Executando verificação de segurança...
3

Ja tive que mexer com WordPress uma vez pra ajudar um colega num projeto mas acho que tenho experiência suficiente para dar a seguinte opinião: Se for pra trabalhar com isso então faça direito.

  1. Elementor já nem é tão bom: O Gutenberg além de ter um editor mais moderno, possui por padrão o componente com Flexbox. Isso é super importante para você fazer layouts mais flexíveis e responsivos. Além disso é totalmente gratuito e você não esta dependendo de uma empresa que precisa dar suporte no próprio editor. Pode usar o Spectra em conjunto com o Astra theme. A vantagem aqui é que como o Gutenberg é nativo fica fácil você criar seus próprios componentes, ainda mais que eles usam React para isso. Vale muito a pena usar o Gutemberg hoje em dia.

  2. Progreme PHP do jeito certo, quando for criar o seu plugin PHP utilize composer e siga os padrões PSR. Isso irá facilitar muito pois seu código ficará em outro nível, o padrão PSR permitirá que você utilize o autoloader além de estar aberto para baixar e usar pacotes de terceiros. Além disso seu código ficará com uma qualidade melhor e mais organizado.

Com essas dicas que eu te dei, principalmente se você aprender o React juntamente com as boas práticas do PHP você vai acabar se tornando um dev desacoplado de WordPress, se algum dia você decidir mudar de linguagem/stack essas dicas vão fazer sua curva de adaptação muito mais fácil.

Além disso, aprenda mexer bem com o MySQL, criar e consumir tavelas específicas para seus dados, isso vai aumentar muito a performance.

Também recomendo você aprender o mínimo de Docker e sempre optar por desenvolver usando os containers, nada de instalar XAMP, ZAMP ou sla qual vc deve usar. Um ambiente isolado é fundamental para projetos como o WordPress.

Bom espero ter ajudado, tenho certeza que com essas dicas você vai ser mais "independente" e não vai ficar tão preso ao WordPress.

Carregando publicação patrocinada...