Executando verificação de segurança...
3
Joao21
1 min de leitura ·

[CURIOSIDADE] Qual a opinião de vocês sobre trabalhar com wordpress?

Olá!
Eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre trabalhar com Wordpress. Trabalho a mais de 4 anos com Wordpress e acho uma alternativa excente em algumas situações. Vou desenvolver um pouco mais minha opinião e gostaria de saber o que acham de usar Wordpress na criação de sites, lojas, sistemas e etc.

Nesses 4 anos trabalhando com Wordpress aprendi a desenvolver sites, lojas e pequenos sistemas, tudo sem usar programação. Quando trabalho em um projeto grande geralmente é 90% feito com plugins e os 10% usando HTML, CSS e JS.

Usando plugins como Elementor e JetEngine geralmente faço muita coisa, e os sites que fiz do zero numca deram dor de cabeça ou quebraram do "nada". Esse ano comecei a programar de verdade e escutei muita gente falando que o Wordpress é horrivel, já escutei isso antes e achei que erra um tipo de piada, mas agora como estou mergulhado na programação estou com a impressão que tem muito programador que nem cogita usar wordpress.

Obs: Geralmente em projetos grandes que envolvem varias funcionalidades é preciso usar plugins pagos. Na maioria das vezes uso Elementor PRO, Crocoblock e WP Rocket.

Carregando publicação patrocinada...
3

Ja tive que mexer com WordPress uma vez pra ajudar um colega num projeto mas acho que tenho experiência suficiente para dar a seguinte opinião: Se for pra trabalhar com isso então faça direito.

  1. Elementor já nem é tão bom: O Gutenberg além de ter um editor mais moderno, possui por padrão o componente com Flexbox. Isso é super importante para você fazer layouts mais flexíveis e responsivos. Além disso é totalmente gratuito e você não esta dependendo de uma empresa que precisa dar suporte no próprio editor. Pode usar o Spectra em conjunto com o Astra theme. A vantagem aqui é que como o Gutenberg é nativo fica fácil você criar seus próprios componentes, ainda mais que eles usam React para isso. Vale muito a pena usar o Gutemberg hoje em dia.

  2. Progreme PHP do jeito certo, quando for criar o seu plugin PHP utilize composer e siga os padrões PSR. Isso irá facilitar muito pois seu código ficará em outro nível, o padrão PSR permitirá que você utilize o autoloader além de estar aberto para baixar e usar pacotes de terceiros. Além disso seu código ficará com uma qualidade melhor e mais organizado.

Com essas dicas que eu te dei, principalmente se você aprender o React juntamente com as boas práticas do PHP você vai acabar se tornando um dev desacoplado de WordPress, se algum dia você decidir mudar de linguagem/stack essas dicas vão fazer sua curva de adaptação muito mais fácil.

Além disso, aprenda mexer bem com o MySQL, criar e consumir tavelas específicas para seus dados, isso vai aumentar muito a performance.

Também recomendo você aprender o mínimo de Docker e sempre optar por desenvolver usando os containers, nada de instalar XAMP, ZAMP ou sla qual vc deve usar. Um ambiente isolado é fundamental para projetos como o WordPress.

Bom espero ter ajudado, tenho certeza que com essas dicas você vai ser mais "independente" e não vai ficar tão preso ao WordPress.

2

Assim como muita coisa, o Wordpress é uma porcaria de software. Dá para fazer uma longa lista de problemas nele em vários níveis. Ao mesmo tempo, ele é útil e tem benefícios. Quando é necessário eu o uso porque é necessário ser pragmático e aproveitar o que ele tem de bom. Eu acho que ninguém deveria usá-lo por motivos técnicos, mas por motivos políticos tem bons argumentos para adotá-lo.

Se está te atendendo manda bala. Eu uso quando é necessário.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Opa, eu concordo e discordo com você.

WordPress não é um lixo e sim quem usa ele que pode ta fazendo mal feito.

Como disse ali em cima no meu pequeno 1 centavo de comentário. Se você souber as boas práticas e fazer as coisas bem feitas o Wordpress pode ser uma ferramenta/framework de alta produtividade. Não é o WordPress que é lento ou inseguro e sim as porcarias que muitos devs instalam nele, tem que saber selecionar bem os plugins e dependendo do caso criar os seus próprios.

Acredito que a ferramenta é boa sim, principalmente nas últimas versões e ainda mais com o suporte a docker. Tudo depende se você sabe ou não usar.

Tem bastante mercado para isso e no final o que importa é entregar o produto e ser remunerado. Muitos sites famosos são feitos em wordpress e acredito que o mercado vai continuar buscando esse tipo de solução.

Eh como eu disse, se vai trabalhar com isso então faz direito. É igual qualquer outra tecnologia, eu trabalho com .net por exemplo e a quantidade de gambiarra que vejo pessoal fazendo no dia a dia, simplesmente por que não quer tirar um fim de semana pra estudar melhores formas de fazer as coisas é absurda.

