Executando verificação de segurança...
2

[DISCUSSÃO] Publicações de IA vs Humanos. Como diferenciar?

nuqneH, meu povo! 🖖
Como vocês estão?

Introdução

Estamos passando por mais uma fase conturbada que divide opiniões na comunidade e também aqui no TabNews: as inteligências artificiais de criação de conteúdo.

E bom, apesar de eu desvenerar muitos dos usos que essa tecnologia está tomando, de nada vai adiantar ter raiva dela e ignorar o que está acontecendo, e então decidi fazer este post (que talvez seja o único post meu sobre IA por aqui), para discutirmos sobre como saber separar os dois mundos de maneira efetiva.

Já sabemos da guerra que está acontecendo no DevianArt, sobre algumas artes que são feitas por IA, e alguns artistas alegam que são de certa forma cópias, pois foram aprendidas utilizando outras artes originais. E algumas coisas são bem óbvias de que foram feitas por IA.

A pergunta

Mas a pergunta principal é: Como podemos saber quando uma publicação foi ou não escrita por uma IA? Quais são os pontos que podemos levar em consideração? Há padrões que possam ser enxergados em publicações de IA que não vemos normalmente em posts humanos? Existe alguma maneira efetiva ou definitiva de chegar a uma conclusão sobre isso? Sim, isso foi uma única pergunta feita de formas diferentes para ajudar a abrir a mente de vocês.

Conclusão

Que essas tecnologias vão invadir o nosso dia-a-dia (mais do que já invadiram) já é fato, nos resta saber como lidar com elas, bem como aprendemos a lidar com fake news, sites falsos para roubos de dados, portais captivos e outras coisas do tipo, mesmo que isso seja uma situação um pouco diferente, visto que não é necessariamente voltado a desinformação em muitos casos.

Observação

⚠️Aviso: Este NÃO É um post para defender ou criticar o famigerado ChatGPT ou outras IAs semelhantes, então para evitar confusões, guardem seus comentários para vocês mesmos ou outro post acerca disso!


Eu sou um humano, este post não foi escrito por uma IA! Uma inteligência artificial nunca abriria um post com uma saudação em Klingon :p

Carregando publicação patrocinada...
2

Esse post pode ter sido escrito por uma IA e vc pode ter colocado uma saudação no começo só pra dizer que foi vc quem escreveu... HAHAHAHAHA

1

Hauhuahuahu, poderia mesmo! Mas dou a minha palavra e total garantia de que este post foi concebido inteiramente pela minha própria mente, sem interferências virtuais hehe

Inclusive, após este post eu fiz a minha primeira interação da vida com o tal ChatGPT e já lancei essas mesmas perguntas pra ele, por curiosidade mesmo, segue print:

Minha primeira interação com ChatGPT

2

Muito interessante você ter levantado esse tema aqui.

Hoje mesmo eu vi um vídeo do canal safesrc com o seguinte título: PROFESSORES tem dificuldade em IDENTIFICAR COLA em TRABALHOS feitos com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Nos comentários a comunidade levantou uma discussão muito legal e, apesar do Peter (apresentador do canal) elogiar bastante o ChatGPT, eu não acho que os textos gerados lá são bons. Digo isso porque muitas das vezes o texto apresenta informações muito repetitivas, desinteressantes e as vezes até erradas.

E também, hoje ainda é possível reconhecer textos gerador por IA, tanto que em sua maioria os textos gerados por IA e publicados aqui são negativados. No futuro isso talvez fique mais difícil, mas até lá espero que tenhamos uma solução (que talvez hoje já exista com detectores de textos assim, o problema é que não é possível afirmar com 100% de certeza que o texto não foi escrito por um humano). 👍

2

Eu adoro esse canal, um colega de trabalho me recomendou um vídeo dele uma vez e desde então o YouTube vem me recomendando vídeos muito interessantes dele, mas ainda não tinha visto este.
Abaixo deixo o link para o vídeo caso alguém tenha interesse de ver:

PROFESSORES tem dificuldade em IDENTIFICAR COLA em TRABALHOS feitos com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - safesrc

Eu comecei a usar o ChatGPT pela primeira vez por curiosidade e para tentar matar e ou justificar alguns preconceitos que tenho sobre ele, e até agora meus testes estão gerando textos bem concisos e bem escritos, porém lendo eles a gente percebe que ainda não está tão "humano" quanto esperamos. Eu peguei o mesmo tema aqui do post e joguei nele de uma forma autoexplicativa para gerar o texto mais assertivo possível, e esse foi o resultado:

Discussão para Fórum gerado por ChatGPT

Tentei utilizar o GPT-2 Output Detector, mencionado pelo nosso colega raulpy271, mas praticamente tudo do ChatGPT que joguei ali foi identificado como 99%+ real, mesmo sendo meio óbvio que foi escrito por bot.

