objetiva e sem enrolações.

1

Um tempo atrás estava com esse dilema e me lembrei de um coisa importante: Os cursos são baseados em livros. Cada disciplica da faculdade, por exemplo, segue praticamente à risca os livros propostos.

Então é melhor ir à fonte e pegar o conhecimento puro. O bom é que isso vai além de documentação de uma ferramenta ou framework.

O curso serve como um facilitador, uma análise de outra perspectiva, para caso você não consiga por conta própria.

E parando pra pensar, as documentações são livros, então...

1

concordo plenamente com sua critica, mas eu acredito que fazendo cursos a pessoa consegue abrir sua criatividade para criar algo novo. Eu por exemplo leio a documentação mas nao consigo ver aonde poderia aplicar aquilo, fazendo cursos me ajuda a saber o que poderia ser utilizado aquele tipo de ferramenta.

1

Um atividade muito interessante e que te faz aprender muito rápido é ler códigos. Pegue um código que usa a ferramenta que você quer aprender e vá entendendo como funciona e consultando a documentação pra tirar dúvidas.

To fazendo isso com NextJS e o próprio projeto do TabNews

1

Olá, meu nobre. Vou falar um relato meu sobre cursos que pode ser útil

Recentemente entrei na plataforma da alura e gostei bastante das alternativas e escolhas que eu tinha, mas o método de estudo deles me lembra muito em conversar diferente com uma criança, ela vai achar que tu tem problema. Eles detalham muito, de uma forma muito simples e com um desenvolvimento que chega a ser chato de ter por completo, mas em partes é incrível principalmente com as velocidades maiores de vídeo.

Para aprender blender, o que eu fiz?entrei na internet, aprendi o que tinha para aprender e fiz o curso de cabo a rabo para ter o certificado.

Isso me ajudou bastante, pois na internet sempre vai ter alguem com o seu padrão de crescimento

1

Eu acredito que um complementa o outro: Fazer um curso de alguma tecnologia, sem nem abrir a documentação, vai te deixar refém do professor/plataforma, e sua visão daquela tecnologia será a mesma do professor. ACho que a documentação pode agregar algo a mais. Mas também só estudar a documentação parece meio vazio, como você mesmo comentou.

Uma coisa que eu gosto de fazer é: Eu gosto de assistir cursos/vídeos que falem de coisas que eu já estudei, por exemplo: Sai um curso sobre Typescript na plataforma que estudo. Eu já assisti um curso sobre Typescript em outra plataforma, então não teria necessidade de assistir ele novamente, porém eu gosto de ter a visão de outra pessoa sobre o mesmo assunto, sempre tenho uma nova visão do tema abordado.