1

Wordpress, MS Access, SQL, Java, etc.
Galera não se adaptou, está usando versão velha, está só repetindo igual papagaio algo que ouviu (geralmente algo ruim), não sabe nada ou sabe muito pouco, então começam a falar besteira.
Minha esposa já foi tester, largou porque estavam exigindo programação, ou seja, testes automatizados, programação é algo que ela nunca se deu bem.
Aconselhei o Wordpress justamente por isso, é possível "fazer" sem precisar programar, parte mais difícil é instalar o PHP que é a base dele.
Acho totalmente válido.
Cliente quer o site funcionando não importa como.

1

Salve joão! meu primeiro trampo era 20% de demanda em java e 80% em wordpress. Por isso vejo como uma ótima forma de ingressar no mercado em empresas de qualquer tamanho. Além de ser amplamente capaz pra diversos freelances.

Consigo pensar em um grande ecossistema de possibilidades que qualquer conjunto de linguagens e frameworks também entregaria o mesmo resultado com relativo mais esforço.

Se eu tivesse me aprofundado provavelmente a maioria das aplicações que desenvolvi estariam integradas e imersas de alguma forma em sites wordpress, surfando em temas e plugins.

Hoje eu tenho um resultado menos flexivel e simplificado estéticamente com .NET Razor pages. Se um dia eu criar um boilerplaite que me permita fazer o que eu ja faço com a mesma velocidade não teria problema em trabalhar com wordpress

Claro, como PHP foi minha lingua materna, o OWASP TOP 10 foi minha biblia (rindo de nervoso) e as preocupações de segurança são irremoviveis do inconsciente coletivo. Atualizar versões e plugins de forma emergencial é um incoveniente razoavel.

Não vejo o panorama geral e não acompanho a evolução da linguagem ou do wordpress em sí, mas meus 2 centavos estão na mesa ;D

Por que escolhi .NET para criar o programadot.tv

1
1
1

Olá clacerda.
Tudo bom?

Então, fazer sistemas complexos com wordpress é bem complicado, na verdade, nem é recomendado. Já que o Wordpress funciona a base de plugins fica complicado criar um sistema complexo com plugins de terceiros sem ter a garantia que o plugin vai receber atualizações ou se vai funcionar corretamente.

O que eu faço é criar pequenos sistemas, por exemplo, um prontuario digital para o cliente ter acesso a algum PDF ou algo do tipo.

Fazer pequenos sistemas é tranquilo, mas elaborar algo grande da muito trabalho e para ser bem feito de verdade é preciso tomar cuidado para não deixar o wordpress com plugins desnecessarios e saber muito bem o que esta fazendo.

Sei que pode parecer complicado, mas acho que o wordpress é um ótimo curinga para quem é programador web. Além disso, é a melhor ferramenta para quem esta começando a criar sites e deseja fazer algo visualmente bonito de forma rápida e dessa forma conseguir vender um site e aprender sobre SEO, otimização, CDN e etc.

Mesmo a ferramenta tendo fragilidades, como qualquer sistema tem, ainda é a melhor quando o assunto é criar sites sem usar código e tem uma comunidade muito grande e unida que mantem o CMS vivo e melhorando até hoje.

Valeu👍

1

Não sei bem como está Wordpress em contexto corporativo e de empresa para empresa, mas para Freelancing ele reina supremo. Não à toa, graças ao wordpress, o php sustenta mais da metade dos sites existentes e continua crescendo.

1

Ola, WordPress é uma solução muito boa para empresas que estão começando e quer conseguir um caixa para investimento em um software prioritário. Com o tempo se a empresa não investir em mais tecnologia ela não quer crescer.

1

Atualmente trabalho com programação, mas já trabalhei com o wordpress.
Sempre que preciso fazer algo no wordpress eu me sinto um zero a esquerda, tudo parece ser mais difícil, sempre tenho a impressão de que fica mais lento e pesado. demoro muito mais pra fazer as coisas no wordpress, sempre fico pensando que se fosse um projeto em laravel, react, next, até codeigniter, etc... eu conseguiria terminar mais rapido e o resultado seria melhor.

Mas por outro lado já conheci pessoas que trabalham bem com o wordpress e é bem legal ver o resultado do projeto quando é feito por alguém que domina muito bem a ferramenta.

1

não sou fã, mas minhas únicas oportunidades no mundo da programação vieram única e exclusivamente atráves do wordpress, então sou extramamente grato a ele, mas para coisas complexas ele atrapalha muito porque é tudo muito acoplado

1

Sendo bem direto, não gosto, mas uso porque ele é uma forma rápida de desenvolvimento para sites e landing pages, que é justamente o que mais faço atualmente.