Um outro ponto que esse vídeo do Peter me fez recordar, foi a questão de na minha época de escola, os professores buscarem na internet sobre alguns trechos avulsos de texto dos trabalhos impressos para tentar identificar similaridades e buscar possíveis casos de plágio, o site mais odiado pelos meus professores sempre foi o WikiPédia, apesar de eu adorar ele e hoje em dia acreditar que é uma grande biblioteca de conhecimento digital. Concordo que antigamente ele era facilmente alterável por qualquer um, hoje ainda é, mas existem validações para evitar desinformação e isso foi um ponto que melhorou muito.

Mas voltando ao tema: as IAs buscam aprender com conteúdo já existente na internet, são alimentadas com textos e imagens prontos, elas basicamente são esses alunos que copiam e colam trabalhos prontos da internet, mas tem a mínima decência de alterar alguns termos e palavras para tentar passar despercebidas.

2

Eu também não sou contra a criação de conteúdo usando a IA ou do uso do ChatGPT, mas acredito que ele precisa estar ou informando que foi gerado por lá ou ter sido parte do conteúdo (ex: "Usei o ChatGPT para X. Como fiz isso?").

Acredito que um dos pontos (já citados inclusive) que dê pra usar pra identificar o conteúdo feito por IA é o "generiquês" que ela mesmo possui. Se a pessoa faz uma pergunta mais aberta, ela normalmente tende a dar uma resposta muito enrolada e cheia de termos para se auto-explicar s. Ela não opina sobre nada subjetivo, como uma notícia por exemplo.

Então acredito que se tem uma categoria de posts que precisamos analisar primeiro pra encontrar outros padrões e discutir usando de base seriam posts sem opinião. Acredito que uma boa parte vai ser um copia e cola sem acrescentar em muita coisa ao assunto.

Nesse mesmo sentido, daria pra verificar a mudança de tom/escrita do artigo. Não acho que esse caso seja necessariamente ruim, mas de nada adiantar colar o texto e terminar com "Na minha opinião isso tá certo e muito bom" pra terminar.

1

acredito que ele precisa estar ou informando que foi gerado por lá ou ter sido parte do conteúdo

Concordo completamente. Informar e justificar o uso seria uma forma de uso extremamente responsável dessa ferramenta.

Acredito que um dos pontos (já citados inclusive) que dê pra usar pra identificar o conteúdo feito por IA é o "generiquês"

Esse "generiquês" até o momento é o que tem ganhado força nesse post. Por mais que um texto gerado seja o mais preciso possível, ainda não tem esse sentimento se escrita humana presente nele, bem como falta de opiniões pessoais e entre outros, como você mesmo disse: vai ser um copia e cola sem acrescentar em muita coisa ao assunto.

de nada adiantar colar o texto e terminar com "Na minha opinião isso tá certo e muito bom"

Concordo, mesmo a pessoa justificando o uso do texto gerado por IA e ainda assim querendo dar uma opnião, um mero "concordo" não agrega em absolutamente nada de valor, como já comentei aqui nesse outro post anteriormente.
Se quer realmente dar uma opnião, pelo menos explique o por quê você concorda ou discorda daquilo, quais são seus pontos e suas críticas, seria como estar respondendo um post de alguma outra pessoa, no caso o seu próprio que foi escrito por um bot.

2

KaioPiola, acredito que já existem ferramentas que tentam detectar textos gerados por IA, por exemplo GPT-2 Output Detector. No entanto, percebo que os usuários do tabnews estão tendo sucesso ao detectar textos gerados por IA, pois a maioria dos posts que encontro possui votos negativos, pois os usuários perceberam.

Apesar de utilidade, os textos gerados por IA e postados aqui costumam ter alguns padrões e costuma ser fáceis de reconhecer. Por exemplo: texto curto, falta de opiniões pessoais, impessoalidade.

1

Por exemplo: texto curto, falta de opiniões pessoais, impessoalidade.

Ok. Isso agregou muito com a pauta em questão nesse post. 99% das publicações aqui do TabNews, exceto é claro as feitas pela NewsletterOficial, contém muita opinião e muita coisa mais "natural" por assim dizer. Dá pra sentir que foi uma pessoa que sentou ali e escreveu aquilo da cabeça dela. Mas em casos de posts formais, novamente como as feitas pela NewsletterOficial, não dá pra ter uma certeza absoluta.

2

Verdade, não dá para ter certeza absoluta. Mas acredito que, atualmente, são raros os casos que posts gerados por IA foram confundidos aqui no tabnews, no geral, as pessoas percebem.

2

Isso é muito interessante.

Mas também não dá pra se ter certeza se as pessoas chegaram a essa conclusão individualmente sozinhas, ou foram levadas pelo efeito coletivo de ver um vote "-1" no post e já acender uma dúvida sobre aquele conteúdo e dar mais um downvote após ler completamente, e assim sucessivamente.

1

Essa questão dos downvotes foi o insight que eu precisava pra criar esse post de discussão, mais especificamente essa interação aqui sobre o post em questão.

Será que os humanos vão evoluir junto dos bots para aprender a identificá-los ao mesmo tempo em que eles tentam se parecer mais conosco? Será que se um humano a 50 anos visse um texto em um jornal escrito por uma IA, alguma faisquinha de dúvida acenderia sobre a mente ultrapassada dele?

0
2