Executando verificação de segurança...
2

Muito interessante você ter levantado esse tema aqui.

Hoje mesmo eu vi um vídeo do canal safesrc com o seguinte título: PROFESSORES tem dificuldade em IDENTIFICAR COLA em TRABALHOS feitos com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL.

Nos comentários a comunidade levantou uma discussão muito legal e, apesar do Peter (apresentador do canal) elogiar bastante o ChatGPT, eu não acho que os textos gerados lá são bons. Digo isso porque muitas das vezes o texto apresenta informações muito repetitivas, desinteressantes e as vezes até erradas.

E também, hoje ainda é possível reconhecer textos gerador por IA, tanto que em sua maioria os textos gerados por IA e publicados aqui são negativados. No futuro isso talvez fique mais difícil, mas até lá espero que tenhamos uma solução (que talvez hoje já exista com detectores de textos assim, o problema é que não é possível afirmar com 100% de certeza que o texto não foi escrito por um humano). 👍

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu adoro esse canal, um colega de trabalho me recomendou um vídeo dele uma vez e desde então o YouTube vem me recomendando vídeos muito interessantes dele, mas ainda não tinha visto este.
Abaixo deixo o link para o vídeo caso alguém tenha interesse de ver:

PROFESSORES tem dificuldade em IDENTIFICAR COLA em TRABALHOS feitos com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - safesrc

Eu comecei a usar o ChatGPT pela primeira vez por curiosidade e para tentar matar e ou justificar alguns preconceitos que tenho sobre ele, e até agora meus testes estão gerando textos bem concisos e bem escritos, porém lendo eles a gente percebe que ainda não está tão "humano" quanto esperamos. Eu peguei o mesmo tema aqui do post e joguei nele de uma forma autoexplicativa para gerar o texto mais assertivo possível, e esse foi o resultado:

Discussão para Fórum gerado por ChatGPT

Tentei utilizar o GPT-2 Output Detector, mencionado pelo nosso colega raulpy271, mas praticamente tudo do ChatGPT que joguei ali foi identificado como 99%+ real, mesmo sendo meio óbvio que foi escrito por bot.

Um outro ponto que esse vídeo do Peter me fez recordar, foi a questão de na minha época de escola, os professores buscarem na internet sobre alguns trechos avulsos de texto dos trabalhos impressos para tentar identificar similaridades e buscar possíveis casos de plágio, o site mais odiado pelos meus professores sempre foi o WikiPédia, apesar de eu adorar ele e hoje em dia acreditar que é uma grande biblioteca de conhecimento digital. Concordo que antigamente ele era facilmente alterável por qualquer um, hoje ainda é, mas existem validações para evitar desinformação e isso foi um ponto que melhorou muito.

Mas voltando ao tema: as IAs buscam aprender com conteúdo já existente na internet, são alimentadas com textos e imagens prontos, elas basicamente são esses alunos que copiam e colam trabalhos prontos da internet, mas tem a mínima decência de alterar alguns termos e palavras para tentar passar despercebidas.