1

Depende muito do projeto que você estará realizando e de como irá codar (criar um tema do zero ou usar page builder)

Motivos para não usar:

  • Complexidade excessiva para necessidades simples
  • Ameaças de segurança constantes
  • Desempenho lento em sites grandes
  • Dependência de terceiros (Pugins)

Motivos para usar:

  • Econômico (código aberto)
  • Gerenciamento de conteúdo simplificado
  • SEO amigável
  • Desenvolvimento Baseado em Post Types
  • CRON Jobs

Na questão do Elementor eu acho muito zuado você ter que baixar plugins pra criar um simples carousel ou criar um dark mode,
a personalização é limitada, já pensou como fica o versionamento do código? pois é, nem da pra versionar o código. 

PS: Trabalhar criando temas no Wordpress é programação, criar sites com page builder não é programação 😂

1

Tentei não comentar, mas com alguns comentários que li, não consegui resistir. Bom vamos por partes...

WordPress é uma ferramenta!

Assim como qualquer linguagem de programação, ou de marcação de texto o WP é uma ferramenta, que foi desenvolvida para um determinado fim, faciliar a vida de quem programa, ou de quem não programa mas quer desenvolver seus próprios sites. WP é feito em PHP que por sua vez é uma linguagem que tem uma curva de aprendizado bem curta, comparada as outras linguagens do mercado. Por esse motivo e outros, existem muitos pluguins que realmente são um lixo, pq pessoas que tem menos conhecimento de progração os fizeram...

Vai resolver 100% dos meus problemas?

Depende, mas acho bem provavel que não, geralmente o pessoal tem uma visão deturbada que o WP vai ser instalado, com alguns cliques, arrasta pra cá, solta pra lá, e tudo ok. Mas não! como falei anterior mente ele é uma ferramenta para complementar o teu conhecimmento como programador e tentar adiantar algumas coisas que são repetitivas no seu dia a dia... Se o plugin que você programador instalou é ruim, mas você precisa, é seu dever programar um ou até melhorar o existente... A final tu é programador ou não?

Nem tudo são flores

Eu particularmente não uso WP pq eu não me adaptei ao jeito que ele funciona, existe muita coisa que está quebrada nele, e por não usar eu sei e entendo que estou "perdendo" dinheiro e oportunidades, mas é a vida, feita de escolhas, se tu quer ser programador, foca nos conceitos e em como resolver o problema O Cliente final só quer que funcione bem resolver o problema é mais importante do que como resolver. Se não tá funcionando, então pare e faça funcionar, mude, atualize, programe...

2

Acho que é uma ferramenta válida, ainda mais para sites ou sistemas pequenos.

Trabalhei bastante com WordPress e foi massa.

Porém quando abri minha loja com o Woocommerce e coloquei propaganda no Google Adwords, vi que teria sido melhor fazer uma loja do zero ou usar um sistema mais "leve". Na época fiquei tentado em criar do zero.

Muita coisa você pode tunnar na infra mesmo. Até session no Redis e caches.

Porém, tem um outro detalhe... Se você é louco por SEO, vai precisar ir no código também, talvez até criar seu próprio tema.

Pois quando executa o Google Page Insights ou o Pingdom, percebe o quanto algumas notas ficam ruins.

Mas no geral é uma ótima ferramenta e permite que você inicie um negócio bem mais rápido (incluindo um e-commerce).

Por mais que eu não trampe mais com WordPress, ensino para o meu sobrinho, pois é uma forma de pegar freela mais rápido. Não estou fazendo pouco, falando isso, só estou deixando claro que é uma ótima oportunidade de negócio.

1
1

Eu pessoalmente tenho péssimas experiências trabalhando com Wordpress, acho tudo muito limitante e você acaba ficando preso a editar temas, depender de plugins (alguns sem atualizações a tempos), ter que muitas vezes mexer no código desses plugins, custom CSS, custom JS, mexendo em classes dos próprios temas. Talvez eu nunca tenha usado do "jeito certo"? Mas em resumo sempre achei doloroso trabalhar com Wordpress pra conseguir fazer layouts do jeito que eu precisava fazer

1

Já usei mais de 4 anos, ja me ajodou a desenvolver projectos pequeno e grande, mais agora estou estuando programação por ele te limita em muitas coisas.

0

Wordpress é uma ferramenta assim como qualquer plataforma, framework, linguagem ou o que for. Assim como toda ferramenta ela tem os seus pontos de uso onde ela vai ser melhor que qualquer outra e vai ter um milhão de formas de usar essa ferramenta para fazer gambiarras de todo tipo (quem nunca usou uma faca como chave de fenda?).

Hoje sou programador PHP quase que exclusivamente e trabalho e devo muito ao Wordpress, uma linguagem que quando eu era jr larguei quase de imediato pq achava ruim e que não fazia nada que prestasse (na época era php 5 então é bem justificavel) e wordpress dava enjoo de ver.

O ponto principal como muita gente fala aqui é sempre se ater as bases, boas práticas e entender o porque de cada ferramenta usada.